domingo, 3 de agosto de 2008

Michael Phelps na melhor forma de sempre para fazer história


Procura bater recorde de Spitz e consagrar-se como ícone olímpico.

"Quero ser o primeiro Michael Phelps e não o segundo Mark Spitz." O nadador norte-americano deixa o aviso de que se sente na "melhor forma de sempre", quando se prepara para perseguir o recorde do compatriota de sete medalhas de ouro numa edição de Jogos Olímpicos. Mark Spitz fê-lo em 1972 (Munique), Phelps esteve perto em 2004 (Atenas), mas faltou uma. Este ano, em Pequim, competirá novamente em oito provas - as mesmas que nos Jogos gregos - e Phelps não quer ficar na sombra de Spitz, mas sim "fazer algo diferente, que o desporto nunca viu". Ou seja, não só conquistar sete medalhas de ouro, mas fazer o pleno.

Apesar de assumir sem preconceitos o seu objectivo, Phelps pouco gosta de falar sobre ele. Considera-se conservador, recusa vedetismos e troca as palavras pelas exibições dentro de água. Ao ser abordado na conferência de imprensa sobre a meta que traçou para estes Jogos, Phelps salientou de imediato a importância que Spitz tem na história olímpica. "Ele será sempre lembrado como um dos melhores atletas olímpicos de sempre. Eu só tenho sorte por estar numa posição em que posso fazer algo diferente", afirmou. O nadador compete também na categoria de recordes do mundo com Spitz. Este último alcançou 33, Phelps vai em 25.

Phelps está a treinar em Singapura, onde diz sentir-se "melhor que nunca na água". "Não se sabe o que vai acontecer em Pequim. Estou entusiasmado e ansioso por ir para Pequim e, espero eu, realizar boas provas", salientou.

Se o objectivo são oito medalhas de ouro (em 2004 conquistou seis e duas de bronze), apenas quatro transformam Phelps num ícone dos Jogos Olímpicos. O nadador norte-americano tornar-se-á no atleta com mais medalhas de ouro da história. Os compatriotas Spitz e Carl Lewis (atletismo), a ginasta soviética Larissa Latynina e o finlandês Paavo Nurmi (atletismo) têm nove.

Michael Phelps não consegue escapar o ser o centro das atenções no arranque dos Jogos de Pequim. Spitz não tem dúvidas que o nadador vai ultrapassar o seu recorde e já defendeu que o fará de uma forma espectacular: "Vão vê-lo ganhar por distâncias e tempos nunca vistos."

Spitz considera que Phelps já fez mais que ele e tem apenas 23 anos. O antigo nadador realça a dedicação que "a bala de Baltimore" tem para com a sua actividade, tendo abdicado de uma adolescência "normal" para concentrar-se em ser o melhor. "Ele ganhou seis medalhas [de ouro nos seus primeiros Jogos], enquanto eu venci duas", relembrou.

10 comentários:

Anónimo disse...

fogo, ele bai memo bombar nos jogoa :p

Anónimo disse...

aind em melhor forma do k em melbourne!!!

Anónimo disse...

realmente. vaai ser uma emoçao ve.lo nadar...

Anónimo disse...

ca pra mim ele vai ser mas e a grande disilusao, mas prontoo...

Anónimo disse...

nao e disilusao e deselusao.

eu acho que ele vai tar optimo e vai marcar a historia :b

Anónimo disse...

ele bate a marca na boa. so se alguem o tramar na estafeta, again.

ps:tambem nao e deselusao, mas sim desilusao

Anónimo disse...

pois, eu tb acho que o vao tranmar na estafeta!

Anónimo disse...

eu n disse que achava que o iam tramar n estafeta... eu disse que SECALHR o tramvam...

Anónimo disse...

vamso la ver se ele ta memo em gande forma. ca pra mim ta pior que nunca...

Anónimo disse...

eu ca acho que ele n podia tar melhor...