A Selecção Nacional júnior de Águas Abertas, composta por Saúl Morais e Vasco Gaspar, já está em Sète, na França, para disputar o Campeonato da Europa.
A prova de 5km irá ser disputada por 33 nadadores de 13 países nos canais mediterrânicos que atravessam a cidade costeira, o que permite uma boa visibilidade para o público. A temperatura da água ronda os 21-22 graus centígrados e o percurso praticamente não tem correntes. Os dois nadadores, ambos de 17 anos, participaram na Taça do Mundo que se realizou em Setúbal no mês passado. Vasco Gaspar tem mais experiência internacional, depois da participação na Taça do Mundo de Santos, em Janeiro deste ano, na qual alcançou a 26.ª posição.
Pedro Brandão: “Acabar nos vinte primeiros”
O Seleccionador Nacional considera que o principal objectivo é que os dois nadadores terminem “nos vinte primeiros lugares, o que seria bastante bom. É a primeira vez que qualquer um destes nadadores irá disputar a distância de 5km numa competição internacional. A par disso, esta será provavelmente a primeira vez em que encontrarão estes adversários, na sua grande maioria mais velhos, e que nalguns casos já têm a experiência da edição anterior. Tanto o Vasco como o Saúl deram mostras da sua evolução este ano nos 5km Indoor, mas temos consciência que os 5km que efectuaram na piscina de Rio Maior serão substancialmente diferentes da prova que encontrarão amanhã. Por tudo isto, sabemos que o Europeu será disputado com grande intensidade, e que os nossos nadadores tudo farão para completar a prova dentro dos primeiros vinte classificados.”
O percurso “permite que os treinadores acompanhem toda a prova e a presença do público, mesmo durante os treinos, é muito motivadora para os nadadores.”
Sem comentários:
Enviar um comentário