sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Um desfile de estrelas da natação ao futebol


As grandes figuras do desporto mundial preenchem o cartaz de Pequim 2008. A lista é grande e na cidade chinesa vai assistir-se a um autêntico desfile de estrelas distribuídas por várias modalidades. Michael Phelps, Kobe Bryant, Rafael Nadal, Usain Bolt, Messi, Ronaldinho, Yelena Isinbayeva são apenas alguns dos atletas que vão lutar pela distinção olímpica.

O basquetebol é das modalidades que reúnem o maior número de figuras. A NBA está bem representada, não só pelos atletas norte-americanos mas também pelo espanhol Pau Gasol, o alemão Dirk Nowitzki e o argentino Manu Ginobili. E não se pode esquecer Yao Ming, o poste em quem a China deposita forte esperança. Mas este ano também o futebol ganha outra dimensão. Os Jogos tornaram-se num objectivo para os futebolistas, que até iniciaram "guerras" com os clubes para representarem as selecções, casos de Messi (Barcelona), Diego (Werder Bremen) e Ronaldinho (que entretanto se transferiu do Barça para o AC Milan, que não se opôs à sua viagem). Na Argentina, além de Lionel Messi - que a FIFA obrigou os catalães a libertarem -, Riquelme também marcará presença. O médio até diz que os Jogos são mais importantes que o Mundial.

Mas as modalidades com maior peso nos Jogos Olímpicos também têm argumentos de peso. No atletismo as atenções centram--se nos 100 metros. O trio Usain Bolt, Asafa Powell e Tyson Gay prometem espectáculo.

A natação é a primeira grande competição a marcar os Jogos. Michael Phelps é o "homem a bater". O norte-americano procura "roubar" o recorde de sete medalhas de ouro que pertence ao compatriota Mark Spitz desde 1972, em Munique. Há quatro anos, Phelps conseguiu seis, mais duas de bronze. Nos 100 metros mariposa terá de enfrentar Ian Crocker e nos 400 metros estilos é Ryan Lochte quem tentará evitar que Phelps alcance os seus objectivos.

No feminino, a francesa Laure Manaudou tem tido meses difíceis, muito por culpa de uma vida pessoal atribulada. Porém, recompôs-se a tempo de voltar a ser uma das favoritas, mas nos 200 metros costas tem de ter atenção com Margaret Hoelzer. Com menos tradição nos Jogos Olímpicos, o ténis conta com Roger Federer e Rafael Nadal e aguarda-se para ver se há mais uma final entre eternos os rivais. Maria Sharapova pode não ser número um do mundo, mas o seu sucesso dentro e fora dos courts torna-a como a principal figura da modalidade em Pequim. No ciclismo, Carlos Sastre, vencedor da Volta à França, estará em representação da Espanha.

4 comentários:

Anónimo disse...

excelente post, boa fonte. continua assim PM

Anónimo disse...

o michael phelps ta mesmo lá. ate os jornais portugueses q so dao valor ao futebol falam nele como a principal referencia! :p

Anónimo disse...

na minha opinia a laure manaudau vai fazer os jo's pra eskecer

Anónimo disse...

eu tb sou dessa opiniao.