quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Simão Morgado em 33º estabelece recorde nacional


Simão Morgado bateu o recorde nacional absoluto nos 100 metros mariposa, ao fazer a marca de 52.80 nas eliminatórias dos Jogos Olímpicos de Pequim’08, aumentando para cinco o número de recordes obtidos na capital chinesa.

O capitão da Selecção Nacional tinha como máximo de Portugal o registo de 53.14 estabelecido em Março nos Europeus realizados em Eindhoven. Simão Morgado, que terminou a sua terceira participação olímpica no 33.º lugar, é o único nadador luso a nadar a distância no segundo 52. O acesso à meia-final situou-se em 52.05.

Portugal termina amanhã a participação nas provas de natação pura com a presença de Fernando Costa nas eliminatórias de 1500 livres, nas quais vai apresentar-se com o 30.º tempo de inscrição, 15:16.22, que corresponde ao recorde nacional absoluto.

A natação volta a competir em Pequim na vertente de Águas Abertas nos dias 20 e 21, com Daniela Inácio e Arseniy Lavrentyev a iniciarem as maratonas de 10 km às 09h00 locais (02h00 em Portugal continental).


Simão Morgado: “Estou na minha melhor forma de sempre”

Simão Morgado completou aos 29 anos a sua terceira participação olímpica e vai continuar a nadar: “estou na minha melhor forma de sempre e não faz sentido parar agora. Para o ano há mundiais e pretendo estar lá.”

O nadador mostrou algum desapontamento por “a nossa natação não estar um patamar acima. Batemos cinco recordes nacionais aqui em Pequim, alguns por boas margens, mas ainda estamos um pouco longe do acesso às meias-finais. O tempo que fiz hoje dava a qualificação para a meia-final em Atenas.” Contudo, o mariposista acredita que “não há-de faltar muito tempo estarmos a disputar meias-finais em Jogos Olímpicos.”

Para Simão Morgado são várias as razões para esta diferença entre a natação portuguesa e a de outros países: “há uma dedicação quase exclusiva à modalidade noutros países, ainda não existe conciliação entre os estudos e a alta competição e não há cultura desportiva em Portugal.”

Sem comentários: