quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Diogo Carvalho a nove centésimos da meia-final


Diogo Carvalho ficou em 18.º nas eliminatórias dos 200 metros estilos, com 2:00.66, o melhor resultado até agora da Selecção Nacional nos Jogos Olímpicos de Pequim’08, no dia em que Pedro Oliveira se classificou em 28.º nos 200 costas e Diana Gomes em 29.º nos 200 bruços.

Diogo Carvalho é o segundo suplente para as meias-finais, em parceria com o canadiano Brian Johns, dado que ambos realizavam o mesmo tempo nas eliminatórias.

A marca alcançada pelo nadador do Galitos de Aveiro é a segunda melhor de sempre e ficou 26 centésimos de segundo acima do seu recorde nacional absoluto (2:00.40), alcançado em Março deste ano no Europeu de Eindhoven. O apuramento para a meia-final ficou a nove centésimos de distância.

Diogo Carvalho, que se apresentou com o 16.º tempo de inscrição, nadou na série mais rápida, onde também participou o norte-americano Michael Phelps, campeão olímpico em título e recordista mundial na distância.

Pedro Oliveira, que na segunda-feira bateu o máximo de Portugal nos 200 mariposa, terminou a sua participação em Pequim com o 28.º posto nos 200 costas, eliminatórias que nadou em 2:01.08. O internacional de Rio Maior tem como recorde absoluto o registo de 2:00.62, alcançado nos Mundiais de Melbourne.

Diana Gomes despediu-se da sua segunda participação olímpica com a marca de 2:30.18 nos 200 bruços, que correspondeu à 29.ª posição. A brucista lusa é a recordista nacional, com 2:29.51, obtido no Europeu de juniores de Budapeste’05.

Simão Morgado é o único nadador a competir amanhã no Cubo de Água, nas eliminatórias dos 100 mariposa, nas quais está inscrito com o recorde absoluto de 53.14, correspondente à 39.ª posição.


Diogo Carvalho: “Estou bastante triste”

Diogo Carvalho não escondia a desilusão e a tristeza no final da prova, e afirmou que “fiquei a nove centésimos da qualificação para a meia-final… Estou bem fisicamente, tenho a certeza que o trabalho está a ser bem feito, e se voltasse a nadar faria tudo igual.”

Analisando a prova que realizou, o nadador refere que “comecei bem e acabei bem, mas no percurso de bruços senti-me muito preso e acabei por perder tempo.”

“Hoje estou bastante triste”, acrescentou o internacional luso, que no entanto considera a experiência olímpica como “um momento único na minha vida.”


Diana Gomes: “Fiquei muito próximo dos meus recordes”

A brucista portuguesa declarou no final da segunda experiência olímpica que “fiquei muito próximo dos meus recordes nas duas provas, mas sei que estou a valer mais e podia ter feito melhores marcas.”

Diana Gomes admitiu que talvez tenha estado “demasiado ansiosa e nervosa. Vou tentar analisar as provas que fiz e perceber os erros que cometi.”


Pedro Oliveira: “Tenho a certeza que posso baixar a marca”

Apesar de ter realizado a sua segunda melhor marca de sempre, Pedro Oliveira admitiu que “tenho a certeza que posso baixar para a casa de 1,59 minutos, é só uma questão de técnica. É difícil treinar duas técnicas ao mesmo tempo – mariposa e costas – e acabei por não conseguir melhorar na minha prova principal.”

O nadador vai agora estudar para os Estados Unidos, juntamente com Carlos Almeida, para frequentar o curso de medicina dentária na Universidade de Louisville, no Kentucky. “Andava a pensar nisto há um ano e penso que vai ser uma boa experiência de vida e uma boa opção desportiva. Vemos que os melhores nadadores vivem nos Estados Unidos, onde é possível conciliar os estudos com a natação.”


Sem comentários: