sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Técnico acredita nos 8 ouros de Phelps e fala sobre o resto da equipa


Eles estão enclausurados. A equipA de natação dos Estados Unidos, conhecida mundo fora como a "máquina dOS ouros", chegou a Singapura para se habituarem às condições de Pequim para os Jogos Olímpicos. Os treinos são fechados para a imprensa. Entrevistas colectivas serão concedidas apenas no sábado que vem. Nem sequer é possível fazer imagens no saguão do luxuoso hotel em que se hospedam. Michael Phelps, o grande nome da competição, está praticamente inacessível. O nadador pode quebrar a marca de outro americano, Mark Spitz, que ganhou sete medalhas de ouro em 1972, em Munique.
Apesar do regime de concentração, o técnico e manager de uma das equipas mais badaladas em todos os desportos do mundo concedeu uma entrevista exclusiva ao jornal brasileiro Terra. O treinador diz acreditar na possibilidade de Phelps chegar aos oito ouros, embora admita a dificuldade.
- Sei que o objetivo de Michael são as oito medalhas de ouro. Será muito difícil, mas é possível - afirma.
Confiante, Mark Schubert afirma que a equipa dos Estados Unidos pode atingir a histórica marca de 17 medalhas de ouro apenas na natação.
- Estou muito feliz com o progresso dos nadadores até agora. Vamos lutar por esse objetivo.
No entanto, o responsável pela equipa espera concorrência forte.
Confira a entrevista na íntegra:
Terra - Como está a equipa americana de natação, chamado por muitos no mundo "a máquina de ouros", para os Jogos Olímpicos?
Mark Schubert - Tivemos um período de treinos muito bom nas últimas duas semanas e meia em Palo Alto, Califórnia. Então a equipa está em excelente forma. Aqui em Singapura, não vamos treinar tão duro, vamos descansar um pouco mais para estarmos prontos para Pequim.
Terra - Quarenta e quatro atletas vieram à Ásia para o treino final. O mais badalado de todos é Michael Phelps; como é que ele está preparado para a competição?
Mark Schubert - Michael está a treinar no topo da forma agora. Está melhor do que nunca, com performances espetaculares nos treinos. Mas ele terá bons adversários de outras partes do mundo e mesmo da equipa american.
Terra - Acha que ele está preparado para conquistar as oito medalhas de ouro?
Mark Schubert - Sei que o objetivo do Michael são as oito medalhas de ouro. Será um número muito difícil, mas é possível. O importante é que a equipa vá bem, porque as estafetas são uma grande parte do objetivo (de Michael Phelps).
Terra - Qual é o objetivo da equipe americana? A imprensa americana fala em até 17 medalhas de ouro. É possível?
Mark Schubert - Eu acho que é possível. Eu acho que vai ser muito desafiador. Acho que os adversários ao redor do mundo tornarão a competição muito difícil. Estou muito feliz com o progresso até agora dos nadadores. Como já disse, vamos lutar para que esse objectivo se concretize.
Terra - A natação é o desporto em que os americanos depositam a maior esperança em termos de medalhas, até para ficar à frente da China na classificação final. Como é a pressão em relação a isso?
Mark Schubert - Acho que os nossos nadadores estão a olhar para a importância da competição e não estão a pensar tanto na pressão das pessoas. Nós só queremos representar bem o nosso país, para que todos lá em casa tenham orgulho de nós.
Terra - Quais são os maiores adversários dos americanos em Pequim?
Mark Schubert - Acho que, de um ponto de vista de países, a Austrália é o nosso maior rival. A equipa feminina deles é muito boa. Mas nós sabemos que os europeus estão bem no masculino e no feminino. Teremos grandes desafios.
Terra - A pressão é muito grande sobre Aaron Piersel no estilo costas (recordista mundial nos 100 e nos 200m). Como está ele fisicamente?
Mark Schubert - Aaron nadou muito bem nas eliminatórias olímpicas. Por exemplo, ele quebrou o recorde mundial dos 100m costas num treino. Estamos confiantes de que ele estará bem, mas a competição do estilo costas será mais difícil neste ano.
Terra - Acha que as estafetas serão as provas mais difíceis para os Estados Unidos?
Mark Schubert - Acho que a estafetas 4x100L (masculino) é a mais difícil, pois os franceses já nadaram num tempo muito bom. Mas nós sabemos que o ouro pode ir para qualquer lugar, como foi para a África do Sul em 2004. Então estamos preparados para que todos nadem bem e nós temos de fazer o nosso melhor.


Sem comentários: