sexta-feira, 4 de abril de 2008

Cielo com Phelps em Ohio


O velocista brasileiro César Cielo ouviu de Fernando Scherer, o Xuxa, ex-nadador e seu agente, que não adianta obter bons resultados agora, quando a temporada olímpica apenas começou. Um bom tempo até pode aumentar a pressão por uma medalha nos Jogos de Pequim, em agosto.
Mas Cielo não aceitou o conselho, já tinha planeado nadar os 50m e os 100m livres no Grand Prix de Ohio (EUA), de sexta a domingo, em busca de recordes sul-americanos. E é o que vai tentar. Nadador com as marcas: 21s84, nos 50m, e 48s49, nos 100m , quer ser ainda mais rápido, no embalo da temporada de recordes mundiais com o novo fato da speedo LZR Racer. "Acho que dá tranquilamente para baixar os dois tempos.", disse Cielo.
Em Ohio, estarão algumas das principais estrelas da natação mundial, como o fenómeno, seis vezes campeão olímpico em Atenas, Michael Phelps.
Cielo estuda e nada em Auburn - faz business e espanhol, treina com o técnico australiano Brett Hawk com supervisão do ‘chefão’ Richard Quick, o head coach da equipa de 56 nadadores da universidade. Quer obter os seus melhores tempos no sábado (50m) e domingo (100m), aproveitando a preparação que fez para o NCAA, o Universitário dos EUA, no último fim de semana (venceu as 50 e as 100 jardas e a estafeta 4x100 jardas). "Preparei-me para o universitário e dei uma esticada para nadar bem em Ohio. Fiz os meus melhores tempos no NCAA (bateu recordes nas suas provas) ,empolguei-me, e nadei com o fato do ano passado. Estou com grandes expectativas agora que vou nadar com o novo fato", diz Cielo, que usará um fato completo, o LZR Racer.
Com ele, foram estabelecidos 17 dos 18 recordes mundiais desde o início do ano 2008. "O fato não nada sozinho. Mas dá para juntar o útil ao agradável. Com bons nadadores usando-o, ajuda imenso.

O brasileiro usou o fato uma vez, em Missouri, em fevereiro, e bateu o recorde sul-americano dos 100m livres, ainda "pesado", numa fase de treinos intensos.
Ele tem dúvidas se o fato será aceite pela Federação Internacional de Natação para Pequim - o assunto será discutido durante o Mundial de Piscina Curta, em Manchester (ING), de 9 a 13 deste mês, e justifica: a fabricante não terá tempo para fornecer a peça a todos, o que pode criar desigualdade entre os que são ou não patrocinados. "Eles não devem banir os recordes mundiais quebrados com o fato, mas podem não autorizar o seu uso nos Jogos Olímpicos."
Depois do fim de semana, o rapaz de Santa Bárbara D’Oeste (SP), de 21 anos, 1,95 m e 88 quilos, não vai pensar em tempos, mas sim, nas medalhas olímpicas, nos 50m e 100m livres. "A minha preparação específica para Pequim começa em duas semanas. Vou para o Mare Nostrum e o Maria Lenk, mas sem me preocupar com resultados."
Cielo vai treinar em Auburn, apesar de admitir que seu técnico brasileiro, Alberto Silva, do Pinheiros, pode ter ficado aborrecido. Garante que optou pelos EUA por estar adaptado e não por uma questão de método de treino ou qualidade técnica. "Estou adaptado ao ambiente. Auburn é uma cidade parada, mas dei-me bem aqui, é um lugar sem trânsito para eu ir para a piscina. Fiquei com medo de trocar isso agora. Talvez o País ainda esteja atrás em infra-estrutura e equipamento, mas na capacidade dos técnicos está no mesmo nível."
Mesmo após a decisão de tornar-se profissional (está a negociar patrocínios), permanece em Auburn. "Não posso representar mais a universidade, mas como nadei pela universidade durante três anos, ela vai marcar o meu percurso até o fim."
Entre os nadadores com índice olímpico, Kaio Márcio também nadará em Ohio. Flávia Delaroli, Nicholas dos Santos e Henrique Barbosa disputam o Grand Prix de Palo Alto, na Califórnia.

1 comentário:

Anónimo disse...

ola o cielo é demais mesmo eesse garoto é brasilkerio , guerreiro, inteligente. tenho muito orgulho dele por ele adorar o seu país, nao nega suas origens, sua raiz. adora sua cidade natatl. parababens cielo vc é nota 10. agora so acho que esse blog devia colocar mais fotos de brasilerios colocam muito esse tal de phelps que pra mim éuma farsa american cheio de doping nao tem nada de fenomemo acho qlue a midia ta se ilundindo com esse nadador.