A 3.ª edição da Taça do Mundo de Setúbal foi hoje apresentada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal (CMS), com a presença do presidente da FPN, Paulo Frischknecht, da presidente da CMS, Maria das Dores Meira, do director da prova, Luís Liberato Baptista, e dos nadadores Arseniy Lavrentyev e Daniela Inácio.
O dirigente federativo começou por agradecer à edilidade, que “há três anos teve a visão de apostar nesta disciplina vigente. O sucesso obtido nas duas edições anteriores justificou a aposta realizada e constitui um bom indicador para as próximas duas edições em que o contrato ainda vigora.” Paulo Frischknecht frisou que “a Federação fez uma aposta nesta disciplina nova e a essa aposta traduziu-se na presença de dois nadadores em Pequim.” Para o responsável, “o optimismo é tremendo, não só em termos de calendário desportivo, como de localização. A partir deste ano a prova será disputada no Parque Urbano de Albarquel, o que permite a sua realização em Julho. A edição de 2009 será também realizada no último fim-de-semana de Junho.”
Paulo Frischknecht realçou a presença em Setúbal de 13 nadadores que estão apurados para a estreia olímpica da disciplina e destacou a prova nacional que se irá realizar antes da Taça do Mundo.
Maria das Dores Meira afirmou que “2008 é um ano especial porque pela primeira vez a competição de 10 km vai fazer parte do calendário olímpico” e destacou “a presença aqui hoje do Arseniy Lavretyev e da Daniela Inácio, dois nadadores que desde a primeira edição nos honraram com a sua presença.”
A 3.ª Edição da Taça do Mundo de Setúbal vai contar com a participação de 32 nadadores, 13 dos quais apurados para a estreia olímpica das Águas Abertas, entre os quais o alemão Thomas Lurz, detentor de dez medalhas em Mundiais. Dos 32 nadadores, 20 são masculinos e 12 femininos, entre os quais 13 portugueses (nove rapazes e quatro raparigas).
A Taça do Mundo corresponde simultaneamente ao II Campeonato Nacional de Águas Abertas na distância de 10km, títulos que estão actualmente na posse de Daniela Inácio e Daniel Viegas.
A competição internacional será antecedida de uma prova nacional destinada a nadadores federados e federados Masters, com a distância de 2500 metros.
No final da prova e antes da cerimónia do pódio, os dez nadadores portugueses apurados para os Jogos Olímpicos de Pequim serão alvo de uma homenagem.
Texto FPN ( http://www.fpnatacao.pt/fpn.php?content=artigo_detalhe.php%3FidArtigo%3D2478%26idCategoria%3D5 ).
Veja o vídeo da Taça do Mundo em Setúbal em http://www.fpnatacao.pt/video_detalhe.php?idMedia=2686 .
Sem comentários:
Enviar um comentário