quarta-feira, 13 de agosto de 2008

'Não sou imbatível', afirma Michael Phelps


O nadador americano Michael Phelps, atleta com mais medalhas de ouro na história dos Jogos Olímpicos, 11 no total, afirmou nesta quarta-feira que não tem palavras para descrever o que tem conseguido, mas avisou que não é imbatível.

Com as cinco medalhas de ouro conquistadas até o momento em Pequim, Phelps contabiliza 11 metais dourados em Jogos Olímpicos, o maior número conseguido por um atleta na história do eventos.

O americano deixou para trás o lendário Mark Spitz, que ostenta nove ouros, assim como a ginasta soviética Larisa Latynina e os atletas Paavo Nurmi (finlandês) e Carl Lewis (americano).

"Sempre quis ser um atleta olímpico quando era pequeno, são meus terceiros Jogos, é uma grande honra, não tenho palavras", disse.

"Depois dos 200 mariposa comecei a aperceber-me das coisas, agora tenho que me concentrar nas próximas provas, mas é claro que 'o maior atleta olímpico de todos os tempos' é algo muito bom, sinto-me muito muito honrado", disse na entrevista colectiva.

Phelps contou que a última mensagem de texto que leu antes de entrar na piscina foi a de um amigo, que depois de brincar e escrever que "é ridículo a quantidade de vezes que tenho que ver o teu rosto horrível todos os dias", enviou outra que dizia: "É hora de ser o melhor de todos os tempos".

Como se a pressão dentro da piscina não fosse suficiente, o moderador da entrevista advertiu Phelps que "restava apenas um minuto" enquanto o americano procurava a mensagem do amigo.

O jovem de 23 anos, de Baltimore, está a cumprir à risca a conquista das tão faladas oito medalhas de ouro. Nesta quarta-feira, ele venceu os 200M e a estafeta 4x200L, nos dois casos com recordes mundiais.

Apesar do feito extraordinário de conseguir cinco ouros com cinco recordes mundiais em quatro dias, Phelps lamentou o problema que teve com os óculos nos 200M, que o impediu de nadar ainda mais rápido.

"Não podia fazer nada dentro de água, só podia nadar. Realmente não via nada quando cheguei aos 150 metros, e depois procurei o 'T' no fundo para saber quando virar, depois contei as braçadas, sei quantas preciso em 50 metros, mas estou decepcionado, sei que posso nadar mais rápido".

"É apenas trabalho e prática", disse o nadador ao ser questionado sobre as suas fantásticas viragens.

O americano ainda vai nadar três provas: 200E, 100M e 4x100E.

Questionado sobre se esperava dominar com tanta facilidade as provas em Pequim, foi humilde: "Ainda não acabou, não sou imbatível, ninguém é imbatível, qualquer um pode pode ser vencido".

Com as cinco vitórias até o momento, Phelps segue com a meta de bater o recorde de Mark Spitz, que conquistou sete medalhas de ouro em Munique-1972.

Phelps também conseguiu bater cinco recordes mundiais consecutivos, com os dois desta quarta-feira, depois de ter conseguido o mesmo nas finais dos 200L, 400E e na estafeta de 4x100L.



Sem comentários: