terça-feira, 5 de agosto de 2008

Fãs chineses deliram com os atletas norte-americanos


A selecção norte-americana é, sem dúvida alguma, a grande atracção dos Jogos Olímpicos de Pequim. Atletas milionários, conhecidos mundialmente e com marcas quase impossíveis de serem superadas chegam a Pequim. Tudo isto mexe com a curiosidade dos chineses.

Nesta segunda-feira, por exemplo, uma multidão esperou pelo supercampeão de natação, Michael Phelps, no aeroporto de Pequim, e o atleta acabou frustrando a expectativa, passando rapidamente pelo multidão, cercado por uma infinidade de seguranças.

Situação parecida vive a selecção de basketball, que tenta repetir o sucesso do 'Dream Team' de 1992. Um enxame de fotógrafos acompanha a equipa diariamente, sempre em busca de uma imagem nova das estrelas em acção.

O problema é que, assim como Phelps, os atletas da equipa de basketball também têm sido pouco receptivos com os fãs. Durante a passagem por Macau e agora em Xangai, os atletas têm preferido o descanso nos dias de folga e até os treinos estão a ser num ritmo menos puxado do que se imaginava, o que diminui o contacto dos atletas com o público.

"Estamos a habituarmo-nos ao fuso horário, por isso, estamos a descansar e a tentar recuperar as energias, inclusive com sessões de massagens. Não deu ainda para conhecer a cidade e as suas atracões", admitiu a estrela Dwyane Wade (jogador de basketball dos Miami Heat).

Uma das explicações para a pouca exposição em Macau é que o resort onde a equipe ficou hospedada e jogou era uma extensão de Las Vegas, com todas as atracções que os atletas poderiam esperar sem precisar sair de do local de concentração.

Ainda assim, apesar da pouca exposição, os jogadores norte-americanos vivem momentos de estrelas rock na China, onde estima-se que 300 milhões de pessoas joguem basketball. Alguns jovens, inclusive, adoram sair às ruas vestidos com a camisola de Kobe Bryant e outras estrelas da equipa que tenta mais uma medalha de ouro para os Estados Unidos na modalidade em que são considerados os melhores do planeta.


Sem comentários: