sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Livro de Phelps ajudou Richarlyson a dar volta por cima



Richarlyson temia perder a sua posição no meio-de-campo são-paulino. Mas o técnico, Ricardo Gomes, praticamente assegurou que o volante volta a equipa titular após cumprir suspensão contra o Avaí, na última rodada, apesar da boa produção do sector na vitória por 2 a 0. O treinador não se quer arriscar a perder o padrão encontrado quando fixou Richarlyson na equipa e conseguiu arrancar da 16ª para a terceira colocação do Campeonato Brasileiro, a apenas um ponto do líder Palmeiras.
"Aqui não tem segredo. Quem entrar, com certeza, dará conta do recado. Tenho medo é de sair e não entrar mais", afirmou o volante Richarlyson. Ele é um dos poucos jogadores do elenco são-paulino que participou na conquista dos três últimos títulos brasileiros. No ano passado, contudo, amargou a reserva e só foi titular no último jogo do campeonato, contra o Goiás (vitória por 1 a 0). Depois, durante o primeiro semestre deste ano, foi novamente para o banco.

Richarlyson, no entanto, não culpa Muricy Ramalho, o antigo técnico do São Paulo, pela má fase que viveu no ano passado e no primeiro semestre deste ano. "Uma coisa normal, não só no futebol, mas do ser humano em geral, é a acomodação. Estou indo para o meu quinto ano no São Paulo. Nos quatro anteriores, ganhei títulos", lembrou o jogador. "Após a minha chegada na seleção, no meu modo de ver, atingi o limite. Meu rendimento caiu. Me acomodei. É engraçado como a bola pune quando você deixa de treinar bem e não se dedica ao máximo."
O volante precisou de quase um ano e meio para recuperar a posição de titular. Apegou-se ainda mais à família - o pai é o ex-jogador Lela, o irmão é o centroavante Alecsandro, do Inter, e a mãe "é seu anjo da guarda", costuma dizer. E tirou da prateleira a motivação que lhe fugia. "O livro do Michael Phelps (Sem Limites - A Vontade de Vencer) ajudou-me muito", contou Richarlyson. "Pelo meu desempenho em 2008, tive de começar tudo do zero."
A oportunidade no jogo do título do ano passado e, principalmente, a chegada de Ricardo Gomes ao clube foram interpretados por ele como sinais de que sua sorte poderia mudar. "Comecei a dedicar-me mais intensamente. Alguma coisa dizia que eu teria uma oportunidade", explicou Richarlyson. E foi realmente isso que aconteceu. Titular absoluto da equipa, ele espera levar o São Paulo a mais um título brasileiro. E também traça um objetivo pessoal: "Agora quero voltar à seleção."

Texto Bem Paraná (adaptado) (http://www.bemparana.com.br/index.php?n=121106&t=livro-de-phelps-ajudou-richarlyson-a-dar-volta-por-cima).

Sem comentários: