domingo, 30 de agosto de 2009

Cielo sobre duelo contra Phelps: 'Acho que ele vai pensar duas vezes'


Um duelo entre Michael Phelps e Cesar Cielo é muito esperado na natação mundial. Mas, segundo o brasileiro, o confronto não deve ser realizado tão cedo. Em entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, o campeão mundial em duas provas em Roma acredita que o americano, dono de oito medalhas olímpicas e sete recordes mundiais nos Jogos de Pequim, não deve disputar a prova dos 100m livres nas Olimpíadas de Londres-2012 para não ter que enfrenta-lo.

- Eu acho que ele vai pensar duas vezes. Mas não vou subestimar o talento dele. Se ele disputar os 100m, será excelente, trará mais atenção para a prova. Mas ele vai ter que treinar muito, porque daqui a três anos, eu vou estar melhor ainda. Quero continuar a aumentar a minha velocidade e vou ganhar nesse quesito – disse Cielo.

Satisfeito com o trabalho realizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos para a disputa do Mundial de Roma, Cielo citou apenas alguns defeitos na preparação para o campeonato, realizado em julho. - Acho que os atletas poderiam ter a opção de escolha do local onde farão a aclimatação. Nesse ano, foi em Portugal e levamos sete horas na viagem para Roma, devido ao fuso horário. Mas esse trabalho pré-competição precisa ser discutido com a CBDA. Além disso, acho que a confederação deveria oferecer mais patrocínios para outros atletas. Essas coisas precisam ser alinhadas para deixar tudo certinho – explicou.

Ídolo do desporto brasileiro, Cesar Cielo afirmou que admira outros atletas em modalidades diversas.

- Sou fã do Tiger Woods (golfe) e tenho acompanhado o Roger Federer (tenis). O cara ganhou durante um tempão, foi ultrapassado e agora voltou com tudo. Ele não cansa de ganhar. Vejo isso como uma motivação para mim também, me espelho nele.


Os 200 metros de O'Neal contra Phelps


O desafio foi feito e Michael Phelps aceitou. O veterano Shaquille O'Neal, de 37 anos, entrou na piscina com o super medalhado Michael Phelps, de 24, para mais um episódio do programa "Shaq. Vs.", onde a estrela da NBA desafia atletas para competirem consigo em diferentes modalidades.
O "tubarão" Phelps - anunciou recentemente que irá desenvolver um jogo de natação - entrou na piscina por três vezes, estando visivelmente em desvantagem, devido ao acidente de viação em que recentemente esteve envolvido. Apesar disso, Shaq contou ainda com a ajuda das nadadoras Rebecca Soni, Dana Vollmer e Ariana Kukors.
No final da prova de 200 metros, qual nadador profissional, Shaq atirou os óculos e a touca para fora da piscina... O resultado da "competição" só será conhecido a 15 de setembro, dia da emissão do programa na ABC.


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Porto Santo recebe Circuito Nacional


A 3.ª Prova de Mar do Porto Santo, que constitui a 3.ª etapa do IX Circuito Nacional de Águas Abertas, realiza-se no sábado, a partir das 10h30, com partida do Porto de Abrigo. A competição inclui duas provas pontuáveis para o Circuito (5km e 2,5km) e ainda uma prova de divulgação (1000m). A 3.ª Prova de Mar do Porto Santo, que constitui a 3.ª etapa do IX Circuito Nacional de Águas Abertas, realiza-se no sábado, a partir das 10h30, com partida do Porto de Abrigo.

A competição inclui duas provas pontuáveis para o Circuito (5km e 2,5km) e ainda uma prova de divulgação (1000m).





domingo, 23 de agosto de 2009

Phelps de pé partido em entrevista para o "Shaq VS"


Shaquille O'neal, o jogador na NBA, foi a Baltimore, este sábado, para desafiar Phelps, numa entrevista para o seu programa: "Shaq VS".

O jogador convida estrelas de vários desportos e cada espisódio é constituído por desafios preliminares, provocaÇões através de entrevistas colectivas e conversaÇões com crianÇas carentes.

Ao contrário do que tinha sido noticiado, Phelps, afinal, tinha-se magoado no acidente de carro, partindo o pé e estando com este imbilizado durante a visita do jogador dos Cleveland Cavaliers.

Campeonato Nacional nos dias 5 e 6 de Setembro


O III Campeonato Nacional de Águas Abertas nas distâncias de 10km e 5km por equipas vão realizar-se nos dias 5 e 6 de Setembro em Castelo de Bode, durante o 7.º Challenge, em Castelo de Bode.
A Prova de 5000 metros por equipas realiza-se pela primeira vez em Portugal e serão aceites inscrições de clubes que apresentem uma equipa mista (2 masculinos e 1 feminino ou 1 masculino e 2 femininos), constituída por nadadores possuidores de licença FPN de Águas Abertas, nascidos em 1995 e mais velhos. Serão aceites um máximo de 20 equipas. Cada clube apenas poderá participar com uma equipa.
Para efeitos de classificação, apenas será considerado o tempo final do 3º nadador de cada equipa a concluir a prova. O tempo final só será válido se todos os 3 nadadores concluírem a prova.
As inscrições terminam no dia 26 de Agosto de 2009.
A prova de 5km do II Campeonato Nacional realiza-se no dia 13 de Setembro, no Alqueva.


domingo, 16 de agosto de 2009

Phelps conduzia com carta caducada


Parece que quem passou o sinal vermelho foi, afinal, a senhora pelo que terá de ser presente a juiz e poderá pagar uma multa de 126 euros. No entanto, Phelps também terá de comparecer em tribunal com o fim de responder por conduzir com carta caducada de outro Estado, o que não é muito grave.

O nadador só se apercebeu que a sua carta estava caducada, após o acidente rodoviário, e que, por ter sido tirada no Estado de Michigan, não é válida em Maryland, onde vive.

sábado, 15 de agosto de 2009

Phelps passa sinal vermelho e provoca acidente em Baltimore


Atleta, que escapou ileso, chocou contra outra viatura, cuja condutora foi cuspida. Autoridades garantem que o campeão olímpico ia sóbrio...

Michael Phelps continua a ser notícia fora das piscinas. O nadador norte-americano, recordista de medalhas de ouro olímpicas (e vão 14 no seu currículo), teve um acidente de viação na passada quinta-feira à noite em Baltimore, sua terra natal, ao que parece da sua inteira responsabilidade.
A história conta-se em poucas palavras. Phelps conduzia o seu Cadillac Escalade quando chocou com um Honda Accord, praticamente no centro de Baltimore.
A condutora do Honda foi cuspida devido à violência do embate, tendo sido encaminhada para o hospital local com o propósito de ser examinada.
A bateria de exames a que foi sujeita a mulher desconhecida (a identidade permanece no segredo dos deuses) não registou qualquer lesão.
Michael Phelps, a razão de ser desta notícia, escapou ileso sem qualquer dano físico, o mesmo aconteceu com os dois passageiros que o acompanhavam.
Ao que parece, o melhor nadador da história resolveu ignorar um sinal vermelho. Depois do acidente e de ter percebido que o capot do seu carro já tinha passado à história, Phelps deteve-se a conversar com as autoridades policiais.
Submetido ao teste de alcoolemia, o atleta não acusou a ingerência de qualquer bebida alcoólica.
No ano passado, Phelps foi apanhado a consumir maconha numa festa, situação que lhe valeu a suspensão por três meses mas também a solidariedade de algumas figuras do desporto mundial como, por exemplo, LeBron James, basquetebolista da NBA, que admitiu já ter feito o mesmo.


200 Free: Biedermann WR, Phelps 2º

Tragédia na Natação


A Federação Portuguesa de Natação vem por este meio comunicar que o Treinador Olímpico António José de Almeida se encontra desaparecido desde quarta-feira, vítima do naufrágio do iate de que era proprietário ao largo da praia de Pedrogão, Leiria.

A FPN lamenta profundamente o trágico acidente e partilha a dor sentida pela família, amigos e clubes que representou, Associação Académica de Coimbra e Sporting Clube de Portugal.

António José de Almeida tem 59 anos e foi nadador da Académica e coordenador da equipa de natação do Sporting Clube de Portugal, onde treinou entre outros os nadadores internacionais Artur Costa e Joana Arantes. Foi Treinador Olímpico em Barcelona92 numa equipa que integrava os seguintes nadadores e treinadores: Ana Alegria, Ana Barros, Alexandre Yokochi, Artur Costa, Diogo Madeira, Joana Arantes, Miguel Arrobas, Miguel Cabrita e Paulo Trindade (Nadadores) e António José de Almeida e Paulo Frischknecht (Treinadores).

Em 2006, por ocasião da Gala de Comemoração dos 75 anos da Federação Portuguesa de Natação, foi distinguido com a Medalha de Bronze.


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Daniela Pinto em 16.º em Annecy


Daniela Pinto obteve a melhor classificação portuguesa na Taça do Mundo de Annecy, em França, a quinta etapa do Circuito Mundial de Águas Abertas, ao alcançar o 16.º lugar, numa prova em Daniel Viegas terminou em 23.º e Vasco Gaspar em 24.º.

A nadadora do Vitória de Guimarães percorreu os 10km em 2h08m18s, numa competição que contou com 43 participantes e foi ganha pela brasileira Poliana Okimoto (1h58m58s), seguida da compatriota Ana Marcela Cunha e da germânica Angela Maurer.

No sector masculino, no qual estiveram presentes 68 nadadores, Daniel Viegas, da Amadora, gastou 1h57m46s, menos dez segundos que Vasco Gaspar (União Piedense). A prova foi ganha pelo campeão do mundo, o alemão Thomas Lurz (1h52m08s).

A Taça do Mundo foi realizada no Lago Annecy, o segundo maior da França, localizado nos Alpes Franceses, e teve a participação de nadadores de 20 países.


Schipper - WR nos 100M


A nadadora australiana Jessicah Schipper estabeleceu esta quarta-feira um novo recorde mundial dos 100 metros mariposa em piscina curta, ao nadar a distância em 55,68 segundos, no decorrer dos campeonatos do seu país, a decorrer em Hobart.

Jessicah Schipper, medalha de ouro nos 200 metros mariposa dos mundiais de Roma 2009, superou em seis centésimos de segundo o registo da compatriota Libby Trickett (55,74 segundos), conseguido em 2008.

Este é o quarto recorde mundial a cair nos campeonatos australianos, depois dos três conseguidos segunda-feira, por Christian Sprenger (200 metros bruços), Libby Trickett (100 livres) e Emily Seebohm (100 estilos).


terça-feira, 11 de agosto de 2009

Seebohm conquista WR


Mais um WR foi batido nos Campeonatos Australianos que estão a decorrer em Hobart, desta feita por Emily Seebohm, que ao cronometrar 58.54, retirou 0,26 centésimos à anterior melhor marca mundial dos 100E, a qual tinha sido estabelecida por Natalie Coughlin em Nova York, em 2002.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Tricket e Sprenger com novos WR

Libby Trickett e Christian Sprenger fixaram novos WR de piscina curta durante os Campeonatos Australianos, em Hobart.



Tricket quebrou o WR dos 100L, fixando-o em 51.01. O recorde era de há 3 anos, e pertencia-lhe com 51.70.


Em relação ao Sprenger, este bateu o recorde dos 200B, fixando-o em 2.01.98. O anterior recorde (2.02.92) pertencia ao americano Ed Moses, e tinha mais de 5 anos.

ANNP lança concurso de fotografia


A Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) criou um concurso de Fotografia, cujo objectivo consiste em fomentar, reconhecer, premiar e difundir a criatividade na arte da fotografia dos amadores e profissionais que escolhem as diversas modalidades da Natação (natação pura, pólo aquático, águas abertas e natação sincronizada). A inscrição é gratuita.

As cópias das fotografias apresentadas devem ser inéditas. As imagens devem ser originais e não podem incorporar elementos produzidos por outras pessoas.

Com o envio das fotografias, e consequente inscrição no concurso, os indivíduos declaram que são os autores das obras que apresentam, que estas são inéditas e não incorporam elementos produzidos por outras pessoas garantindo também que é o autor da fotografia e que esta é uma obra própria, original e inédita sua.

O júri é formado por Aníbal Pires (presidente da ANNP), Ivo Pereira (editor de Fotografia do jornal O Primeiro de Janeiro e colaborador do jornal O Jogo) e Pedro Vilela (fotógrafo freelancer).

Os critérios seguidos pelo Júri para a eleição dos vencedores serão a qualidade, originalidade e a criatividade das fotografias apresentadas a concurso.

Os prémios para os três primeiros classificados serão definidos na próxima semana.

A data limite de admissão de obras é de 30 de Agosto de 2009. A publicação dos resultados ocorrerá durante a Gala de Natação da ANNP, que terá lugar em Outubro.
Para participar basta preencher todos os campos obrigatórios do formulário existente no website da ANNP: http://www.annp.pt/website/?q=node/1360



Lavrentyev e Lara Pinheiro triunfam em Viana do Castelo


Arseniy Lavrentyev (Algés) e Lara Pinheiro (Belenenses) venceram hoje a II Prova de Águas Abertas “Divercidade” Saudável, que se realizou em Viana do Castelo, e que corresponde à 2.ª etapa do IX Circuito Nacional.
A prova, organizada pela Associação de Natação do Minho, teve como vencedor o nadador olímpico, que demorou 39:29.45 a percorrer os 3km. O amadorense Daniel Viegas cortou a meta em 2.º lugar (39:30.95) e Vasco Gaspar, da União Piedense, chegou em 3.º, com 39:32.61.
No sector feminino, a prova foi ganha por Lara Pinheiro, que obteve o 11.º lugar da classificação geral (42:53.87), seguida de Marta Saraiva (União Piedense), que gastou 42:59.80 e terminou em 14.º da tabela geral, e de Ana Gomes, do mesmo clube, que acabou na posição seguinte, com 43:01.00.
O IX Circuito Nacional continua no dia 29 de Agosto (sábado), com a 3.ª Prova de Mar do Porto Santo, que tem início às 10h30 na ilha do arquipélago madeirense.

Texto FPN (http://www.fpnatacao.pt/fpn.php?content=artigo_detalhe.php%3FidArtigo%3D3383%26idCategoria%3D5).

domingo, 9 de agosto de 2009

Vasco Gaspar em 9.º na Taça LEN


Vasco Gaspar (9.º), Daniel Viegas (10.º) e Daniela Pinto (12.ª) participaram ontem na 5.ª etapa da Taça LEN, que decorreu no rio Navia, em Espanha.

Vasco Gaspar terminou a 1m44s do vencedor, o alemão Christian Reitcher, que demorou 56.06.40 a percorrer os 5km no rio Navia, prova que teve a participação de 15 nadadores. Daniel Viegas chegou 2m36s depois do primeiro. Em 2.º lugar ficou o germânico Andreas Waschburger (56.10.00) e em 3.º o espanhol José Hervás (56.58.20).

A competição feminina contou com 13 nadadoras e Daniela Pinto foi 12.ª, a 5m08s da espanhola Margarita Domínguez (1h.00.02.4). A alemã Isabell Donath subiu ao 2.º lugar do pódio (1h.00.04.6) e a espanhola Yurema Requena ao 3.º posto (1h.00.06.4).



Hardy com WR nos 100B


Depois de há dois dias ter batido o WR dos 50B (29.95 - 1ª mulher abaixo dos 30s), Jessica Hardy consegue uma nova melhor marca mundial, desta feita nos 100B, ao tocar a placa em 1.04.45, nos campeonatos norte-americanos.

O anterior WR (1.04.84) encontrava-se na posse da compatriota Rebecca Soni e datava de 27 de Julho deste ano, dos Campeonatos do Mundo em Roma.

Lembre-se que esta atleta não esteve presente nos Jogos Olímpicos nem nos Mundiais de Roma devido a castigo por uso de doping, o qual acabou a 31 de Julho.

Soni 100 Breast Final

sábado, 8 de agosto de 2009

Cielo recebe homenagem em São Paulo - "Hoje temos cara de time grande lá fora", afirmou...


César Cielo foi recebido com uma homenagem, ontem à noite, no clube Pinheiros, em São Paulo. A entrevista que deu foi muito disputada por toda a imprensa, e o atleta falou sobre as suas vitórias e sobre o seu WR no Mundial de Roma.
Cielo salientou as ideias de pensar sempre em superar-se, sem dar importância ao que os adversários fazem, e a da notável evolução da natação brasileira. "Hoje temos cara de time grande lá fora", garantiu.
Para o nadador do Brazil, todo o esforço nos treinos vale a pena só para obter a glória de vencer e dar uma volta à piscina de medalha ao peito, no entanto, ele realça que é indispensável obter o reconhecimento do público: "Imagina você treinar 6 meses e vir para uma Olímpiada e ninguém está nem aí. Para gente do esporte individual é importante esse retorno. O começo já foi dado, o pontapé já saiu. Espero que o Brasil continue acompanhado, porque a gente precisa disso. E o treinamento é o preço que a gente paga. Vale a pena só para dar aquela voltinha na piscina com a medalha no peito", explicou.
Sobre a questão de treinar no Brasil, o atleta não descarta essa possibilidade, mas afirma que para o fazer precisa de um bom patrocínio (que não tem neste momento), porque, apesar de nadar por gosto, este é também o trabalho dele.

100 free Final - Cielo WR

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Fatos continuam em evolução apesar da proibição da FINA

O italiano Francesco Fabbrica começou a interessar-se pela natação a partir do momento em que começou a levar os seus filhos, Giacomo e Edoardo, à piscina. O empresário tinha já uma grande experiência na confecção de tecidos técnicos, por isso, decidiu desenvolver um fato tecnológico, criando o Jaked, que revolucionou a natação.
O Mundial de Roma foi bastante elogiado por Fabbrica, o qual registou 43 WRs. "A tecnologia existe para ser usada, independente da marca que desenhe o fato. O Mundial de Roma foi um espectáculo para o público. Parece que querem tirar da natação esse conceito de espectacularidade que todos nós conseguimos criar", declarou o empresário em entrevista ao jornal Marca.
Pelo contrário, a FINA achou que estes recordes do Mundo foram um exagero e decidiu banir os fatos tecnológicos a partir de 2010. Fabbrica encontra-se completamente em desacordo com a Federação Internacional: "Pretendem retroceder? Pois vão ter que retroceder 15 anos, porque em 1996 Ian Thorpe usou pela primeira vez um traje de corpo inteiro com tratamento para repelir a água. Se não se admite o progresso, então mudaremos de desporto", declarou o italiano. Poderá ser a primeira perda de um patrocínio por parte da natação.
O empresário italiano admite ainda que o Jaked pode trazer vantagens ao nadador, mas todos podem ter acesso ao fato e, por isso, no fim ganha o mais forte. Ele desmentiu também que os Jaked têm curta vida útil e assegurou que as peças podem ser usadas em mais de 20 provas sem perder a eficiência.
O logotipo foi criado pelo filho mais novo. Apesar do começo humilde, Fabbrica sabe que acabou com o equilíbrio existente no mercado e mesmo com a atitude da FINA, o empresário continuará o seu trabalho.
"Estamos preparados para o que der e vier. Desde que acabamos o Jaked 01, começamos a investigar e desenvolver novos modelos. Até que a proibição seja oficializada, devo pensar que os nossos fatos são completamente legais. Provavelmente, as regras mudam em 2010, mas para nós a FINA ainda não disse nada", finalizou.

Entretanto, a empresa Petratex não revela o segredo do LZR e está já a desenvolver um segundo modelo do fato que, segundo a empresa, fará história nos JO de Londres em 2012. Este novo fato está a ser desenvolvido devido à forte concorrência do mercado ao qual chegaram fatos como o Jaked e o X-Glide, 100% poliuretano, e que deixam o LZR num patamar mais baixo visto que é apenas 50% poliuretano.
Na última terça-feira a FINA ratificou a decisão do dia 24, a qual proibe o uso destes fatos tecnológicos, porém, até que este organismo não concretize a nova norma, o LZR continuará ser desenvolvido para que recupere o protagonismo de 2008, ano em que esteve associado a 90% dos WRs.


Dinamização do blog...
Ajudem o blog e divulguem aos vossos amigos, aos colegas de equipa, treinadores, dirigentes, presidentes, etc, etc... Passem por aqui e deixem um comentário. Afinal, todos queremos os mesmo, a divulgação e o crescimento da natação! :)

Novo WR nos 50B


Jessica Hardy, a norte-americana punida por dois anos pelo Tribunal de arbitragem norte-americano independente por consumo de doping, pena que mais tarde foi reduzida para um ano, foi a primeira mulher a baixar o segundo 30 nos 50B.

Este novo WR, 29.95, foi conseguido no Open dos Estados Unidos, em Washington. O anterior WR, 30.09, era de Efimova, da Rússia, e tinha sido fixado no Domingo. O ex-AR (30.11) era de Rebecca Soni, e também tinha sido batido no Domingo, na final do Mundial de Roma.

Na altura em que foi punida por ter acusado uma análise positiva de doping, por clenbuterol, a 4 de Julho de 2008, a nadadora havia ganho os 100B e conseguido o 2º lugar nos 50L, nos US Trials que lhe dariam acesso aos Jogos Olímpicos nestas duas provas.

Phelps convidado por ATP Macau


Michael Phelps foi convidado oficalmente, pela segunda vez consecutiva, pelo Asian Poker Tour. No ano passado, quando o convidaram, Phelps encontrava-se em Pequim e, apesar dos rumores, Phelps acabou por não poder comparecer. Assim, o APT de Macau estendeu mais uma vez este convite ao nadador norte-americano, esperando que, desta vez, ele possa estar presente.
O Asian Poker Tour Macau Festival terá, então, lugar entre os dias 12 a 23 de Agosto no Galaxy StarWorld Hotel e Casino em Macau, com o Main Event com buy-in de HK$34,400.

Pellegrini 200 free WR - 1.52.98

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Nadadores Portugueses em Provas Internacionais


Daniela Pinto (Vitória de Guimarães), Daniel Viegas (Amadora) e Vasco Gaspar (União Piedense) são os atletas portugueses que irão estar presentes nas próximas duas provas internacionais de Águas Abertas.

A primeira prova é a Taça LEN, na qual os nadadores terão de nadar 5km. Esta prova terá lugar em Návia, Espanha, no dia 8.

No dia 12, estes portrugueses nadarão 10km na Taça do Mundo de Annecy, em França.


Dinamização do blog...
Ajudem o blog e divulguem aos vossos amigos, aos colegas de equipa, treinadores, dirigentes, presidentes, etc, etc... Passem por aqui e deixem um comentário. Afinal, todos queremos os mesmo, a divulgação e o crescimento da natação! :)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Praxe Simpsons. Ver!

Deixo aqui um espectáculo do Nacional de Juvenis e Absolutos de Portugal realizados em Faro, no mês de Julho... Na verdade, é uma praxe aplicada aos atletas juvenis do Amadora. Está muito engraçado, é pena que não dá para ouvir muito bem, pelo que perde um bocado da piada, mas está super divertido na mesma!


A melhor prova do século XXI

Uns afirmam que não há prova como a final dos 4x100L masculinos em Pequim devido ao fantástico percurso de Lezac, um percurso, de facto, de outro mundo... Outros preferem a final dos 100M masculinos em Roma, uma prova individual que fez vibrar o planeta com os últimos 50M de Phelps.

Qual é, então, a melhor prova do século XXI?


Assiste ao vídeo das duas provas:

4x100 free relay Beijing 2008


100 fly Rome 2009

Dinamização do blog...


Eu sei que o período de paragem do blog levou muitos a esquecerem-se da sua existência... Agora, no início do quinto dia de retorno, começam-se a ver o número de visitantes já a aumentar, assim como os comentários. No entanto, ainda não chega, ainda é muito pouco!

Ajudem o blog e divulguem aos vossos amigos, aos colegas de equipa, treinadores, dirigentes, presidentes, etc, etc... Passem por aqui e deixem um comentário. Afinal, todos queremos os mesmo, a divulgação e o crescimento da natação! :)

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Fim dos fatos custa milhões às marcas


A natação mundial terá um pré e um pós-Mundial de Roma. E, num sentido mais alargado, um pré e um pós Fevereiro de 2008, mês em que o fato LZR da Speedo foi introduzido no mercado e a loucura dos recordes começou.
Num ano e meio caíram 174 recordes do mundo. E só em Roma 43. Do pré-poliuretano restam dois magros tempos, ambos dos 1500 livres: os máximos de Grant Hacket e Kate Ziegler.
Quase todos concordam que os novos recordes não traduzem a evolução do desporto, nem tão pouco a correlação de forças existente entre nadadores e países, uma vez que, dependendo do fato com que nadaram e do tempo que tiveram para o experimentar (alguns apenas receberam os novos modelos já em Roma), os atletas conseguiram desempenhos distintos. Certo é, também, que a melhoria global (mais de 75%) dos tempos pessoais conseguidos em Roma não é normal.
Paradoxalmente, a marca que mais investiu, a Speedo (seis milhões de dólares), quando conjuntamente com a NASA e a Petratex portuguesa desenvolveu os primeiros fatos em placas de poliuretano, acabou derrotada em Roma, ultrapassada pela Jaked e pela Arena (ver quadro), que desenvolveram o "plástico", criando superfícies totalmente estanques ao ar e à água, capazes de promover a flutuabilidade.
A prometida proibição dos fatos não têxteis a partir de 1 de Janeiro de 2010 promete trazer maior verdade às piscinas. No entanto, espera-se com expectativa o que sairá da reunião da FINA, em Setembro, quando a expressão "têxtil" será definida.
Para já, existe uma certeza: os novos fatos dos homens não poderão ir abaixo do joelho nem acima do umbigo e os das senhoras não podem ultrapassar o nível dos ombros nem descer dos joelhos. Os fechos serão banidos.
Com estas novas medidas, é certo que as marcas terão enormes prejuízos, quer porque não conseguirão escoar os stocks mas, sobretudo, porque não conseguirão recuperar os gastos em investigação.
Daí a sua enorme resistência às decisões da FINA, tudo fazendo para continuarem a navegar na anarquia que se viveu no período pré-Mundial.


Medalhas e recordes por fato
FATO OURO PRATA BRONZE TOTAL RECORDES MUNDO
X-Glide (Arena) 14 12 10 36 13
Jaked 9 12 16 37 13
LZR (Speedo) 6 2 7 15 5
Hydrofoil (Adidas) 4 6 1 11 7
Quaforce 1 2 1 4 -
nota: números sem contabilizar as provas de estafetas.


Texto Sapoinfordesporto (adaptado) (http://infordesporto.sapo.pt/Informacao/Modalidades/OutrasModalidades/noticiaoutras_natacaofimfatosmilhoes_040809_664906.asp).

Swimfactory


Uma das notícias mais procuradas aqui no blog é o jogo de natação online: o swimfactory. Como este jogo já foi aqui noticiado há mais de um ano, volto aqui a lembrar que se quiserem ser manager de uma equipa de natação basta acederem ao site http://www.swimfactory.org/.
Os administradores do site já mostraram a sua gratidão pelo apoio do blog ao jogo que tem ganho mais utilizadores desde que foi aqui publicitado.

Phelps 100 Fly

Natação ganha mediatismo no Brazil


As vitórias de César Cielo abanaram o Brazil, o desporto brasileiro e ainda o futebol. A excelente participação do referido nadador no Mundial de Roma (2 ouros), levou a natação a conquistar um lugar merecido na media: capa da revista Veja, 5 das oito páginas da parte desportiva do 'Estadão', entre outros. Isto tudo durante vários dias após as vitórias...
Estas duas conquistas de Cielo, levaram-no ainda às capas das revistas e dos jornais internacionais o que permitiu a divulgação dos grandes resultados brasileiros em todo o Mundo.
Graças à proeza deste nadador foi estabelecido um maior equilíbrio entre a divulgação dos desportos aquáticos e a divulgação do futebol!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

FINA toma posição em relação aos fatos e nadadores concordam


Devido à enorme quantidade de recordes batidos desde 2008, altura em que se começou a usar fatos de poliuretano, a FINA aprovou a 14 de Julho, em Roma, um novo regulamento que não permite a utilização de fatos deste material a partir de 2010. A maior parte dos nadadores, ou pelo menos assim parece, aprovam esta decisão.
A questão que se põe é: Então e agora? Depois de 43 recordes do Mundo numa semana, a estagnação da natação Mundial vai ser de tal maneira grande que não se prevêm recordes do Mundo durante este ciclo Olímpico.
Phelps, que mesmo nadando com um fato que não era 100% poliuretano, realizou marcas de excelência e diz que 'isto vai ser divertido quando a natação voltar a ser natação', isto é, quando voltarmos aos antigos fatos.
Será a melhor opção?

