terça-feira, 4 de agosto de 2009

Fim dos fatos custa milhões às marcas


A natação mundial terá um pré e um pós-Mundial de Roma. E, num sentido mais alargado, um pré e um pós Fevereiro de 2008, mês em que o fato LZR da Speedo foi introduzido no mercado e a loucura dos recordes começou.
Num ano e meio caíram 174 recordes do mundo. E só em Roma 43. Do pré-poliuretano restam dois magros tempos, ambos dos 1500 livres: os máximos de Grant Hacket e Kate Ziegler.
Quase todos concordam que os novos recordes não traduzem a evolução do desporto, nem tão pouco a correlação de forças existente entre nadadores e países, uma vez que, dependendo do fato com que nadaram e do tempo que tiveram para o experimentar (alguns apenas receberam os novos modelos já em Roma), os atletas conseguiram desempenhos distintos. Certo é, também, que a melhoria global (mais de 75%) dos tempos pessoais conseguidos em Roma não é normal.
Paradoxalmente, a marca que mais investiu, a Speedo (seis milhões de dólares), quando conjuntamente com a NASA e a Petratex portuguesa desenvolveu os primeiros fatos em placas de poliuretano, acabou derrotada em Roma, ultrapassada pela Jaked e pela Arena (ver quadro), que desenvolveram o "plástico", criando superfícies totalmente estanques ao ar e à água, capazes de promover a flutuabilidade.
A prometida proibição dos fatos não têxteis a partir de 1 de Janeiro de 2010 promete trazer maior verdade às piscinas. No entanto, espera-se com expectativa o que sairá da reunião da FINA, em Setembro, quando a expressão "têxtil" será definida.
Para já, existe uma certeza: os novos fatos dos homens não poderão ir abaixo do joelho nem acima do umbigo e os das senhoras não podem ultrapassar o nível dos ombros nem descer dos joelhos. Os fechos serão banidos.
Com estas novas medidas, é certo que as marcas terão enormes prejuízos, quer porque não conseguirão escoar os stocks mas, sobretudo, porque não conseguirão recuperar os gastos em investigação.
Daí a sua enorme resistência às decisões da FINA, tudo fazendo para continuarem a navegar na anarquia que se viveu no período pré-Mundial.


Medalhas e recordes por fato
FATO OURO PRATA BRONZE TOTAL RECORDES MUNDO
X-Glide (Arena) 14 12 10 36 13
Jaked 9 12 16 37 13
LZR (Speedo) 6 2 7 15 5
Hydrofoil (Adidas) 4 6 1 11 7
Quaforce 1 2 1 4 -
nota: números sem contabilizar as provas de estafetas.


Texto Sapoinfordesporto (adaptado) (http://infordesporto.sapo.pt/Informacao/Modalidades/OutrasModalidades/noticiaoutras_natacaofimfatosmilhoes_040809_664906.asp).

2 comentários:

Anónimo disse...

n tivessem tentado transformar a nataçao numa corrida de carros

Anónimo disse...

corrida de carros? que ignorancia pa... contunuam a ser seres humanos a nadarem, simplesmente sao TODOS mais rapidos porque TODOS podem ter estes fatos que têm ajudado no porgresso na natação... o mediatismo que ganhou no brazil e no resto do mundo vem dos recordes e das olemicas que os fatos fizeram surgir. porquê banilos?