segunda-feira, 30 de junho de 2008

Phelps ganha MAS Lochte também baixa o anterior recorde do mundo!!!


O ano olímpico começou, definitivamente, para o americano Michael Phelps. Após classificar-se em segundo lugar para a final dos 400E na selectiva americana para os Jogos Olímpicos de Pequim, o melhor nadador do mundo da actualiade fez uma pequena amostra do que se pode esperar dele na China. Na final dos 400E, disputada em Omaha neste domingo, Phelps destruiu o seu próprio recorde mundial, de 4m06s22, registando 4m05s25. O segundo colocado, Ryan Lochte, que havia feito o melhor tempo das eliminatórias, chegou em segundo, com o tempo de 4m06s08. Curiosamente, Lochte também baixou o antigo recorde mundial de Phelps, mas fê-lo por 14 centésimos de segundo. Phelps mostrou a sua superioridade, baixando o seu melhor tempo em 97 centésimos de segundo.
- Esta foi a prova mais dolorosa da minha vida. Eu dei tudo na piscina. Certamente não conseguiria um resultado destes sem ter o Ryan Lochte mesmo ao meu lado. Ele é um grande amigo e um grande oponente - disse Phelps em entrevista ao site ESPN.com.
Usando o LZR, Michael Phelps reconheceu que o fato o ajudou imenso.
- O fato fez-me ganhar alguns décimos de segundo, de certeza. No fim da disputa, quando eu já estava um pouco cansado, o LZR deu-me algo a mais - disse o fenómeno.

Dono de seis dos dez melhores tempos do mundo na prova Michael Phelps espera superar a marca do seu compatriota Mark Spitz, que nos Jogos Olímpicos de Munique-1972 conquistou sete ouros, com sete recordes mundiais. Phelps espera disputar oito provas em Pequim, e aumentar a colecção de ouros olímpicos, que já soma com seis medalhas.



No feminino, novo recorde mundial
Nos 400E feminino, a secletiva americana também registou um novo recorde mundial. Katie Hoff nadou a distância em 4m31s12, 34 centésimos abaixo do antigo recorde, que pertencia à australiana Stephanie Rice. Em segundo, chegou Elizabeth Beizel, com 4m32s87, dois centésimos melhor que o antigo recorde americano.

Nos 400L masculino, o vencedor foi Larsen Jensen, com o tempo de 3m43s53, novo recorde americano. O segundo colocado foi o antigo recordista, Peter Vanderkaay, com 3m43s73.

Nas semifinais dos 100B masculino, o recordista mundial Brendan Hansen mostrou que está disposto a melhorar sua marca na final. Hansen classificou-se para a final com o tempo de 59s24, apenas 11 centésimos acima da melhor marca do mundo.



Regionais de Infantis


sexta-feira, 27 de junho de 2008

Nadadores americanos terão versão especial do LZR Racer em Pequim

A selecção americana de natação usará uma versão especial do LZR Racer nos Jogos Olímpicos de Pequim. Estrelas como Michael Phelps vão usar o LZR mas com as cores da bandeira americana. A nova colecção, desenhada por Rei Kawakubo, só será estreada oficialmente durante os Jogos Olímpicos de Pequim.





Texto Globo Esporte (adaptado) (http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/0,,MUL616546-9823,00-FOTO+NADADORES+AMERICANOS+TERAO+VERSAO+ESPECIAL+DO+LZR+RACER+EM+PEQUIM.html)

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Campeonatos Regionais de Infantis neste fim-de-semana


Veja a start-list dos Regionais de Infantis:

terça-feira, 24 de junho de 2008

Mãe do Thiago Pereira espera estar em forma para gritar pelo filho


Conhecida por soltar a voz para incentivar o filho quando este está a nadar, a mãe do nadador Thiago Pereira, Rose Vilela, faz uma preparação especial para os Jogos Olímpicos de Pequim, que serão realizados em agosto. O atleta é uma das principais esperanças brasileiras de medalha.
Em entrevista exclusiva ao Terra, Rose disse que não vai faltar voz durante a disputa dos Jogos Olímpicos e que se vai ouvir o tradicional grito "vai Thiago" com potência.
- Já me estou a prepar espiritualmente, fisicamente, fazendo todos os exames cardíacos, de voz, para que eu possa chegar a Pequim em forma para gritar 'vai Thiago'. Já fiz check-up e estou tomando muito própolis e água, porque a garganta tem que funcionar - disse.
Actualmente, Rose é secretária de Desportos e Lazer de Volta Redonda, cidade que recebe neste domingo o amistoso entre a Seleção Olímpica Brasileira e a Seleção do Estado do Rio de Janeiro.
Reza para que o filho seja recompensado com uma medalha olímpica e nem mesmo a concorrência do norte-americano Michael Phelps, principal adversário de Thiago, assusta a mãe coruja.
- Vale muito rezar. Hoje, o Phelps tem outros objetivos. Ele quer bater o recorde de oito medalhas de ouro olímpicas. O sonho e a meta do Thiago é ter uma medalha olímpica. Acho que os dois podem sair felizes - avaliou.
Thiago tem seis mínimos para Pequim. No entanto, Rose aposta em três provas para poder soltar a voz de felicidade:
- Ele tem mais hipóteses nos 400E, 200E e 4x200L.


Taça do Mundo Apresentada em Setúbal


A 3.ª edição da Taça do Mundo de Setúbal foi hoje apresentada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal (CMS), com a presença do presidente da FPN, Paulo Frischknecht, da presidente da CMS, Maria das Dores Meira, do director da prova, Luís Liberato Baptista, e dos nadadores Arseniy Lavrentyev e Daniela Inácio.

O dirigente federativo começou por agradecer à edilidade, que “há três anos teve a visão de apostar nesta disciplina vigente. O sucesso obtido nas duas edições anteriores justificou a aposta realizada e constitui um bom indicador para as próximas duas edições em que o contrato ainda vigora.” Paulo Frischknecht frisou que “a Federação fez uma aposta nesta disciplina nova e a essa aposta traduziu-se na presença de dois nadadores em Pequim.” Para o responsável, “o optimismo é tremendo, não só em termos de calendário desportivo, como de localização. A partir deste ano a prova será disputada no Parque Urbano de Albarquel, o que permite a sua realização em Julho. A edição de 2009 será também realizada no último fim-de-semana de Junho.”

Paulo Frischknecht realçou a presença em Setúbal de 13 nadadores que estão apurados para a estreia olímpica da disciplina e destacou a prova nacional que se irá realizar antes da Taça do Mundo.

Maria das Dores Meira afirmou que “2008 é um ano especial porque pela primeira vez a competição de 10 km vai fazer parte do calendário olímpico” e destacou “a presença aqui hoje do Arseniy Lavretyev e da Daniela Inácio, dois nadadores que desde a primeira edição nos honraram com a sua presença.”

A 3.ª Edição da Taça do Mundo de Setúbal vai contar com a participação de 32 nadadores, 13 dos quais apurados para a estreia olímpica das Águas Abertas, entre os quais o alemão Thomas Lurz, detentor de dez medalhas em Mundiais. Dos 32 nadadores, 20 são masculinos e 12 femininos, entre os quais 13 portugueses (nove rapazes e quatro raparigas).

A Taça do Mundo corresponde simultaneamente ao II Campeonato Nacional de Águas Abertas na distância de 10km, títulos que estão actualmente na posse de Daniela Inácio e Daniel Viegas.

A competição internacional será antecedida de uma prova nacional destinada a nadadores federados e federados Masters, com a distância de 2500 metros.

No final da prova e antes da cerimónia do pódio, os dez nadadores portugueses apurados para os Jogos Olímpicos de Pequim serão alvo de uma homenagem.



Veja o vídeo da Taça do Mundo em Setúbal em http://www.fpnatacao.pt/video_detalhe.php?idMedia=2686 .

segunda-feira, 23 de junho de 2008

3ª Etapa do Circuito "Comunidade de Madrid"


A 3ª Etapa do Circuito "Comunidade de Madrid" realizar-se-á nos dias 3, 4, 5 e 6 de Junho, e contará com a presença da selecção juvenil portuguesa.

Foram convocados 9 rapazes e 9 raparigas que se distribuirão pelas diferentes provas:


Masc.

Alexis Santos, SCP - 100C, 200C, 200E e 400E.

Diogo Silva, CNAL - 100M e 200M.

Gonçalo Gregório, SFUAP - 100C e 200C.

Gustavo Santa, CNLA - 400L e 1500L.

João Almeida, FCP - 100L, 200Le 400L.

João Sousa, GESP - 200B, 200E e 400E.

Miguel Saraiva, CFB - 100L e 200L.

Pedro Agostinho, SLB - 100B e 200B.

Ricardo Silva, CFV - 100B e 200B.


Fem.

Ana Lima, CL - 100L e 200L.

Ana Pina, SLB - 100B e 200B.

Ana Rodrigues, AEJ - 100L, 100B e 200B.

Cátia Martinheira, LDC - 100C e 200C.

Diana Rocha, EDV - 200L, 400L, 200E e 400E.

Eduarda Neves, SCB - 100M e 200M.

Filipa Tiago, SCP - 100L, 100M e 200M.

Inês Agostinho, SLB - 100C e 200C.

Patrícia Marinho, SCP - 400L, 800L e 400E.



Chefe da Comitiva - João Campos (FPN).

Treinador FPN - Bruno Freitas.

Treinadores Convidados - João Mendes (CNLA), Luís Ferreira (AEJ) e Rui Freitas (SFUAP).

Fisioterapeuta - Hugo Pinto.

Alonjamento - Ayre Gran Hotel Cólon.

sábado, 21 de junho de 2008

Phelps nada nove provas individuais na selectiva para os Jogos


O norte-americano Michael Phelps inscreveu-se em nove provas individuais na selectiva que definirá a equipa de natação Americana em Pequim. Dono de seis medalhas de ouro e duas de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Phelps tentará, em Pequim, bater o recorde de sete ouros olímpicos, conquistado por Mark Spitz, seu compatriota, em 1972, nos Jogos de Munique.


O nadador, de 22 anos, participará nos 100, 200 e 400 metros livres, 200 e 400 estilos, 100 e 200 costas, e 100 e 200 mariposa, abdicando apenas dos 50 e 1500L. Os dois primeiros de cada prova garantem vaga nos Jogos de Pequim, que começam em 8 de agosto. A selectiva começa no dia 29 de junho e tem um calendário idêntico ao dos Jogos Olímpicos, possibilitando a Phelps avaliar se consegue ou não suportar a maratona em Pequim.


Das nove provas nas quais se inscreveu, Michael Phelps tem o recorde mundial de quatro, sendo elas os 200L, 200M, 200E e 400E. Estes recordes foram, todos eles, obtidos nos Mundiais de Melbourne, em 2007.






Texto A TARDE ONLINE (adaptado) ( http://www.atarde.com.br/esporte/noticia.jsf?id=903832 ).

sábado, 14 de junho de 2008

Portugal vence Selecção do Algarve



A Selecção de Portugal entrou a vencer no 3.º Campeonato Internacional de Pólo Aquático, que está a decorrer em Loulé até domingo.

Durante a partida, o guarda-redes Ricardo Gonçalves venceu duas grandes penalidades.

Portugal joga amanha com Israel, às 12h15, e com a Suíça, às 20h00.


Algarve, 5 – Portugal, 11

Marcadores: Gilberto Lobo (2), Rui Moreira (2), Gonçalo Abrunhosa (1), João Silva (1), Fábio Bota (1) e Daniel Grácio (4).


quinta-feira, 12 de junho de 2008

Fernando Costa conquista prata em Barcelona


Fernando Costa alcançou a medalha de prata na prova de 1500 metros livres no último dia de competição da etapa de Barcelona do circuito Mare Nostrum, ao fazer a marca de 15:19.74.
O fundista português, que já tem mínimos para os Jogos Olímpicos desde as Universíadas de Banguecoque, quando estabeleceu o recorde nacional absoluto de 15:16.22, voltou a nadar abaixo do mínimo B (15:22,42). Fernando Costa foi apenas suplantado pelo dinamarquês Mads Glaesner, que nadou em 15:17.82.
Diogo Carvalho terminou a final A dos 400 metros estilos em 7.º, com o tempo de 4:27.40, enquanto Diana Gomes se classificou no 8.º posto nos 100 bruços (1:10.30).
Dos seis nadadores que participaram nas finais B Sara Oliveira foi a que obteve a melhor classificação, com o 2.º lugar (10.º da geral) nos 200 mariposa (2:14.57). Simão Morgado ficou em 3.º nos 100 mariposa (54.64), Alexandre Agostinho em 5.º nos 50 livres (23.16), final em Paulo Santos terminou na posição seguinte, com 23.27.
Carlos Almeida obteve a 6.ª posição nos 200 bruços (2:23.87) e Adriano Niz o 8.º lugar nos 100 costas (58.67).
Sara Madeira, que nas eliminatórias bateu o recorde nacional absoluto dos 100 livres, ao nadar em 56.80, ficou em 5.º lugar na final B e fixou a marca de 57.22, inferior ao máximo que vigorava até esta manhã (57.42). Sara Madeira está em Barcelona a competir em representação do clube, o Colégio Vasco da Gama, e ficou a apenas 43 centésimos de segundo do mínimo B para Pequim’08 (56.37).
De manhã, Pedro Oliveira disputou as provas de 100 costas (30.º, 1:00.02) e 100 mariposa (31.º, 56.72), Sara Oliveira ficou em 12.º nos 50 mariposa (28.26) e Tiago Venâncio em 20.º nos 50 livres (23.30). A prova de 200 livres contou com quatro presenças portuguesas, com Jorge Maia a obter o 19.º lugar (1:52.30), Fábio Pereira o 22.º (1:52.64), Diogo Carvalho o 34.º (1:54.22) e Tiago Venâncio o 36.º (1:54.39).
A Selecção Nacional vai disputar a etapa de Canet do Mare Nostrum, que decorre no sábado e domingo.



Site Oficial do Mare Nostrum ( http://www.marenostrumswim.com/ ).

Sara Madeira perto de Pequim


Sara Madeira, que está a competir em Barcelona em representação do clube, o Colégio Vasco da Gama, bateu ontem o recorde nacional absoluto na distância de 100 metros livres, ao fazer a marca de 56.80. O anterior recorde, que já lhe pertencia, durou apenas dez dias e era de 57.42. A nadadora, que se especializou em provas de mariposa, ficou a apenas 43 centésimos de segundo do mínimo B para Pequim’08 (56.37).




Site Oficial do Mare Nostrum ( http://www.marenostrumswim.com/ ).

Meeting do Porto, o melhor de 2008


Tendo como critério de avaliação os tempos do 1º e 8º classificados nas finais dos Meetings e dando um ponto ao melhor 1º e ao melhor 8º em cada prova individual, o melhor Meeting Internacional realizado em Portugal em piscina de 50 metros, foi o do Porto.

A 36ª edição do Meeting Internacional do Porto foi a melhor competição, quer em masculinos, quer em femininos. Se Coimbra ainda se aproximou em masculinos do Porto, já em femininos o Meeting da Póvoa de Varzim foi o 2º melhor, classificação também obtida em absolutos.

Mesmo realizado numa altura da época menos propicia a grandes marcas em piscina longa (Janeiro), o Meeting da Póvoa de Varzim teve um conjunto de resultados bem interessantes. De referir que esta foi apenas a sua 2ª edição, mostrando assim, que esta data tem futuro e que é uma aposta para manter.

O Meeting de Coimbra foi de extremos, se em masculinos lutou para ser o melhor, em femininos foi o mais fraco dos 4, ficando por absolutos na 3ª posição. A 4ª posição ficou para Loulé, que ao contrário dos dois últimos anos acabou por ter uma participação internacional muito mais discreta do que aquela a que nos vinha a habituar.


Martinheira esmaga recorde nacional Inf-A em Loulé


Recorde nacional para Martinheira

Cátia Martinheira do Louletano, a nadar em casa, “aniquilou” o recorde nacional do escalão INF A na prova dos 200C com o registo de 2:25.80. O anterior máximo pertencia à olímpica Petra Chaves com 2:28.14!

Elsa Dias faz Mínimos para o Europeu de juniores

A nadadora Elsa Dias SCB júnior de 2º ano, realizou o tempo de 2:21.63 na prova dos 200M, superando assim os exigentes 2:21.80 de mínimo para o Europeu Júnior a realizar em Belgrado.

Rui Costa VSC, Ana Mendes SLB, Maria Veloso CNAC e Sara Cruz ASAL voltaram a nadar abaixo dos mínimos para Belgrado, confirmando o seu bom momento mesmo nesta fase de carga.

Federação Andaluza vence por equipas

Só a Amadora conseguiu entrar no pódio colectivo, já que o domínio das selecções estrangeiras presentes não deu muitas hipóteses às equipas portuguesas. A Federação Andaluza venceu claramente com 773 pontos, seguido do CNA com 492 pontos e da selecção Dinamarquesa com 402 pontos. A equipa da casa foi 4ª classificada com 295 pontos.

As melhores performances

Duarte Mourão SAD foi o grande destaque da competição, já que obteve a pontuação máxima individual na prova dos 200E com o tempo de 2:04.58 (866pontos). Em femininos a mais pontuada foi Diana Gomes CNA com os 1:10.38 nos 100B (864pontos).

Em masculinos o 2º mais pontuado foi Alexandre Agostinho Portinado com os 23.00 nos 50L (861pontos). Simão Morgado CNA foi 3º com os 24.90 nos 50M (845pontos). Em femininos as espanholas Duane da Rocha Marce com os 2:14.97 nos 200C (861pontos) e Concepcion Badillo Diaz com os 32.90 nos 50B foram as melhores só atrás de Diana Gomes.




Veja os resultados do 6º Meeting Internacional de Loulé em http://results.fsn.ch/main.php?lang=pt&compid=13247751 .

Salgueiros com o 13º título em 14 anos


Um ano depois de ter perdido a primeira final em 13 consecutivas, a equipa do Salgueiros, agora comandada por Pedro Santos (substituiu o histórico Nuno Mariani), reconquistou o título, alcançando o 13º da sua história. O terceiro e decisivo encontro foi disputado ontem, em Campanha, acabando os nortenhos por vencer à tangente, por 9-8 (1-1, 4-3, 1-3 e 2-1), beneficiando, claramente, do facto de possuírem um banco mais bem recheado.
O Portinado perdeu a sua terceira final (segunda consecutiva) dando mostras de estar a fazer um trabalho completo e que o título será, apenas, uma questão de tempo (recorde-se que, antes de conquistar o primeiro dos 12 títulos consecutivos o Salgueiros perdeu três finais consecutivas). Rui Moreira foi considerado o jogador mais valioso do "play-off" (apontou 15 golos) e, simultaneamente, o melhor marcador da fase regular do Nacional, mostrando bem que é claramente o melhor jogador português de todos os tempos.
Paula Cruz, árbitra que não compareceu ao primeiro jogo fez-nos chegar a informação que avisara na sexta-feira a impossibilidade de comparência, e não no próprio dia.


Pedro Santos
"Merecemos a vitória"

"Era uma tremenda injustiça não vencermos. Fomos a melhor equipa ao longo de todo o campeonato, jogámos melhor e os nossos atletas foram de uma entrega extraordinária, conseguindo dar a volta, depois de estarmos a perder por dois", referiu o técnico dos novos campeões nacionais. "Mas concordo que não precisávamos de sofrer tanto e podíamos ter resolvido as coisas bem mais cedo", finalizou.

Texto O JOGO ONLINE ( http://www.ojogo.pt/24-109/artigo724531.asp ).

domingo, 8 de junho de 2008

Campeão é conhecido hoje



O Campeão Nacional da 1.ª Divisão masculina de pólo aquático é conhecido hoje, no 3.º jogo da Final do Play-Off, que se encontra empatada, com uma vitória para o Salgueiros e outra para a Portinado.

A equipa de Paranhos venceu o encontro de ontem por 10-7, com os parciais de 3-3, 3-1. 2-1, 2-2, e empatou a Final. Os algarvios tinham vencido por 12-11, após prolongamento, no primeiro jogo da Final, disputado no sábado passado.

O salgueirista Rui Moreira, ao apontar seis golos, foi o melhor marcador da partida.

O jogo decisivo está marcado para amanhã, às 15 horas, na Piscina da Campanhã, no Porto.

O Salgueiros foi campeão durante 12 anos consecutivos, interrompidos no ano passado, ao perder o título para a Amadora, enquanto a Portinado está a disputar a Final pela segunda época consecutiva.


terça-feira, 3 de junho de 2008

Daniela Inácio nomeada a melhor do mês



Daniela Inácio é a Nadadora do mês de Maio, depois de ter obtido a histórica qualificação para a prova de Águas Abertas dos Jogos Olímpicos, na estreia da disciplina no maior evento mundial.

A nadadora portuguesa conseguiu o apuramento ao alcançar a 11.ª vaga no Test Event realizado na capital chinesa no dia 31, terminando com o tempo de 2:04.29.6, a 3m41s1 da vencedora, a norte-americana Chloe Sutton (2:00.48.5).

Daniela realizou um sprint final de mil metros na prova de 10 quilómetros, garantindo o acesso aos Jogos Olímpicos, onde estarão presentes apenas as 25 melhores nadadoras mundiais da especialidade.

É a segunda vez que a internacional lusa que representa o Clube de Futebol “Os Belenenses” é nomeada para Nadadora do Mês. A primeira distinção ocorreu em Setembro de 2007.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Meeting do Porto


Sara Cruz (Académico de Leiria) garantiu os mínimos para os Campeonatos da Europa de juniores, ao fazer a marca de 1:04.10 nos 100 mariposa, no segundo dia do XXVI Meeting Internacional do Porto, aumentando para 17 o número de nadadores portugueses com «passaporte» para Belgrado (Sérvia).

A estafeta do Clube Fluvial Vilacondense, formada por Adriano Niz, Henrique Neiva, Fábio Pereira e Vasco Lopes, estabeleceu um novo recorde nacional sénior nos 4x50 estilos, com o tempo de 1:45.50. O anterior máximo (1:46.93) pertencia ao Sport Algés e Dafundo desde 2007.

Foram fixados três novos recordes do Meeting, nomeadamente por Damien Courtois (Suíça) nos 50 mariposa, com 24.65 nas eliminatórias e 24.26 nas finais, e por Roberta Panara (Lombardia) nos 100 bruços, com o tempo de 1:09.96.

Os triunfos portugueses ficaram a cargo de Nuno Quintanilha (Colégio Vasco da Gama), nos 200 mariposa (2:04.88) e Fábio Pereira (Fluvial Vilacondense), nos 400 livres (3:59.15).

No total dos dois dias de provas, foi estabelecido um novo recorde nacional absoluto, um recorde nacional sénior, sete recordes do Meeting, um mínimo para os Europeus juniores e a confirmação de um mínimo para os Mundiais Youth e Europeus juniores.

A Federação da Lombardia (Itália) confirmou o favoritismo e, ao somar 1054 pontos, venceu colectivamente o Meeting Internacional do Porto. República Checa, com 502, e FC Porto/Império Bonança, com 480, foram segundo e terceiro classificados, respectivamente.

O suíço Damien Courtois, com 891 pontos nos 50 mariposa (24.46), e a italiana Roberta Panara, com 879 pontos nos 100 bruços (1:09.96), foram considerados os melhores nadadores da competição.Participaram no cerca de 400 nadadores de nove diferentes nacionalidades.

Não se registaram mínimos para os Jogos Olímpicos de Pequim.




Daniela Inácio e Arseniy Lavrentyev nos Jogos Olímpicos


Arseniy Lavrentyev teve uma estreia de ouro sob as cores de Portugal. Tal como na véspera, Arseniy repetiu o 14º lugar de Daniela Inácio e carimbou o passaporte para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Lavrentyev beneficiou de 4 países colocarem 2 nadadores à sua frente (CZE, VEN, ISR, ESP) e de a Oceânia em Sevilha não ter colocado nenhum nadador fora do TOP 10 (Ky Hurst foi 5º e mais ninguém terminou classificado).
As condições do plano de água estavam bem mais difíceis do que as da véspera, já que o vento apareceu, provocando por isso uma prova bem mais dura, bem mais ao gosto de Lavrentyev. A classificação olímpica acabou por ser ironicamente contra o ucraniano Igor Chervynskiy, antigo companheiro de treinos e adversários nas piscinas da Ucrânia, com o português a vencer com 3 segundos de vantagem.
Neste momento de despedida da selecção nacional de Pequim e já com o regresso marcado para Agosto, ficam aqui os meus Parabéns aos dois novos Olímpicos de Portugal.


Esta madrugada no “Beijing's Shunyi Olympic Rowing-Canoeing Park”, Daniela Inácio foi 14ª classificada na prova dos 10km do Test Event. Esta foi a segunda e última prova de apuramento para os Jogos Olímpicos.
Daniela realizou a prova da sua vida e teve um final fortíssimo que lhe fez ganhar os lugares necessários para entrar em posição de classificação olímpica. O 14º lugar foi o bastante, uma vez que havia 11 lugares em aberto e houve 3 países com 2 nadadoras à sua frente: Itália, México e Eslovénia.
Estas 11 vagas também se proporcionaram graças a uma série de factores, já que à partida o número de vagas para o Test Event seria de apenas 9. Em Sevilha a melhor chinesa, ficou fora do TOP10, mas foi a melhor asiática, ou seja, sobrou mais uma vaga para o Test Event. Também em Sevilha os países africanos colocaram “apenas” Natalie du Toit em 4º e Velia Rensburg em 34º, mas como ambas eram Sul-Africanas, só Natalie obteve o passaporte, ficando assim a sobrar mais uma vaga para o Test Event.
Com tudo isto, Daniela Inácio tem mais é que festejar e começar já hoje a preparar-se para os históricos (por serem os primeiros) 10km olímpicos. Parabéns!


Textos BA (http://bebaagua.blogspot.com/).

Portinado em vantagem após 1º Play-off


PORTINADO (12) x SCS (11): 4-3; 1-2; 2-4; 2-0 (1-0; 2-2).


A Portinado está em vantagem na luta pelo título Nacional de pólo aquático, depois de ter vencido o Salgueiros (12-11) em Silves no passado Sábado dia 31 Maio, no 1º jogo do Play-off Final.
O encontro foi bastante equilibrado e muito disputado do início ao fim, proporcionando ao grande número de adeptos de ambas as equipas em Silves, um bom espectáculo de pólo aquático.
Apesar da grande “luta” dentro de água e da agressividade positiva que marcam as grandes finais, registou-se sempre muito respeito pelo adversário e Fair Play dentro e fora da água, sendo prova disso o número reduzido de expulsões.
O grande mérito do grande momento de pólo aquático que assistimos em Silves, deve-se à equipa de arbitragem, que desempenhou um excelente trabalho, mostrando grande mestria em gerir os momentos mais quentes da partida, agindo sempre como grande determinação.
Durante o jogo as duas equipas estiveram em vantagem, trocando a liderança do marcador. A diferença nos números era foi sempre mínima, um a dois golos, que em seguida se alterava para lado oposto.
Na entrada para o quarto período, a equipa visitante pela primeira vez, esteve em vantagem de dois golos, mas os jogadores portimonenses mostraram grande determinação, e não se renderam, reduziram a desvantagem para um golo.
A forma como deram a volta ao resultado, mostrou que os jogadores da Portinado estão a aprender a lição, pois durante o campeonato regular perderam ou empataram 4 jogos perto do final.
Quando já se pensava na derrota, e a apenas trinta segundos do fim da partida, a Portinado marcou, empatando assim e partida, obrigando o Salgueiros a prolongamento.
Nos dois períodos de prolongamento os jogadores da Portinado marcaram primeiros e não largaram mais a vantagem, acabando por merecidamente vencer o encontro.
Parabéns aos atletas pelo excelente jogo realizado, pelo bom trabalho de equipa, e pelo grande espírito de sacrifício que demonstraram, acreditando sempre que seria possível dar a volta ao resultado.
Destaque para o guarda redes Mycola Yanochko que esteve em grande plano, realizando grandes defesas, e oferecendo muita segurança à equipa.
Os marcadores forma; António Grácio e Evghenii (4 golos cada), Daniel Grácio (2), João Seixas e Ricardo Biss (1 golo cada), Ricardo Andrez, Tiago Oliveira, Filipe Oliveira, Miguel Silva, Bruno Canhoto, Ricardo Gonçalves.
O 2º Jogo do play-off está agendado para o próximo sábado (7 Junho), na piscina da Campanha (Porto). Caso o Salgueiros consegua equilibrar a desvantagem e vencer o jogo, o campeonato poderá ser disputado no dia seguinte no mesmo local.



domingo, 1 de junho de 2008

Phelps não sabe o nome de todos os seus adversários


Em entrevista exclusiva ao "Momento Olímpico", do SporTV, o americano Michael Phelps, hexacampeão olímpico em Atenas/2004, não se lembrava do nome do brasileiro Kaio Márcio, seu adversário nos 200m mariposa. Quando foi indagado sobre os melhores nadadores do Brasil, Phelps referiu Thiago Pereira, mas teve de pedir ajuda ao repórter para se lembrar de Kaio Márcio.




Sara Madeira bate recorde nacional



Sara Madeira estabeleceu um novo recorde nacional nos 100m livres com o tempo de 57.42, no primeiro dia do XXVI Meeting Internacional do Porto de natação, que decorre na Piscina Municipal de Campanhã.A nadadora do Colégio Vasco da Gama, que já era detentora do anterior máximo (57.96) desde Março, não conseguiu ainda atingir os mínimos para os Jogos Olímpicos, fixados em 56.37.

Joana Carvalho (FC Porto/Império Bonança) confirmou os mínimos para os Mundiais Youth e Europeus juniores nos 50 metros bruços, com o tempo de 33.79. O melhor registo da nadadora «azul e branca» é de 33.38, obtido há duas semanas em Coimbra.

Foram ainda estabelecidos quatro recordes do Meeting, por intermédio de Damien Courtois (Suíça), nos 100 mariposa com 53.95 – caiu o registo do russo Denis Pankratov (54.30) que já perdurava há 15 anos –, pelo italiano Matteo Pellicciari (Lombardia), nos 200 livres com 1:50.33, e por Lombardia na estafeta de 4x50 estilos femininos, com 1:56.55, e nos 4x50 livres masculinos, com 1:32.98.

Diogo Carvalho (Galitos), nadador com «passaporte» para Pequim que se tinha inscrito no Meeting do Porto, não esteve presente.

Os triunfos portugueses no primeiro dia de provas pertenceram a Sara Oliveira (FC Porto/Império Bonança), nos 200 mariposa (2:15.73), e a Fernando Costa (Leixões), nos 1500 livres (15:37.68). Ambos os nadadores já têm mínimos para as Olimpíadas.

A Lombardia, com 534 pontos, lidera a classificação colectiva. As eliminatórias de amanhã estão agendadas para as 9h00 e finais às 16h30.

ANNP homenageia Diana Guimarães

Antes do início das finais da tarde, a Associação de Natação do Norte de Portugal homenageou Diana Lobo Guimarães, atleta de natação adaptada com mínimos para os Jogos Paralímpicos de Pequim, que recebeu uma lembrança das mãos do presidente Aníbal Pires. A nadadora do FC Porto, detentora dos recordes nacionais nos 50, 100 e 200 livres, 50 costas, 50 e 100 bruços e 150 estilos, conta no seu currículo com medalhas de ouro em Mundiais e Europeus.