terça-feira, 26 de agosto de 2008

Lavrentyev em 22º


Arseniy Lavrentyev ficou classificado no 22.º lugar na maratona de 10km em águas abertas dos Jogos Olímpicos, na última prova da natação portuguesa em Pequim.

O nadador de origem ucraniana terminou a distância em 2:03:39.6 e ficou a 11:48 minutos do campeão olímpico, o holandês Maarten van der Weijden (1:51:51.6). O britânico David Davies conquistou a medalha de prata (1:51:53.1) e o alemão Thomas Lurz a de bronze (1:51:53.6).

O nadador português começou muito bem, até aos 2,5 quilómetros esteve nas primeiras posições, mas não conseguiu acompanhar o ritmo imposto pelo britânico Davies. Lavrentyev acabou por se separar do grupo, tendo de nadar 7,5 quilómetros sozinho, o que provocou um enorme desgaste físico.

A prova foi liderada desde o inicio pelo inglês, que nos metros finais foi batido ao sprint pelo holandês.

Arseniy Lavrentyev alcançou a 25.ª vaga de qualificação para os Jogos Olímpicos no Test Event realizado em Pequim.


Arseniy Lavrentyev: “Queria uma posição melhor na classificação”
O nadador estreante em Jogos Olímpicos revelou que “a prova começou com um ritmo muito forte e no final da primeira volta (2,5 km) separei-me do grupo da frente, porque não consegui acompanhar a velocidade. Tive de nadar a prova sozinho, o que é muito mais difícil. Fiz duas tentativas para me reaproximar do grupo, mas não consegui.”

A temperatura elevada da água, 28 graus, foi uma desvantagem para o internacional português, que prefere águas mais frias, mas Lavrentyev afirmou que “isso não é desculpa. As provas de águas abertas são interessantes precisamente porque os percursos e as condições variam em cada competição. “

O fundista confessou que “queria uma posição melhor na classificação. Vou treinar para melhorar em todos os aspectos.”


Nuno Dias: “Participação extremamente positiva”

O treinador nacional de águas abertas considerou que “foi uma participação extremamente positiva, acima das expectativas que tínhamos no início da época. Foi bom termos conseguido apurar dois nadadores para os Jogos Olímpicos e aqui em Pequim termos conquistado alguns lugares nas tabelas classificativas.”

Nuno Dias acrescentou que “o 17.º lugar da Daniela Inácio foi brilhante, ela trabalhou imenso com o seu treinador e a posição alcançada mostra que o trabalho compensa.” A prova de Arseniy Lavrentyev “não foi tão conseguida, porque ele sentiu algumas dificuldades, também devido à sua pouca experiência internacional, dado que esta foi a quinta competição internacional em que participou.”

O responsável técnico explicou que o nadador luso “passou muito forte nos primeiros quilómetros, muito perto do líder, o britânico David Davies, mas no final da primeira volta acusou o esforço dispendido. Ainda tentou aproximar-se do grupo, mas já com algum desgaste, e não conseguiu. Ainda assim foi extremamente positivo. Saímos daqui com dois bons resultados, ao longo dos dois últimos anos adquirimos muita experiência, que será muito útil para prepararmos cada vez melhor as nossas prestações internacionais e os próximos Jogos Olímpicos.”


Sem comentários: