domingo, 27 de abril de 2008

Características do LZR que o diferenciam dos outros fatos


" (...) A tecnologia foi fundamental para a queda de quase todas as marcas da natação nos últimos anos. As piscinas quase sem borda, com ralos laterais que diminuíram o retorno das ondas, ajudaram bastante, mas a maior diferença foi feita pelos maiôs.

Em 92, foram lançadas os primeiros fatos de corpo inteiro para nadadores, com evolução em 96 e explosão em 2000, quando 83% dos medalhados na piscina dos Jogos Olímpicos de Sydney usavam o FASTSKIN, da Speedo. Este ano, depois de 17 recordes mundiais quebrados por atletas que o vestiam, o LZR RACER tornou-se o grande assunto da natação.

Feito de um tecido leve, mas que repele e resiste à água, reduz o atrito do corpo do nadador com a água. Além disso, o fato é soldado por processo de ultra-som que elimina costuras e forma uma superfície lisa e flexível que facilita os movimentos do nadador.
Um especialista em tecnologia têxtil da Fatec, em Americana (SP), explica a diferença de tecido entre uma sunga ou fatos tradicionais e o LZR Racer. "A sunga e o fato não têm aderência perfeita no corpo, cria bolhas de ar. Isso enche de água, que se leva junto. Além disso, tem de se amarrar, ou seja, mais uma resistência. E tem uma perda de energia através da vibração de musculatura, pois o corpo fica exposto. Por encharcar, leva-se ainda 100/200 gramas a mais de peso. Com o LZR, o nadador vai arrastar só o peso do tecido, que é mínimo", aponta.
A parte irónica é que a eficiência é tamanha e os recordes batidos são tão impressionantes que a Federação Internacional de Natação (FINA) começou a questionar se o uso do LZR Racer seria permitido nos Jogos Olímpicos e noutras competições oficiais (...)".



quinta-feira, 24 de abril de 2008

Spitz aponta 8 ou 9 títulos para Phelps



Mark Spitz não parece ter quaisquer problemas em ver o seu recorde de 7 títulos olímpicos (obtido em Munique'1972) batido pelo compatiota Michael Phelps.


"Creio que conseguirá conquistar 8 ou 9 medalhas de ouro, embora considere improvável que o faça com recordes mundiais ao mesmo tempo. Acho que deve concentrar-se, acima de tudo, em ganhar e não pensar no tempo. Se bater o recorde ficarei muito satisfeito por ele e pelo facto de ter sido a sua fonte de inspiração", disse o antigo nadador, actualmente com 58 anos.


Michael Phelps nunca escondeu que pretende atacar o recorde de Spitz nos Jogos Olímpicos de Pequim, em Agosto. No ano passado, nos Mundiais de Melbourne, Phelps conquistou sete títulos, com cinco recordes mundiais (quatro individuais).


Texto Jornal Record ( http://www.record.pt/noticia.asp?id=784296&idCanal=313 ).



Na imagem ao lado pode-se ver Spitz e Phelps em Atenas 2004, na primeira vez em que Phelps tentou bater o recorde de Spitz.

Marisa Brito, a mais rápida das eliminatórias



A edição de 2008 da Taça Latina começou esta manhã em San Marino, com todos os nadadores portugueses a ficarem apurados para as finais desta tarde.

Marisa Brito foi a mais rápida das eliminatórias nos 100 metros bruços, com a marca de 1:13.00, Paulo Santos obteve o 2.º lugar nos 50 livres (23.27), enquanto Susana Miguel terminou os 200 mariposa no 3.º posto (2:20.77). Nuno Quintanilha, na prova de 200 mariposa (2:03.63), e Paulo Araújo, nos 200 estilos (2:10.00), alcançaram o quarto melhor tempo.

A sessão da tarde tem início às 16h30 locais (15h30 em Portugal continental) e inclui ainda as provas de 400 metros livres (masculina e feminina) e as estafetas de 4x200 metros livres, também masculina e feminina.

A Taça Latina de 2008 tem a participação de 20 países: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Honduras, Itália, México, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, Uruguai, Venezuela e San Marino.



Resultados
50 Costas Masculinos – Paulo Santos – 28.65 – 8.º
50 Costas Femininos – Marta Marinho – 31.87 – 6.º
100 Bruços Masculinos – André Silva – 1:06.87 – 8.º
100 Bruços Femininos – Marisa Brito – 1:13.00 – 1.º
50 Livres Masculinos – Paulo Santos – 23.27 – 2.º
50 Livres Femininos – Cláudia Monteiro – 27.89 – 8.º
200 Mariposa Masculinos – Nuno Quintanilha – 2:03.63 – 4.º
200 Mariposa Femininos – Susana Miguel – 2:20.77 – 3.º
200 Estilos Masculinos – Paulo Araújo – 2:10.00 – 4.º
200 Estilos Femininos – Marta Abreu – 2:25.91 – 2.º /Extra Competição: Nádia Vieira – 2:28.36

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Convocados da Selecção Youth - Pólo Aquático


A Selecção Youth masculina de pólo aquático vai participar no Torneio de Qualificação para Campeonato da Europa, em Larnaca, no Chipre, de 13 a 19 Maio, para o qual estão convocados 13 jogadores.

Fazem parte do grupo de Portugal as Selecções do Chipre, Eslovénia, República da Macedónia, Roménia e Rússia.



Atletas Convocados:

Amadora: Rui Oliveira

Aminata: Paulo Albardeiro

CDUP: Diogo Pereira

CPN: Pedro Sousa

Fluvial: Miguel Van Zeller e Nuno Marques

FOCA: André Coelho

Gespaços: Diogo Sousa e Luís Carneiro

Portinado: Filipe Oliveira, Nuno Matias, Ricardo Andrez e Ricardo Gonçalves
Os suplentes são Flávio Pinheiro (CDUP), Sebastião Silva (CNP) e João Luís Páscoa (CNAC).


Programa de Jogos:
15 Maio17h30 – Cerimónia de Abertura19h30 – Portugal X Roménia16 Maio 12h00 – Chipre X Portugal17H30 – Eslovénia X Portugal17 Maio 16H00 – Rússia X Portugal18 Maio 10H30 – Portugal X República da Macedónia




segunda-feira, 21 de abril de 2008

Sporting impõe-se em Loulé



O Sporting impôs a primeira derrota da época ao Louletano/Vantagem, equipa que já conquistou o título de campeã nacional da 2.ª Divisão de pólo aquático, e o Vitória de Guimarães assegurou a disputa da Liguilha de acesso à 1.ª Divisão.

Os “leões” venceram por 9-7 (0-4, 0-0, 4-1, 5-2) e quebraram a invencibilidade dos algarvios na 13.ª e penúltima jornada.

O Vitória de Guimarães garantiu a presença na Liguilha de acesso à 1.ª Divisão com a vitória por 13-10 sobre o Aminata (2-1, 4-2, 3-3, 4-4). Os vimaranenses vão disputar a Liguilha com o penúltimo classificado da 1.ª Divisão.

No outro encontro da jornada, o Povoense venceu o FOCA por 13-5 (4-1, 3-3, 2-1, 4-0). A partida entre o Arsenal 72 e o CNAC não se realizou devido às más condições meteorológicas que se fizeram sentir em Lisboa.



sexta-feira, 18 de abril de 2008

Proposta de Alteração nos Regulamentos de Natação Pura


"(...)
• INFANTIS

o Manutenção da Periodização Dupla com a realização dos Torneios
Zonais em Piscina Curta e dos Campeonatos Nacionais em Piscina
Longa, em datas semelhantes à época corrente.
o Manutenção dos Torneios Regionais de Fundo, com elaboração de
Ranking Nacional. Pretende‐se encontrar uma data consensual, que se
concentre nos meses de Novembro/Dezembro ou Janeiro.
o Criação dos Torneios Regionais do Nadador Completo, com elaboração
de Ranking Nacional. Aponta‐se a sua realização em Maio.~


• JUVENIS

o Criação dos Campeonatos Nacionais de Juvenis de Piscina Curta.
Aponta‐se a sua realização para Dezembro.
o Manutenção dos Torneios Regionais de Fundo, com elaboração de
Ranking Nacional. Pretende‐se encontrar uma data consensual,
proposta para o final de Janeiro.
o Criação dos Torneios Regionais do Nadador Completo com elaboração
de Ranking Nacional. Aponta‐se a sua realização em Maio.
o Manutenção dos Campeonatos Nacionais de Juvenis P.L. (Verão).

• JUNIORES
o Criação dos Campeonatos Nacionais de Juniores de Piscina Curta,
conjuntamente com o dos Juvenis. Aponta‐se a sua realização para
Dezembro.
o Participação nos Campeonatos Absolutos de Portugal de Piscina Curta,
sugerindo‐se o seu agendamento para Março/Abril.
o Participação nos Campeonatos Absolutos de Portugal P.L. (Verão).


• SENIORES
o Participação nos Campeonatos Absolutos de Portugal de Piscina Curta,
sugerindo‐se o seu agendamento para Março/Abril.
o Participação nos Campeonatos Absolutos de Portugal P.L. (Verão).


• ABSOLUTOS
o Alargamento a todos os Campeonatos de Finais A e B.
o Inclusão de estafetas 4x50 Estilos e Livres nos Campeonatos Absolutos
de Portugal (Verão)."


Excerto da PROPOSTA de ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO das COMPETIÇÕES NACIONAIS, pelo Departamento Técnico - FPN, em http://www.fileden.com/files/2007/2/13/770980/Proposta_Alteracao_RCN_2008_2012.pdf


Destaco, ainda, o facto do escalão juvenil, no sector feminino, passar a ser contituído por JUVs-B e JUVs-A.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Phelps - sobre o LZR e sobre os JO


O nadador americano Michael Phelps, que conquistou oito medalhas olímpicas, reconheceu que o novo fato da Speedo, o LZR Racer, que para alguns nadadores influenciaria nos recordes obtidos nos últimos meses.

"Ajudam a reduzir algumas centésimas, sem dúvida que ajudam a baixar algumas centésimas", declarou Phelps em entrevista ao jornal desportivo italiano La Gazzetta dello Sport. O americano afirmou que usa os fatos da marca, "mas sem trabalho duro não são o suficiente".

No entanto, não considera que se trate de um privilégio para poucos nadadores, pois "o fato está à disposição de qualquer um que quiser usá-lo".

A Federação Internacional de Natação (Fina) confirmou no sábado passado que os novos fatos da Speedo cumprem as normas e aprovou o seu uso. A polémica acerca do novo modelo da Speedo - feitos de um material que repele a água -, que foram acusados por alguns atletas e técnicos de terem influenciado os vários recordes registrados nos últimos meses.

Sobre a hipótese de um boicote aos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, Phelps limitou-se a dizer que se trata de um evento magnífico: "O mundo reúne-se e existe a convivência na Vila Olímpica com atletas de outras culturas. Não saberia dizer outra coisa", declarou.

Quanto a seu estado físico e psicológico, o americano afirma que se sente "mais relaxado" do que quando competiu nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas: "Sei o que me espera em Pequim e como reagirei ao assédio da imprensa, aos esforços na piscina e à pressão".

O técnico Bob Bowman afirma que Phelps tem "mais força física, responde bem a um programa (de competição) mais intenso e melhorou muito no nado peito".

A decisão definitiva das provas que o nadador levará aos Jogos Olímpicos só será anunciada após as eliminatórias que acontecerão nos Estados Unidos, explica. "Optaremos pelas especialidades nas quais sabemos que as hipóteses de vencer são mais altas", declarou Phelps.


segunda-feira, 14 de abril de 2008

Próximas provas em Portugal


No próximo fim-de-semana (dias 19 e 20) ir-se-ão realizar em Portugal 5 provas:


  • XXIV Torneio Natação do CNAC - Shigeo Tsukagoshi (dia 19), em Coimbra (ANCoimbra).

  • Torneio de Abertura de Verão (dias 19 e 20), na Piscina Municipal de Ponte da Barca (ANMinho).

  • Torneio Regional de Clubes 2007/08 (dias 19 e 20), em Viseu (ANAveiro).

  • Torneio Nadador Completo Infantis (dias 19 e 20), em Lisboa (ANLisboa).

  • IV Torneio Cidade de Valongo (dia 20), em Valongo (ANNP).

Ryan Lochte, a figura dos Mundiais


Filippo Magnini e a ARENA prometeram vingança ao LZR da Speedo para hoje na final dos 100L. O italiano prometia nadar com um novo fato do seu patrocinador muito semelhante ao LZR. A verdade é que foi proibido e acabou por nadar com o “velhinho” ARENA… Duje Draganja e o seu LZR saíram que nem loucos nos primeiros 50metros e só o americano Nathan Adrian parecia poder incomodar o croata. Mas Magnini como é hábito tem os segundos 50 metros mais fortes e recuperou em bem quase vencendo. A vitória foi mesmo para Adrian (1988) e para o LZR, deixando Magnini com 0.03 segundos de atraso (46.67 Vs 46.70), com novo máximo dos campeonatos para o americano. O bronze ficou para Draganja com 46.83.


WR nos 50C femininos

Sanja Jovanovic ontem foi a mais rápida nas meias-finais dos 50C com 26.71 já bem próximo do seu recorde mundial de 26.50 de Debrecen e hoje na final bateu mesmo esse recorde com 26.37. Chang Gao foi 2ª em 26.70 e Kateryna Zubkova 3ª com 26.81.


WR nos 200C masculinos

Grande surpresa do dia nos 200C, com o super favorito e maior destaque masculino até ao momento em Manchester, Ryan Lochte a perder para Markus Rogan com 1:47.84 Vs 1:47.91, ambos abaixo do anterior recorde mundial do americano de 1:49.05 de Xangai 2006. Stanislav Donets ficou com o bronze com o tempo de 1:50.45.


Recorde dos campeonatos nos 200B femininos para a surpresa da final, a sul africana Suzaan Van Biljon a nadar na pista 1 com o registo de 2:18.73, superando os 2:20.22 de Masami Tanaka de 1999. Sally Foster foi 2ª em 2:20.11 e Yuliva Efimova ficou com o bronze com 2:20.48.


WR e ER nos 100E masculinos

Já ontem tinham caído os recordes do mundo por Ryan Lochte em 51.25 e europeu por Liam Tancock em 52.27. Hoje, numa final electrizante, Lochte volta a baixar o registo para 51.15 enquanto que Tancock perde a prata e o recorde europeu para Peter Mankoc com 51.21 Vs 52.22!


WR nos 100M femininos

Depois do recorde do mundo nos 50M, da prata aos 200M e de ter sido ontem a mais rápida na meia-final dos 100M em 56.63 mesmo em cima do recorde dos campeonatos de Jenny Thompson (56.56 de 2000), Felicity Galvez era a grande favorita para a final de hoje. A verdade é que não desiludiu e até arrancou novo recorde mundial em 55.89 superando os 55.95 da sua compatriota Lisbeth Lenton de 2006. Só como apontamento, Galvez nem vai a Pequim, uma vez que nos Trials Australianos ficou fora tantos nos 100M como nos 200M!... Rachel Komisarz foi 2ª em 56.32 e Jemma lowe 3ª em 56.84, mesmo em cima do recorde europeu de 56.55 de Martina Moravcova de Berlin 2002.


Oleg Lisogor não costuma falhar nos 50B, vai a todas e vence quase sempre e hoje não foi excepção. O ucraniano venceu nuns excelentes 26.46 mesmo em cima do seu recorde dos campeonatos de 26.39 de Xangai 2006. O recorde do mundo também lhe pertence em 26.17 desde Berlim 2006. Mark Gangloff na pista 1 foi a surpresa ao chegar à medalha de prata com 26.54, relegando o sul-africano Cameron Van Der Burgh para o 3º lugar em 26.67.


WR nos 50L femininos

Marleen Veldhuis ontem na meia-final teve uns últimos 15 metros displicentes, deixando a ideia que hoje poderia atacar o seu próprio recorde mundial de 23.58 se os 50 metros fossem no máximo. E não é que caiu mais um recorde mundial? Mas há algum espanto nisso? Veldhuis destruiu o seu recorde com uns impensáveis 23.25!!! A sua compatriota Hinkelien Schreuder foi 2ª com uns bons 23.83, relegando para 3ª a britanica Francesca Halsall com 24.11.


Depois da grande disputa do Europeu de Eindhoven entre Ioannis Drymonakos, Pawel Korzeniowsk e Nikolay Skvortsov, onde o grego realizou o recorde europeu de 1:54.16, naquela que foi a melhor prova de 200M de sempre, os 3 reencontraram-se hoje com o grego na 3, o polaco na 4 e o russo na 5. No duelo a 3, as posições inverteram-se com Skvortsov a ser o mais rápido em 1:51.83 (2º), Korzeniowsk em 1:52.25 (3º) e Drymonakos em 1:52.68 (4º), mas a prova foi ganha com novo recorde dos campeonatos pelo neozelandês, companheiro de treinos de Michael Phelps, Moss Burmester em 1:51.05, superando os 1:52.36 de Peng Wu de Xangai 2006. O recorde do mundo de Franck Esposito está fixado em 1:50.73 desde 2002.


Na última final individual masculina dos campeonatos, os 1500L, estiveram em competição 2 russos, 2 polacos, 2 americanos e 2 britânicos. Yuri Prilukov, que já em Manchester tinha vencido os 400L com novo recorde europeu era o grande favorito para a vitória final já que também é o detentor do recorde europeu em 14:16.13 desde Helsínquia 2006. Acabou por dominar a prova e terminar nuns bons 14:22.98, superando o seu próprio recorde dos campeonatos de 14:23.92 de Xangai 2006. A prata e o bronze ficaram para David Davies e Mateusz Sawrymowicz com 14:36.30 e 14:43.37, respectivamente. O recorde do mundo de 14:10.10 de Grant Hackett de 2001, parece inalcançável.


Kylie Palmer que tinha estado em destaque nos Trials Australianos nos 800L, mas aqui em Manchester foi o destaque nos 200L. Depois de ter fechado a estafeta aussie dos 4x200L com o melhor parcial da história (1:52.54), hoje venceu a final individual com 1:54.41, mesmo em cima do recorde dos campeonatos de Lindsay Benko de 1:54.04. A prata ficou para Femke Heemskerk em 1:54.65 e o bronze para Caitlin Mc Clatchey em 1:55.15.


WR nos 4x100E masculinos

Grande prova para fechar os campeonatos. Disputa espectacular entre Rússia e Estados Unidos com ambos a nadar abaixo do recorde mundial e outra disputa super acirrada entre os australianos e a surpresa da Nova Zelândia para o bronze. A Rússia venceu com 3:24.29 por uma unha negra na frente dos Americanos que terminaram em 3:24.38, ficando com a prata. O anterior recorde do mundo pertencia aos americanos com 3:25.09 desde Indianapolis 2004. O bronze foi ganho pelos neozelandeses com o registo de 3:27.15.



domingo, 13 de abril de 2008

Diogo Carvalho com recorde 200M no último dia em Manchester


Diogo Carvalho bateu o seu próprio recorde nacional absoluto nos 200 metros mariposa, ao fazer a marca de 1:55.50, no último dia de competição do Mundial de piscina curta que está decorrer em Manchester.

O nadador de Aveiro, que já era detentor do máximo (1:55.82, estabelecido no Europeu de Debrecen), obteve o 12.º lugar nas eliminatórias.

Duarte Mourão também participou na prova e registou o tempo de 1:56.77 (17.º), acima do recorde pessoal de 1:56.26.

Adriano Niz terminou os 200 metros costas no 21.º lugar, em 2:00.45, registo superior ao máximo pessoal de 1:57.46. Nuno Laurentino é desde 2000 o detentor do recorde nacional absoluto, com 1:56.97.Filipa Silva encerrou a participação portuguesa em Manchester, obtendo o 30.º posto nos 200 livres (2:04.16).

A Selecção Nacional alcançou em Manchester seis novos recordes absolutos, por Tiago Venâncio (50 mariposa), Sara Oliveira (duas vezes nos 50 mariposa e duas vezes nos 100 mariposa) e Diogo Carvalho (200 mariposa). Portugal esteve presente em duas finais (estafeta de 4x200 livres e Diogo Carvalho nos 200 estilos) e duas meias-finais (Sara Oliveira nos 100 mariposa e Diogo Carvalho nos 100 estilos).



Rui Magalhães: “Segundo melhor Mundial de sempre”


O Seleccionador Nacional, Rui Magalhães, considerou que a participação em Manchester foi “excelente” e acrescentou que “este foi o segundo melhor Mundial de sempre em piscina curta, a seguir a Moscovo 2002".

O técnico afirmou que “foi um Campeonato com resultados de nível apreciável. Verificou-se que a aposta na juventude foi acertada, espero que com isto eles entendam, assimilem e dêem continuidade ao trabalho realizado. Valeu a pena termos vindo, mesmo sendo um campeonato em piscina de 25 metros”.

Rui Magalhães salientou a competição em solo inglês “deu oportunidade a alguns jovens, mas também aos mais credenciados, que conseguiram cimentar e melhorar as suas marcas, apesar de passarmos um período de pico de forma alargado.”



Sara Oliveira é 9ª com Recorde Ibérico


Jessica Hardy voltou a bater o recorde dos campeonatos, já ontem tinha marcado 1:04.63 e hoje venceu a final com 1:04.22. A passagem a meio da prova prometia recorde do mundo (29.98) mas depois pagou o esforço e acabou fora dos 1:03.86 de Leisel Jones. Jade Edmistone foi 2ª em 1:04.93 e Suzaan Van Biljon 3ª em 1:05.38.

Liam Tancock era o favorito e ainda deu ideia de poder vir a vencer aquando dos 25metros, mas Peter Marshall virou melhor e venceu em 23.49 contra os 23.53 de Tancock. O recorde dos campeonatos de ontem do britânico hoje valeria o ouro, mas ficou-se pela prata. O bronze ficou para Ashley Delaney com 23.57. O recordista do mundo (23.27) Thomas Rupprath ficou-se pelo 4º lugar em 23.65.

Sanja Jovanovic foi a mais rápida nas meias-finais dos 50C com 26.71 aproximando-se bem do seu próprio recorde mundial de 26.50 realizado em Debrecen, batendo assim o recorde dos campeonatos de 27.00 de Janine Pietsch.


RE nos 50M masculinos

Adam Pine voltou a ser o mais rápido nos 50M, mas com pior registo que o recorde dos campeonatos obtido ontem com 22.70, marcando hoje na final 22.78. Sergii Breus foi 2º com 22.86 batendo o recorde europeu de Mark Foster (2001) de 22.87, ele que hoje foi 5º em 23.04. O bronze ficou para Evgeny Korotyshkin em 22.94.


Duplo recorde para Sara dá o 9º lugar

Sara Oliveira com LZR fez a partida da sua vida! Os percursos sub-aquáticos foram também excelentes e terminou em 58.42, novo recorde nacional, por mais de 1 segundo. Também o tempo da passagem (27.25) passa a ser máximo nacional. Recorde-se que os recordes eram de 27.65 e 59.68 realizados aqui em Manchester. A classificação final deixa-a de fora da final por apenas 3 centésimos pela nadadora britânica que nadava na pista ao seu lado (58.39), o que deixa um sabor amargo, numa prova que merecia final.


WR e ER numa prova onde Diogo Carvalho foi 15º

Na meia-final dos 100E, Diogo realizou a sua 2ª melhor marca de sempre com 55.15 apenas atrás dos 55.07 desta manhã. Terminou no 15º lugar, sendo que o tempo de acesso à final ficou em 53.84. Liam Tancock venceu a série do Diogo com novo recorde europeu em 52.27, superando os 52.58 de Thomas Rupprath em 2003. Na série seguinte Ryan Lochte esmagou o recorde mundial de Ryk Neethling de 51.52 (2005) com uns fortíssimos 51.25.


WR e ER nos 200E femininos
Kirsty Coventry que de manhã tinha “aquecido” com 2:08.59, na final venceu com 2:06.13 superando o mais antigo recorde mundial de 2:07.79 de Allison Wagner realizado em 1993. A espanhola Mireia Belmonte continua a sua escalada até ao topo mundial, também nadou abaixo do anterior recorde mundial e estabeleceu novo recorde europeu em 2:07.47, superando os 2:08.28 de Yana Klochkova de 2002. Hannah Miley ficou com o bronze em 2:08.79.


WR nos 4x100L femininos

A Holanda depois de abrir na 2ª posição, passou para 1º e nunca mais parou de ganhar vantagem, terminando com novo máximo mundial em 3:29.42, superando os seus 3:30.85 de Eindhoven 2007. A Austrália ficou com a prata com 3:32.00 e o Reino Unido com o bronze em 3:32.88.



sexta-feira, 11 de abril de 2008

Tiago Venâncio com Recorde Nacional e Diogo Carvalho na final


As participação portuguesa no terceiro dia de competições abriu com Adriano Niz nos 50m Costas, com o tempo de 25.88, piorando os 25.48. de inscrição, e ficando em 29º.
A primeira grande prestação de Portugal, no dia de hoje, veio por intermédio de Tiago Venâncio, nos 50M, com 23.85., marca que corresponde ao Recorde Nacional Sénior Absoluto. Classificou-se em 19º a 13 centésimas da qualificação para as meias-finais.
Jorge Maia, na penúltima série dos 400L, com o tempo de inscrição 3.54.27, realizou o tempo de 3.58.70, ficando em 27º. O seu tempo de inscrição daria-lhe a 23ª posição.

Diogo Carvalho aproximou-se do seu recorde naconal dos 200E, ao realizar a marca de 1.57.88. Esta marca valeu-lhe o acesso à final na 8ª posição. Duarte Mourão apurou-se em 17º, com 2.00.53. Ambos os nadadores nadaram na 6ª e penúltima série, o primeiro na pista 3 e o segundo na pista 2. Lembre-se que Diogo Carvalho nadou ao lado de um dos melhores nadadores mundiais da actualiadade, Ryan Lochte, que se encontrava na pista 4 dessa mesma série.

Portugal em 7º na estafeta


Ryan Lochte venceu a sua primeira das muitas provas em que está inscrito. O tempo de 4:03.21 nos 400E chegou para superar o compatriota Robert Margalis (4:03.74) e o grego Ioannis Drymonakos (4:05.11).


WR nos 50B femininos

Jessica Hardy retirou 0.32 ao anterior melhor tempo mundial de 29.58 de Jade Edmistone de 2004. Os 29.58 de Hardy deram uma grande vantagem para as segundas classificadas, Kate Haywood e Sarah Katsoulis ambas em 30.35.


ER nos 100C masculinos

Liam Tancock que há dias tinha batido o recorde do mundo dos 50C em longa, entrou para a final com o 8º tempo e surpreendeu com novo recorde europeu 50.14, superando os 50.58 de Thomas Rupprath de 2002. Randall Bal que estará no Meeting de Coimbra foi 2º em 50.42 e Stanislav Donets 3º em 50.53.Kirsty Coventry venceu os 100C e melhorou o seu recorde dos campeonatos (57.99) realizado ontem na meia-final, com o tempo de 57.10. Kateryna Zubkova foi 2ª em 57.15 e Sanja Jovanovic 57.80.Igor Borysik venceu os 100B com 57.74, batendo o recorde dos campeonatos do seu compatriota Oleg Lisogor de 58.14 de Xangai 2006, ele que agora ficou-se pelo 3º lugar com 58.08. Cameron Van Der Burgh foi 2º em 57.92.Mais um recorde dos campeonatos nos 100M por Peter Mankoc com 50.04 mesmo em cima do recorde europeu (50.02) de Milorad Cavic. O anterior recorde dos campeonatos era de 50.09 de Adam Pine que hoje foi 2º em 50.54. O bronze ficou para Nikolay Skvortsov em 50.78.


ER nos 800L femininos

A nadar em casa Rebecca Adlington partiu com vontade de bater o recorde do mundo e a verdade é que esteve durante 750metros dentro desse objectivo. Não quebrou no final, mas não conseguiu terminar tão forte como Kate Ziegler. O tempo obtido foi 8:08.25 ligeiramente atrás dos 8:08.00 do recorde do mundo, mas foi recorde europeu, superando os 8:11.25 de Laure Manaudou de 2005.


Portugal 7º nos 4x200L masculinos

Carvalho em 1:46.95 (excelente tempo!), Venâncio em 1:47.94, Mourão (em estreia nestes campeonatos) em 1:48.40 e Niz a fechar em 1:47.46, obtiveram há pouco o 7º lugar no mundial com o tempo final de 7:10.75. A prova foi ganha pelos australianos em 6:55.65, batendo o recorde dos campeonatos dos italianos de 6:59.08.Ainda a destacar, a australiana Felicity Galvez que foi a mais rápida da meia-final dos 50M com novo máximo dos campeonatos em 25.48, superando os 25.55 de Anna Karin Kammerling de 2002.



quinta-feira, 10 de abril de 2008

Estafeta na final, à noite...


Filipa Silva abriu o dia para os portugueses nos 100L com o tempo de 57.29 que lhe valeu o 32º lugar final. O seu recorde pessoal era de 56.84, enquanto que o recorde nacional é de 56.43 (de Sara Madeira). Ana Romero de Angola foi 54ª com 1:03.48. A meia-final fechou em 55.18.

Pedro Pinotes teve uma excelente participação nos 400E com um novo máximo de Angola em 4:28.25 (22º lugar), melhorando e muito o seu recorde pessoal de 4:38.72 de Dezembro de 2007 em Óbidos. Boa evolução deste nadador que há um ano estava no AMINATA de Évora e que recentemente já tinha nadado em longa para 4:36.66 (Nacionais de Coimbra).

Ana Romero que já tinha participado nos 100L e entrou com o melhor tempo de inscrição para os 50M, nadando assim na pista 4 da última série onde Sara Oliveira participou na pista 1. Sara acabou em 5ª com um novo máximo nacional retirando 1 centésimo aos 27.66 que detinha desde a 1ª divisão de 2006 em Sto. António Cavaleiros. Os 27.65 valeram-lhe o 21º lugar final, ainda longe dos 26.92 que davam o apuramento para a meia-final. Ana Romero terminou com 32.28 na 47ª posição, confirmando mais um erro nas inscrições de Angola, que entre outros tem todos os nadadores nascidos em 1601!!!

Paulo Santos e Alexandre Agostinho nadaram na 11ª série dos 50L, Paulo na pista 1 e Agostinho na 7. Agostinho acabou por ser 3º em 22.64 e Paulo em 4º com 22.79, ambos com recordes pessoais, mas ainda “longe” do recorde nacional de Pedro Silva de 22.26 realizado em 2003. Na geral final foram 31º e 33º, respectivamente. Ainda a referir a vitória de João Matias (Angola) na 7ª série com 23.94, melhorando os 24.30 de inscrição, ficando no 51º lugar final. O acesso à meia-final fechou em 22.06.

A estafeta portuguesa dos 4x200L constituída por Diogo Carvalho (1:47.83), Tiago Venâncio (1:48.42), Adriano Niz (1:48.82) e Jorge Maia (1:49.80), realizou o tempo de 7:14.87, ficando aquém do recorde nacional de 7:08.72 obtido por Adriano Niz, Miguel Pires, Fábio Pereira e Tiago Venâncio durante o Mundial de Xangai 2006, onde foram 6º classificados. Mesmo assim, a selecção foi 8ª classificada, ficando apurada para a final desta noite pelas 21h17m. Boa sorte e melhorem esse tempo!


quarta-feira, 9 de abril de 2008

3 recordes do Mundo em Manchester


Na final dos 200L, hoje em Manchester, Kenrick Monk, da Austrália, venceu os 200L, com o tempo de 1.43.46, muito perto dos 1.43.28 de Ian Thorpe, o recorde ddos campeonatos. O segundo classificado foi Kirk Palmer, também australiano. Rosolino, da Itália, ficou em terceiro.
Na prova da manhã de Sara Oliveira, atleta em representação da selecção portuguesa, os 200M, americana Mary Descenza venceu com 2.04.27 e recorde dos campeonatos. Felicity Galvez foi segunda e Dickons terceira.
Kirsty Coventry bateu o recorde do mundo na final dos 400E, com o tempo de 4.26.52. Hannah Miley e Mireia Belmonte também fizeram abaixo do ex-recorde do mundo.
Nos 4x100L masculinos caiu o recorde do mundo graças aos atletas americanos. O tempo foi de 3.08.44. Os holandeses também nadaram abaixo do anterior recorde do mundo, que era de 3.09.57. Os suecos, ex-recordistas do mundo, deixaram os italianos na 4ª posição por 0.01s.

A prova mais incrível foi guardada para o fim. A verdade é que três selecções fizeram abaixo do anterior recorde do mundo, da China, nos 200L, o qual já não era batido à seis anos. Foi uma prova disputadíssima e, tanto a Holanda, como o Reino Unido, como a Austrália nadaram quase 8 segundos melhor que o ex-recorde do mundo!!!!! A Holanda acabou por levar a melhor sobre as suas adversárias realizando 7.38.90. (1.55.36.+ 1.53.44.+1.54.17.+1.55.93.).

Diogo Carvalho, como sempre, em grande forma


Jorge Maia foi o 1º português a cair na água. Nadou na série 7 dos 200L e nadou em 1:51.27 piorando os 1:50.12 que trazia para estes Campeonatos, ficando em 32º classificado. O tempo de acesso à final directa fechou em 1:46.80, superior aos 1:46.25 do recorde nacional de Adriano Niz de 2005 em Trieste.

Ana Brito foi a 4ª melhor na 3ª série dos 50B com 32.82, melhorando os 33.04 de inscrição. Na geral final foi 25ª, a 1 exacto segundo do apuramento para a meia-final da prova. O recorde nacional desta prova pertence a Diana Gomes com 32.15 e foi realizado em Belo Horizonte em 2006.

Na pista 1 da 8ª e última série dos 100C, Adriano Niz realizou 54.60 piorando 0.50 ao seu tempo de inscrição para estes Campeonatos, obtendo o 23º lugar final. O recorde de Nuno Laurentino de 53.04 obtido em Moscovo 2002 promete manter-se por mais uns bons anos. O tempo de acesso à meia-final ficou em 53.30.

Na 2ª das 3 séries dos 200M, sara Oliveira foi 4ª com 2:11.98, ligeiramente pior que os 2:11.57 de inscrição e dos 2:11.44 do recorde nacional de Helsínquia 2006. O tempo final valeu-lhe o 11º lugar, já fora da final directa que fechou em 2:09.58.

Pedro Pinotes SCP, em estreia pela selecção de Angola, nadou os 100B em 1:08.08, piorando os 1:06.81 que trazia, sendo 55º classificado final, numa prova onde os 14 melhores das eliminatórias nadaram abaixo de 1 minuto!

Excelente tempo de Diogo Carvalho nos 100M com 52.88, melhorando bastante os 54.22 de inscrição, quase ficando apurado para a jornada da tarde (18º lugar). Tiago Venâncio na série seguinte, nadou em 53.75 (27º lugar) piorando os 53.59 de inscrição e os 52.32 do seu recorde nacional de Helsínquia 2006. João Matias (Angola) nadou em 56.74 (44º lugar), melhorando os 57.30 de melhor marca. O acesso à meia-final desta tarde fechou em 52.62.

A estafeta portuguesa dos 4x100L constituída por Alexandre Agostinho (50.03), Adriano Niz (50.39), Diogo Carvalho (49.00) e Tiago Venâncio (49.64), realizou o tempo de 3:19.06, ficando aquém do recorde nacional de 3:18.23 obtido por Tiago Venâncio, Miguel Pires, Adriano Niz, João Araújo durante o Mundial de Xangai 2006. A selecção foi 10ª classificada, ficando de fora da final que fechou com os 3:15.26 do Brasil.
Texto Beba Água ( http://bebaagua.blogspot.com/ ).

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Cielo deixa Phelps em 2º nos 100L


O brasileiro César Cielo conquistou na noite de ontem, domingo, a medalha de ouro na prova dos 100m livres, no Grand Prix de Ohio. Para chegar ao lugar mais alto do pódio, o nadador brasileiro, fechou a prova em 48.34., batendo o norte-americano Michael Phelps, considerado o melhor do mundo na actualidade.

Além de derrotar Phelps, Cielo conquistou o novo recorde sul-americano na distância. A marca anterior também era dele, 48.49., obtida em fevereiro, no GP de Missouri.

Coube ao norte-americano, vencedor de seis ouros nos Jogos Olímpicos de Atenas, o segundo lugar, com 48s41. O francês Fred Bousquet, o primeiro a tocar a placa nos 50m livres, fechou o pódio com 49s38.

Kaio Márcio ganhou os 200m mariposa com 1.57.40.

Na foto estão Michael Phelps e Bob Bowman.

domingo, 6 de abril de 2008

Michael Phelps adormece na câmara de chamada




Um regime brutal de treinos e competições cobrou o seu preço ao fenómeno Michael Phelps, dos EUA, no último sábado, durante o GP de Ohio de natação. Antes das semifinais dos 400m livres, Phelps foi apanhado a dormir na cadeira em que os nadadores se acomodam antes de alinharem para a largada da prova.
- Eu estava sentado na cadeira e, de repente, adormeci. Depois disso, eu e o meu técnico, John Urbanchek, decidimos disputar apenas os 400m estilos e, a seguir, descansar até o fim da noite. Terminado o descanso, o John disse-me que devería desistir dos 400m livres - disse Phelps aos jornalistas presentes no evento.
Phelps, de 22 anos, tinha planeado disputar seis provas nos três dias de competição em Ohio, mas depois de nadar três finais em 52 minutos na última sexta-feira, decidiu disputar apenas os 400m estilos e os 100m livres, esta última neste domingo. Na final da primeira, ficou com a medalha de ouro, com o tempo de 4m21s81.
O americano tentará, nas Olimpíadas de Pequim, bater o recorde de sete medalhas de ouro que seu compatriota, Mark Spitz, estabeleceu nos Jogos de Munique, em 1972.



sexta-feira, 4 de abril de 2008

Cielo com Phelps em Ohio


O velocista brasileiro César Cielo ouviu de Fernando Scherer, o Xuxa, ex-nadador e seu agente, que não adianta obter bons resultados agora, quando a temporada olímpica apenas começou. Um bom tempo até pode aumentar a pressão por uma medalha nos Jogos de Pequim, em agosto.
Mas Cielo não aceitou o conselho, já tinha planeado nadar os 50m e os 100m livres no Grand Prix de Ohio (EUA), de sexta a domingo, em busca de recordes sul-americanos. E é o que vai tentar. Nadador com as marcas: 21s84, nos 50m, e 48s49, nos 100m , quer ser ainda mais rápido, no embalo da temporada de recordes mundiais com o novo fato da speedo LZR Racer. "Acho que dá tranquilamente para baixar os dois tempos.", disse Cielo.
Em Ohio, estarão algumas das principais estrelas da natação mundial, como o fenómeno, seis vezes campeão olímpico em Atenas, Michael Phelps.
Cielo estuda e nada em Auburn - faz business e espanhol, treina com o técnico australiano Brett Hawk com supervisão do ‘chefão’ Richard Quick, o head coach da equipa de 56 nadadores da universidade. Quer obter os seus melhores tempos no sábado (50m) e domingo (100m), aproveitando a preparação que fez para o NCAA, o Universitário dos EUA, no último fim de semana (venceu as 50 e as 100 jardas e a estafeta 4x100 jardas). "Preparei-me para o universitário e dei uma esticada para nadar bem em Ohio. Fiz os meus melhores tempos no NCAA (bateu recordes nas suas provas) ,empolguei-me, e nadei com o fato do ano passado. Estou com grandes expectativas agora que vou nadar com o novo fato", diz Cielo, que usará um fato completo, o LZR Racer.
Com ele, foram estabelecidos 17 dos 18 recordes mundiais desde o início do ano 2008. "O fato não nada sozinho. Mas dá para juntar o útil ao agradável. Com bons nadadores usando-o, ajuda imenso.

O brasileiro usou o fato uma vez, em Missouri, em fevereiro, e bateu o recorde sul-americano dos 100m livres, ainda "pesado", numa fase de treinos intensos.
Ele tem dúvidas se o fato será aceite pela Federação Internacional de Natação para Pequim - o assunto será discutido durante o Mundial de Piscina Curta, em Manchester (ING), de 9 a 13 deste mês, e justifica: a fabricante não terá tempo para fornecer a peça a todos, o que pode criar desigualdade entre os que são ou não patrocinados. "Eles não devem banir os recordes mundiais quebrados com o fato, mas podem não autorizar o seu uso nos Jogos Olímpicos."
Depois do fim de semana, o rapaz de Santa Bárbara D’Oeste (SP), de 21 anos, 1,95 m e 88 quilos, não vai pensar em tempos, mas sim, nas medalhas olímpicas, nos 50m e 100m livres. "A minha preparação específica para Pequim começa em duas semanas. Vou para o Mare Nostrum e o Maria Lenk, mas sem me preocupar com resultados."
Cielo vai treinar em Auburn, apesar de admitir que seu técnico brasileiro, Alberto Silva, do Pinheiros, pode ter ficado aborrecido. Garante que optou pelos EUA por estar adaptado e não por uma questão de método de treino ou qualidade técnica. "Estou adaptado ao ambiente. Auburn é uma cidade parada, mas dei-me bem aqui, é um lugar sem trânsito para eu ir para a piscina. Fiquei com medo de trocar isso agora. Talvez o País ainda esteja atrás em infra-estrutura e equipamento, mas na capacidade dos técnicos está no mesmo nível."
Mesmo após a decisão de tornar-se profissional (está a negociar patrocínios), permanece em Auburn. "Não posso representar mais a universidade, mas como nadei pela universidade durante três anos, ela vai marcar o meu percurso até o fim."
Entre os nadadores com índice olímpico, Kaio Márcio também nadará em Ohio. Flávia Delaroli, Nicholas dos Santos e Henrique Barbosa disputam o Grand Prix de Palo Alto, na Califórnia.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Mundial de Piscina Curta



Portugal vai participar com dez nadadores, sete masculinos e três femininos, no 9.º Mundial de piscina curta que se vai realizar em Manchester entre os dias 9 e 13 de Abril, naquela que é a última grande competição internacional antes dos Jogos Olímpicos.

Em conformidade com a apreciação dos resultados nos recentes Campeonatos Nacionais, numa lógica de crescente valorização de atletas emergentes, ponderando aqueles que mais se evidenciam em piscina curta; considerando, ainda, o pedido de escusa solicitado a 27/3, p.p., pelo treinador principal do CN Amadora, relativo à participação no Campeonato em epígrafe dos nadadores por si orientados, Simão Morgado, Carlos Almeida e Diana Gomes; e, atendendo à dispensa antecipada dos praticantes Fernando Costa e Pedro Oliveira, decidiu o Departamento Técnico da FPN convocar os seguintes nadadores:

Adriano Niz (Vilacondense): 50, 100 e 200 Costas; 4x100 Livres e 4x200 Livres

Alexandre Agostinho (Portinado): 50 e 100 Livres; 4x100 Livres

Ana Brito (SL Benfica): 50 e 100 Bruços

Diogo Carvalho (Galitos): 100 e 200 Mariposa; 100 e 200 Estilos; 4x100 Livres e 4x200 Livres

Duarte Mourão (Algés): 100 e 200 Estilos; 200 Mariposa; 4x100 Livres e 4x200 Livres

Filipa Silva (Amadora): 100 e 200 Livres; 200 Estilos

Jorge Maia (Famalicão): 200 e 400 Livres; 4x100 Livres e 4x200 Livres

Paulo Santos (FC Porto): 50 e 100 Livres; 4x100 Livres

Sara Oliveira (FC Porto): 50, 100 e 200 Mariposa

Tiago Venâncio (Palmela Desporto): 50 e 100 Mariposa; 4x100 Livres e 4x200 Livres

Dos atletas que compõem a Selecção Nacional, apenas quatro (Adriano Niz, Duarte Mourão, Sara Oliveira e Tiago Venâncio) participaram anteriormente em mundiais de piscina de 25 metros. Três nadadores – Ana Brito, Filipa Silva e Paulo Santos – vão estrear-se em grandes competições absolutas.

A comitiva engloba ainda o Seleccionador Nacional, Rui Magalhães, o treinador nacional, José Baltar Leite, os treinadores António Vasconcelos (Vilacondense), José Silva (FC Porto) e Miguel Frischknecht (Algés), a fisioterapeuta Ana Mafalda Oliveira (Vilacondense) e a chefe da comitiva, Maria João Filipe.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

XVI Taça Vale do Tejo - Infantis e Juvenis


A XVI Taça Vale do Tejo, realizar-se-á neste fim-de-semana, no sábado (dia 5), na Piscina Municipal de Abrantes.

Cada Associação nomeará atletas infantis e juvenis, formando, assim, uma selecção. Os atletas terão de competir, defendendo, não o seu clube, mas a sua Associação.

Na sessão da manhã as provas terão início às 10.00h e os atletas devidir-se-ão pelas provas: 400L, 100C e 100B. Á tarde as provas disputadas serão os 100M, os 100L e a estafeta de 4x100E. Esta sessão começará às 16.00h.

Todas as Associações já fizeram a sua convocatória. A convocatória da ANNP está em http://www.annp.pt/website/files/INSCRIÇÕES%20TAÇA%20VALE%20TEJO%202008.pdf .

Não se espera grandes resultados uma vez que, nesta altura, os atletas estão a voltar de férias e a recuperar o seu estado de forma, no entanto, será uma interessante disputa entre Associações.

Diogo Carvalho, o melhor do mês



Diogo Carvalho foi nomeado nadador do mês de Março, distinção que recebe pela quarta vez. O internacional aveirense participou pela primeira vez num Europeu em piscina de 50 metros e obteve o melhor resultado da Selecção Nacional.

Nos 200 metros estilos fez o tempo de 2:00.40 nas eliminatórias, retirando mais de dois segundos ao seu próprio recorde absoluto, foi o primeiro nadador a atingir mínimo A FINA para os Jogos Olímpicos de Pequim e realizou a prova mais pontuada de sempre de um atleta português, ao somar 959 pontos.

Nas meias-finais fez o tempo de 2:01.49, que correspondeu ao 5.º registo, e a sua segunda melhor marca de sempre. Único luso a ir a uma final no Europeu de Eindhoven 2008, ficou no sexto lugar, com 2:02.29, inferior ao recorde absoluto que detinha antes do Europeu (2:02.41).

O internacional aveirense fez ainda parte da estafeta de 4x100 metros livres que bateu o recorde nacional sénior e absoluto (3:23.06) e do quarteto que participou nos 4x200 livres (7:27.06).

Nos Campeonatos Nacionais de juniores e seniores/Open de Portugal realizados em Coimbra, Diogo Carvalho conquistou oito medalhas (cinco de ouro, duas de prata e uma de bronze). O internacional luso subiu ao lugar mais alto do pódio nos 200 mariposa (1:59.71, Open e Seniores), 200 estilos (2:02.45, Open e 2:04.99, Seniores) e 100 mariposa (54.22, Seniores). As medalhas de prata foram obtidas nos 50 mariposa (24.95, Seniores) e 50 livres (23.41, Seniores). O terceiro posto foi alcançado nos 100 mariposa (54.47, Open).