Mãe teve papel fundamental nas vitórias de Phelps


Sem dúvida que o americano Michael Phelps é um grande campeão, mas a glória das 6 medalhas (5 de ouro e 1 de prata) que conquistou na última semana tem de ser dividida com a sua mãe, Debbie Phelps.
De facto, Phelps admitiu: "Quando minha mãe me disse 'quero conhecer Roma', eu soube imediatamente o que ela realmente queria me dizer. Significava que teria de me preparar para ir ao Mundial", disse Phelps a um jornal espanhol.O pedido foi logo atendido e Phelps retomou os treinos após 6 meses de paragem.
É ainda de realçar o apoio incondicional de Debbie a Phelps quando este foi apanhado com drogas... Foi também ela quem tomou conta dele quando o seu pai, Fred Phelps, os abandonou. E, finalmente, Debbie esteve presente todas as tardes para ver as provas de Phelps e cantar com ele o hino americano.

Fã fura segurança e agarra Phelps

Michael Phelps assustou-se com a inesperada atitude de uma fã louca pelo ídolo que furou a segurança e correu para agarrá-lo.
A jovem foi contida pelos seguranças da selecção americana.


Opinião do Seleccionador Rui Magalhães


O Seleccionador Nacional considera que “não deixa de ter sido um Mundial com pouco sabor, apesar de termos acabado em beleza, com um recorde nacional e um recorde pessoal. Mas a participação ficou aquém das expectativas, dado que tínhamos como objectivo superar Melbourne. Conseguimos quatro recordes nacionais, com uma belíssima participação da estafeta, com todos os nadadores alcançarem registos abaixo do parcial e um 13.º lugar, e a mostrarem um espírito de grupo que se devia ter alargado às provas individuais.”
Rui Magalhães acrescentou que “alcançámos quatro classificações abaixo do 20.º lugar, marca que passa a nortear as competições internacionais.” Mas para o responsável técnico, “tudo isto não deixa mascarar algumas insuficiências de resultados, que nos vão obrigar a todos – nadadores, treinadores e departamento técnico – a repensar estratégias e opções para as grandes provas internacionais. Estas competições têm de ser o ponto alto da época para os nadadores. Não pode acontecer haver nadadores que realizaram melhores marcas nos Campeonatos Nacionais realizados há 15 dias, do que no Campeonato do Mundo. Temos de fazer uma análise devidamente ponderada de toda a época, fazer uma avaliação desapaixonada em relação ao que se fez, em comparação com épocas anteriores. A taxa de sucesso ronda os 35 por cento, o que é manifestamente pouco para uma competição que esteve ao nível dos últimos Jogos Olímpicos.”

Texto FPN (http://www.fpnatacao.com/artigo_detalhe.php?idArtigo=3377&idCategoria=5).

domingo, 2 de agosto de 2009

Roma 2009, último dia



Os 50C masculinos foram a prova de abertura do último dia de finais. Nesta prova, Tancock conseguiu tirar, finalmente, proveito das suas características de velocista nato e ganhou a prova com novo WR, 24,04. Koga (24.24) e Zandberg (24.34) fecharam o pódio.

Efimova conseguiu, por fim, a medalha de ouro nestes Mundiais ao tocar a placa em 30.09 na prova dos 50B, o que constituiu um novo WR. Soni foi segunda com 30.11 e Katsoulis terceira com 30.16.

Ryan Lochte confirmou o seu favoritismo e ganhou a prova dos 400E, mas com um tempo um pouco abaixo do esperado: 4.07.01. Scott Clary, o outro americano, consegiui a segunda posição com 4.07.31. Cseh não foi além da terceira posição, realizando 4.07.37. Pereira, do Brazil, voltou a atingir 'apenas' a 4ª posição.

Britta Steffen juntou ao 1º lugar dos 100L, o primeiro lugar nos 50L. O tempo foi de 23.73, que lhe valeu outro WR. Alshammar foi segunda (23.88) e o terceiro lugar foi partilhado por Campbell e Veldhuis (23.99).

Nos 1500L, Mellouli juntou o título de campeão mundial ao de campeão olímpico ao nadar em 14.37.28. Cochrane, do Canada, abriu forte, na frente, procurando, talvez o ouro. Acabou por ficar com a prata com 14.41.38. O campeão do Mundo dos 800L, Zhang da China, abriu, igualmente, na frente acompanhando Cochrane, mas algo se passou com ele que quebrou de tal maneira focando-se pelo 5º posto. O seu compatriota Yang Sun (14.46.84) foi medalha de bronze.

A campeã olímpica Stephanie Rice abriu bastante mal, perdendo imenso no percurso de costas. Quando parecia que já estava fora da prova, fez um excelente percurso de livres e bruços, chegando-se à terceira posição com 4.32.29, muito perto da segunda classificada, Kirsty Coventry (4.32.12). A vitória acabou por sorrir a Hosszu, da Hungria, com 4.30.31, marca que constituiu um novo CR.

A fechar estes Mundiais, a estafeta americana venceu os 4x100E, esmagando o ex-recorde mundial (3.29.34), com o tempo de 3.27.28. Phelps nadou o percurso de mariposa em 49.72! A Alemanha(3.28.58) conquistou a medalha de prata e a Austrália (3.28.64) a de bronze. As marcas destas duas selecções foram também melhores que o ex-recorde mundial. O Brazil (3.29.16) foi quarto tal como na final dos 4x100L, no entanto desta vez estiveram mais próximos do pódio com o tempo, também ele, abaixo do ex-recorde mundial.
Foram batidos 43 recordes mundiais ao longo dos campeonatos!!!

Michael Phelps descansa e trabalha no fundo da piscina

Numa campanha realizada na piscina da escola onde Phelps estudou, Michael Phelps trabalha no seu computador no fundo da piscina.

Graças à grande capacidade e facilidade de Michael Phelps na água, não foi necessária qualquer intervenção do photoshop.


Vejam as fotos da Campanha:


Lavrentyev é o Nadador do mês de Julho


Arseniy Lavrentyev é o Nadaddor de Julho, depois da excelente participação na prova de 10km do 13º Campeonato do Mundo de Roma e da prestação esforçada nos 25km.

Na distância de 10km, o olímpico português fez toda a prova no grupo dos primeiros e realizou o tempo de 1:52:28.2, ficando a apenas 21, 3 segundos do vencedor, o alemão Thomas Lurz.

Arseniy Lavrentyev obteve o 14º lugar, o melhor resultado de sempre de um nadador português em Campeonatos de Águas Abertas e uma posição semifinalista.

Três dias depois participou na prova de 25km, disputada em condições muito difíceis, com vento e ondulações fortes, e apesar de ter pensado em desistir chegou ao fim em 16ç em 5:48:43.0. O fundista perdeu o contacto com o grupo da frente aos 17km e fez o resto da prova sozinho, e conseguiu passar dois nadadores nos quilómetros finais.

É a terceira vez que Arseniy Lavrentyev é nomeado Nadador do mês, depois de Junho de 2008, quando obteve a qualificação para os Jogos Olímpicos, e Setembro de 2008, integrado na equipa que ficou em 6º lugar no Europeu de Dubrovnik.


Nadadores FPN Abril, Maio e Junho

Abril - Diogo Carvalho

Diogo Carvalho volta a ser distinguido com a nomeação de Nadador do Mês, distinção que recebe pela oitava vez e segunda consecutiva, em virtude do desempenho durante Abril.

O nadador do Galitos de Aveiro obteve três recordes nacionais absolutos, dois dos quais foram simultaneamente recordes do Open de Espanhae corresponderam a medalhas de ouro na competição espanhola que decorreu em Málaga entre os dias 2 e 5.

No dia 2, o olímpico português fixou um novo máximo de Portugal na prova de 200 mariposa. Diogo Carvalho nadou as eliminatórias em 1.56.71, marca que passou a ser recorde da competição. O nadador aveirense nadou abaixo do registo de 1.57.41, estabelecido por Pedro Oliveira nos Jogos Olímpicos de Pequim e melhorou o tempo de acesso para o Mundial de Roma obtido nos Campeonatos Nacionais disputados no EU Lisboa (1.58.07).

Na final conquistou o ouro com 1.58.03, a sua segunda melhor marca de sempre.

No dia seguinte, Diogo Carvalho classificou-se em 4º lugar nos 400 estilos, que terminou em 4.22.10, o seu segundo melhor registo de sempre, depois do recorde nacional obtido na semana anterior (4.19.54). O olímpico português voltou a nadar abaixo do mínimo para o Campeonato do Mundo de Roma (4.22.37).

Nos 100 metros livres o internacional luso obteve o recorde pessoal de 50.32, que lhe deu o 6º posto, e só não participou na meia-final face ao número de estrangeiros qualificados.

No último dia de competição em Málaga o jovem português de 21 anos alcançou a medalha de ouro nos 200 estilos com uma marca que constitui recorde nacional absoluto e recorde do Campeonato: 1.59.96. O nadador aveirense tinha como recorde nacional 2.00.40, tempo alcançado no Europeu de Eindhoven (Março de 2008) e que foi a 25ª marca do ranking mundial no ano passado.
No dia 18, Diogo Carvalho bateu mais um recorde absoluto, o dos 100 metros estilos, em piscina de 25 metros, durante o Tornei Regional de Clubes disputado em Viseu.

O olímpico portugês fez a marca de 53.28, melhorando em mais de um segundo o máximo de Nuno Laurentino (54.32), que datava do Mundial de Moscovo 2002.


Maio - Gustavo Santa

Gustavo Santa, nadador do escalão Juvenil A do Clube de Natação do Litoral Alentejano, é o nadador do mês de Maio.
O fundista alentejano, de 15 anos, estabeleceu dois recordes nacionais no espaço de 15 dias, os primeiros da sua carreira a nível individual: 400 livres em piscina curta e 1500 livres em piscina longa.

No dia 16, na 1ª jornada do XVI Torneio Cidade do Entroncamento, Gustavo Santa estabeleceu a marca de 3.59.33 na prova de 400 metros livres, melhorando em dois centésimos de segundo o registo do vimaranense Rui Costa.

No dia 30, no 1º dia de competição do Meeting Internacional Cidade de Coimbra, realizou o tempo de 16.00.26, baixando em quase quatro segundos o anterior máximo de Rui Costa (16.04.07). Na passagem aos 800 metros ficou apenas a 12 centésimos do recorde nacional do escalão, ao fazer a marca de 8.28.34. Gustavo Santa ficou em 2º lugar, sendo suplantado apenas pelo famalicense Jorge Maia.


Junho - Nádia Vieira

Nádia Vieira é a Nadadora do mês de Junho, durante o qual bateu o recorde nacional absoluto dos 400 metros estilos por duas vezes no espaço de quatro dias, conquistou uma medalha de prata e se classificou para quatro finais A do Circuito Mare Nostrum.

A nadadora da GesLoures começou por estabelecer o máximo de Portugal no dia 10 de Junho, no segundo dia de competição do Meeting de Canet. Nádia Vieira fez a marca de 4.53.94, que correspondeu ao 8º lugar na Final A, e melhorou o tempo de 4.55.58, fixado por Bárbara Ferreira em 2004 e que vigorava como máximo nacional. A nadadora da GesLoures tinha como melhor registo pessoal 4.56.35.

No dia 13 voltou a bater o recorde nacional absoluto na distância, alcançando a medalha de prata no Meeting de Monte Carlo. Nádia Vieira baixou o máximo para 4.53.17.

A nadadora obteve ainda o 5º lugar na final A dos 200 metros estilos (2.22.12) em Canet e o 6º lugar na Final A da mesma prova realizada em Monte Carlo, ao fazer a marca de 2.22.80.

Nádia Vieira alcançou o primeiro recorde nacional absoluto da sua carreira em Dezembro do ano passado, o dos 400 estilos em piscina de 25 metros (4.46.51) e já é detentora também dos melhores registos do país em piscina olímpica nos 200 estilos (2.19.90) e 400 estilos (4.53.17).




Almeida e Carvalho bem no último dia de provas



No 8º dia de provas, a sessão de eliminatórias inicou-se com os 400E masculinos, prova que contou com a participação de Carlos Almeida e Diogo Carvalho em representação da selecção portuguesa. Carlos Almeida foi o primiero a entrar em em cena, na 5ª série, pista 6. Este atleta realizou uma execelnte prova, batendo o seu recorde pessoal (4.23) com 4.21.36, e acabando na terceira posição da série. Diogo Carvalho nadou na série seguinte, pista 8, série já de cabeças de série. Diogo fez, igualmente, o prova bastante boa, abrindo, inclusive na terceira posição numa série fortíssima. O tempo final acabou por ser de 4.18.08, batendo o recorde nacional (4.19.54), que de resto já lhe pertencia. Conseguiu, deste modo, a 6ª posição na série e encerrou de forma categórica a participação portuguesa nestes 13ºs Campeonatos do Mundo de Natação.
Ainda nesta prova, Ryan Lochte (4.11.05 - série 8) e Laszlo Cseh (4.10.33- série 7), os principais favoritos à vitória nesta prova, apuraram-se para a final na 4ª e 2ª posições, respectivamente.
A grande favorita à vitória dos 400E, Stephanie Rice, conseguiu o apuramento para a final com o melhor tempo de entrada: 4.34.82.
Nas eliminatórias dos 4x100E masculinos, 3 selecções nadaram no segundo do WR, mesmo assim, este acabou por não cair. A Alemanha realizou o melhor tempo da manhã, 3.29.48, tempo que constituiu novo ER.
A sessão da tarde contará com as seguintes finais:
  • 50C masculinos;
  • 50B femininos;
  • 400E masculinos;
  • 50L femininos;
  • 1500L masculinos;
  • 400E femininos;
  • 4x100E masculinos.

sábado, 1 de agosto de 2009

Phelps, o melhor do Mundo


O 7º dia de finais de Natação Pura dos Mundiais de Natação de Roma, abriu com os 50M femininos onde as duas principais favoritas, Therese Alshammar (4ª) e Marleen Veldhuis (6ª), ficaram fora das medalhas. Assim, a australiana Marieke Guehrer aproveitou a fragilidade das suas adversárias e venceu a prova com 25.48. Yafei Zhou (25.57), da China, e Ingvild Snidal (25.58), da Noruega, fecharam o pódio.

César Cielo (21.08) mostrou mais uma vez o seu excelente momento de forma aO vencer os 50L, juntando, assim, o título Mundial ao Olímpico. Bousquet (21.21) e Leveaux (21.25), ambos franceseS, fecharam o pódio. Tal como nos 100L, a França conquistou as medalhas de prata e bronze.

Mesmo com uma má chegada que lhe poderia ter custado o ouro, Coventry (2.04.81) venceu os 200C com o primeiro WR do dia. Zueva (2.04.94) e Elizabeth Beisel (2.06.39), fecharam o pódio.

A mais rápida das meias-finais dos 50B foi Sarah Katsoulis om 30.33. As oito classificadas para a final nadaram no segundo 30.

O melhor momento do dia, e uma das melhores provas de sempre, se não mesmo a melhor, chegou na final dos 100M masculinos. Phelps abriu na quarta posição (23.36) bem longe do explosivo Cavic (22.69). Quando a vitória de Phelps parecia impossível, este realiza uns segundos 50m em 26.46, terminando com 49.82 e sendo o primeiro homem a baixar o segundo 50. Cavic (49.95) ficou em segundo, baixando também o segundo 50. Muñoz, da Espanha, tocou a placa em 50.41 e subiu ao pódio na 3ª posição. Phelps festejou a vitória destacando, inclusive, o fato que utilizou, o LZR, considerado inferior aos outros fatos tecnológicos.

Cate Campbell foi a melhor das meias-finais dos 50L com 24.08 que correspondeu a um novo CR. Britta Steffen, a campeã dos 100L, apurou-se com o terceiro melhor tempo.

Tancock ganhou a meia-final dos 50C com novo WR (24.08), o qual antes pertencia ao americano Randall Bal, nadador que já esteve presente em várias competições realizadas em Portugal.

Adlington, a recordista do mundo dos 800L, ficou fora das medalhas nesta mesma prova. Friis (8.1592), da Dinamarca, venceu a prova o que constituiu uma surpresa para a própria nadadora. Jackson (8.16.66) e Filippi (8.17.21) fecharam o pódio.

Na estafeta de 4x100E, a China voltou a mostrar a sua qualidade vencendo a prova com novo WR (3.52.19). A Austrália (3.52.58), ex-recordista do Mundo, ficou com a segunda posição. Já bem mais distante com 3.55.79, ficou a estafeta alemã que conquistou a medalha de bronze.


Não percam amanhã a análise ao último dia de provas e aos resultados gerais dos Mundias de Roma, entre outras novidades.

Regresso PM


Regresso PM é agora anunciado, desta vez, é de vez...

Com um blog completamente modificado, o PM promete grande dedicação à divulgação da natação com actualizações diárias.