segunda-feira, 14 de julho de 2008

Águas Abertas: Vasco Gaspar em 27.º, Saúl Morais em 31.º no Europeu de Júniores


Vasco Gaspar e Saúl Morais classificaram-se~no dia 12 de Julho respectivamente na 27.ª e 31.ª posições no Campeonato da Europa de juniores de Águas Abertas que decorreu nesse mesmo dia na cidade francesa de Sète.

Vasco Gaspar precisou de 1:03:22.39 para percorrer os 5km, mais três minutos que o vencedor, o holandês Job Kienuis (1:00:28.01). Em segundo lugar ficou o russo Kirill Abrazimov (1:00:30.22) e em terceiro o italiano Gherardo Bruni (1:00:37.65). Saúl Morais terminou a prova em 1:05:30.10.

A competição começou num ritmo elevado nos primeiros 1500 metros, com os italianos, russos e espanhóis a imporem a velocidade, que provocou a divisão em dois grupos. Os nadadores lusos ficaram no segundo grupo até à última volta. O circuito que percorria os canais mediterrânicos da cidade portuária fazia com que alguns troços do percurso fossem disputados contra a corrente, o que dificultava a progressão dos nadadores.

Nos últimos mil metros o segundo grupo dividiu-se e Vasco Gaspar manteve-se entre o 20.º e o 30.º posto. Saúl Morais não conseguiu manter-se no grupo e ficou para trás. Nos metros finais, alguma inexperiência dos representantes portugueses foi determinante para a posição final, dado que Vasco Gaspar chegou 16 segundos depois do 20.º e primeiro do grupo onde ia inserido.

A prova feminina foi ganha pela francesa Aurelie Muller, que se sagrou bi-campeã europeia, com o tempo de 1:04:39.00, seguida da eslovena Teja Zupan (1:04:57.78) e da italiana Rachel Bruni (1:04:58.64).

O Europeu teve a participação de 33 nadadores e 25 nadadoras.


Pedro Brandão: “Mais treino específico”

O Seleccionador Nacional considera que o Europeu mostrou que os nadadores portugueses precisam de realizar “mais treino específico para as Águas Abertas, porque as nossas fragilidades são fruto de não haver uma preparação intensa para este tipo de prova. Os nossos nadadores não estão habituados a este tipo de ritmo durante tanto tempo e não conseguem acompanhar as mudanças de velocidade.”

Pedro Brandão acrescentou que a estreia dos dois nadadores no Europeu júnior mostrou que “com mais treino específico podem subir lugares na tabela classificativa.”



Sem comentários: