segunda-feira, 2 de junho de 2008

Daniela Inácio e Arseniy Lavrentyev nos Jogos Olímpicos


Arseniy Lavrentyev teve uma estreia de ouro sob as cores de Portugal. Tal como na véspera, Arseniy repetiu o 14º lugar de Daniela Inácio e carimbou o passaporte para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Lavrentyev beneficiou de 4 países colocarem 2 nadadores à sua frente (CZE, VEN, ISR, ESP) e de a Oceânia em Sevilha não ter colocado nenhum nadador fora do TOP 10 (Ky Hurst foi 5º e mais ninguém terminou classificado).
As condições do plano de água estavam bem mais difíceis do que as da véspera, já que o vento apareceu, provocando por isso uma prova bem mais dura, bem mais ao gosto de Lavrentyev. A classificação olímpica acabou por ser ironicamente contra o ucraniano Igor Chervynskiy, antigo companheiro de treinos e adversários nas piscinas da Ucrânia, com o português a vencer com 3 segundos de vantagem.
Neste momento de despedida da selecção nacional de Pequim e já com o regresso marcado para Agosto, ficam aqui os meus Parabéns aos dois novos Olímpicos de Portugal.


Esta madrugada no “Beijing's Shunyi Olympic Rowing-Canoeing Park”, Daniela Inácio foi 14ª classificada na prova dos 10km do Test Event. Esta foi a segunda e última prova de apuramento para os Jogos Olímpicos.
Daniela realizou a prova da sua vida e teve um final fortíssimo que lhe fez ganhar os lugares necessários para entrar em posição de classificação olímpica. O 14º lugar foi o bastante, uma vez que havia 11 lugares em aberto e houve 3 países com 2 nadadoras à sua frente: Itália, México e Eslovénia.
Estas 11 vagas também se proporcionaram graças a uma série de factores, já que à partida o número de vagas para o Test Event seria de apenas 9. Em Sevilha a melhor chinesa, ficou fora do TOP10, mas foi a melhor asiática, ou seja, sobrou mais uma vaga para o Test Event. Também em Sevilha os países africanos colocaram “apenas” Natalie du Toit em 4º e Velia Rensburg em 34º, mas como ambas eram Sul-Africanas, só Natalie obteve o passaporte, ficando assim a sobrar mais uma vaga para o Test Event.
Com tudo isto, Daniela Inácio tem mais é que festejar e começar já hoje a preparar-se para os históricos (por serem os primeiros) 10km olímpicos. Parabéns!


Textos BA (http://bebaagua.blogspot.com/).

Sem comentários: