segunda-feira, 28 de julho de 2008

Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos


A equipa feminina do escalão de juvenis bateu, na manhã de ontem, o recorde nacional dos 4x100 metros estilos, ao fazer a marca de 4:35.70, na última jornada do Campeonato Nacional de Juvenis e Campeonatos Absolutos de Portugal que terminaram na tarde de ontem na Piscina do Jamor.


Inês Agostinho, Ana Maria Pina, Sofia Pinto e Vera Pinto melhoraram o tempo de 4:39.88 que vigorava como máximo do escalão e que tinha sido estabelecido pela estafeta sportinguista constituída por Rita Rolo, Márcia Pissarra, Joana Viana e Maria Inês Leitão em 2002.


No total, foram estabelecidos três recordes nacionais seniores e absolutos – Patrícia Conceição nos 50 livres, Marisa Brito nos 50 bruços e estafeta do FC Porto de 4x200 livres – e três juvenis – estafeta da União Piedense de 4x200 livres, Susana Oliveira nos 100 costas e estafeta de 4x100 estilos do Benfica.


Adriano Niz, do Vilacondense, foi o nadador mais medalhado em provas individuais, com cinco títulos máximos e duas medalhas de prata.


A ainda juvenil (14 anos) Patrícia Marinho, nadadora do Sporting, foi a segunda participante nos Nacionais com mais vitórias individuais, ao conquistar cinco medalhas de ouro e uma de bronze. No terceiro posto ficou o nadador do Litoral Alentejano, Gustavo Santa, juvenil B (15 anos), que subiu quatro vezes ao lugar mais alto do pódio e alcançou uma medalha de prata.


Fábio Pereira, do Vilacondense, e o juvenil B Cláudio Sousa, da Gespaços, repartem o quarto posto no medalheiro, com quatro triunfos cada.


Marisa Brito, do Benfica, alcançou a maior pontuação FINA, através do desempenho realizado nos 50 metros bruços, com a marca de 32.32, que correspondeu a um novo recorde nacional absoluto.


No sector masculino, Nuno Quintanilha, do Colégio Vasco da Gama, foi o nadador que atingiu a maior pontuação FINA, com 870 pontos, obtidos na prova de 200 metros mariposa, na qual fez a marca de 2:00.60.


A competição ficou ainda marcada pelo abandono de Alexandre Dias como treinador, depois de uma carreira de 12 anos, sempre ao serviço do Sporting Clube de Portugal. O técnico, que conquistou sete títulos de campeão nacional da 1.ª Divisão (seis femininos e um masculino) e três títulos de campeão nacional da 2.ª Divisão, recorda três momentos marcantes: “o recorde nacional de Marta Ferreira no Campeonato da Europa de Berlim2002, a presença no Europeu de juniores de 2002 e o sexto título consecutivo de campeão nacional feminino, obtido em igualdade pontual com o FC Porto.”


Para Alexandre Dias, o melhor da natação é “trabalhar e colher os frutos desse trabalho” e o melhor conselho para dar a um jovem nadador é “nunca desistir, mesmo quando as coisas parecem negras.”


José Couto, nadador olímpico já retirado da competição, esteve no Jamor e entregou medalhas e os troféus referentes à Taça de Portugal.




Sem comentários: