segunda-feira, 20 de abril de 2009

Portugal em 3º Lugar no Torneio de Felgueiras


A Selecção Nacional Sub-20 garantiu o terceiro lugar no X Torneio Internacional de Pólo Aquático Feminino - Cidade de Felgueiras, ao vencer a Alemanha por 4-3, competição que teve como vencedor a Grã-Bretanha, que bateu na final a Itália por 9-8.

Flávia Pacheco (2), Maria João Ferreira (1) e Elisabete Matos (1) foram as marcadoras de serviço da formação das quinas.

Maria Carlesi (Itália) foi eleita a Melhor Jogadora do torneio, enquanto o prémio de Melhor Guarda-Redes foi atribuído a Bianca Ahrens (Alemanha). Eugenia Dufour (Itália), com 20 golos, foi a Melhor Marcadora da competição. O Prémio Fair Play foi conquistado por Portugal.

Antes da cerimónia de entrega dos prémios, foi descerrada uma placa em memória de Pedro Guilherme, antigo treinador dos escalões de formação do Foca – Clube Natação de Felgueiras e árbitro de pólo aquático, na presença dos seus pais, do vice-presidente da FPN, Nuno Lobo, do presidente da ANNP, Aníbal Pires, e do vereador do Desporto da CM Felgueiras, Bruno Carvalho.

O X Torneio Internacional de Pólo Aquático Feminino – Cidade de Felgueiras foi muito bem organizado e contou sempre com a presença da presidente da Câmara de Felgueiras.


Classificação:

1.º Grã-Bretanha

2.º Itália

3.º Portugal

4.º Alemanha


Pedro Cardoso: “Objectivos comportamentais alcançados”
O seleccionador Pedro Cardoso considerou que “os objectivos propostos para este Torneio foram alcançados. Os objectivos eram comportamentais, ao nível da capacidade física e disciplina, mais do que de rigor táctico. Temos uma boa base de trabalho para o futuro, como ficou provado em dois bons jogos que fizemos: com o empate frente à Grã-Bretanha e a vitória com a Alemanha.”

Em relação ao Campeonato da Europa Sub-20, que irá decorrer de 13 a 20 de Setembro em Nápoles, Itália, a Selecção Portuguesa “terá sempre como objectivo alcançar uma classificação que permita garantir o Estatuto de Alta Competição”.


Pedro Brandão: “Excelente competição”
O secretário técnico do pólo aquático salientou que “mais uma vez o Torneio de Felgueiras foi uma excelente competição, tanto do ponto de vista desportivo como de organização.”

Em relação à equipa, “na sequência do que tem vindo a ser feitos nos últimos quatro anos e meio, mais uma vez se confirmou que podemos alcançar em breve resultados muito positivos a nível internacional. De realçar que nesta Selecção estão integradas seis atletas do escalão etário inferior, o que é um bom sinal sobre o nível técnico já existente nas equipas. O resultado desportivo foi talvez uma surpresa para muita gente, mas foi baseado no facto de Portugal apresentar já um jogo defensivo de grande nível. Para obtermos melhores resultados esperamos criar condições nos estágios futuros para que a prestação ofensiva atinja níveis semelhantes.”

Pedro Brandão acrescentou que “não é de mais realçar que todas as atletas precisam de trabalhar mais nos seus clubes, visto que só com o envolvimento total destes e dos seus treinadores é que poderemos alcançar os nossos objectivos.”

O responsável finalizou dizendo que “Portugal precisa de assegurar outras competições deste nível.”




Sem comentários: