sábado, 2 de janeiro de 2010

Alexandre Agostinho - Nadador do mês de Dezembro


Alexandre Agostinho é o Nadador do mês de Dezembro, durante o qual se tornou o primeiro português a atingir uma final de um Campeonato da Europa – tanto em piscina curta como longa – na prova rainha da Natação, os 100 metros livres, e estabeleceu cinco recordes nacionais absolutos.
A caminhada para a nomeação começou no dia 4 de Dezembro, quando atingiu o novo máximo de Portugal nos 100 livres, ao fazer a marca de 47.88 nos Campeonatos Absolutos disputados em Leiria.
No Europeu de piscina curta realizado em Istambul efectuou uma excelente prestação. No dia 10 atingiu as meias-finais da prova mais curta, com um novo recorde de 21.64, que lhe deu o 13.º posto. O acesso à final ficou a 23 centésimos de segundo. O anterior máximo nacional pertencia a Tiago Venâncio desde Novembro e situava-se em 21.71. O nadador algarvio tinha como recorde pessoal 21.72.
No dia seguinte bateu o máximo de Portugal dos 100 livres por duas vezes no mesmo dia. Nas eliminatórias nadou em 47.82 (18.) e nas meias-finais em 47.64 (10.º). Na final inédita para Portugal, no dia 12, registou o tempo de 47.77.
No dia 20, durante os Campeonatos Nacionais da 1.ª e 2.ª Divisões, Alexandre Agostinho igualou o melhor registo de sempre nos 50 livres (21.64).
No último mês de 2009 foram estabelecidos 53 recordes nacionais absolutos, a fechar um ano em que foram alcançados um total de 99 máximos absolutos de Portugal (61 em piscina curta e 38 em piscina longa). Em Dezembro estiveram em destaque vários nadadores, nomeadamente Diogo Carvalho, Diana Gomes, Nuno Quintanilha, Sara Loureiro, Patrícia Conceição, Sara Cruz, Marta Marinho, e também se evidenciaram novas promessas na Natação portuguesa, designadamente Gustavo Santa, Alexis Santos, Maria Carolina Rosa, Ana Pinho Rodrigues, Pedro Agostinho, Filipa Tiago, Andreia Gomes, Diana Rocha, entre outros.

Texto FPN (http://www.fpnatacao.pt/).

Sem comentários: