terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Phelps não vai quebrar recorde de ouros de Spitz, diz Thorpe

De acordo com o australiano e campeão olímpico Ian Thorpe o recorde do nadador norte-americano Mark Spitz, de sete medalhas de ouro numa única Olimpíada não é ameaçado pelo seu compatriota Michael Phelps nos Jogos de Pequim deste ano.
Dono de cinco medalhas de ouro em dois Jogos Olimpícos, o agora aposentado Thorpe disse que o alto nível dos adversários de Phelps impedirá que o recorde estabelecido por Spitz em Munique-1972, seja batido.
"Eu desejo-lhe o melhor. Não acho que ele vá conseguir, mas eu adoraria vê-lo fazer isso acontecer", disse Thorpe, de 25 anos, em visita a Pequim nesta segunda-feira.
"Existe uma coisa chamada competição. Não é apenas um atleta que estará a competir, e em muitas provas ele tem muitos adversários fortes", acrescentou o australiano, que deixou o desporto aos 24 anos.
Phelps, de 22 anos, que vai escolher um programa de competição em Pequim que lhe permite ter a chance de bater o recorde de Spitz, conquistou seis medalhas de ouro na Olimpíada de Atenas, em 2004.
Thorpe conquistou três ouros aos 17 anos nos Jogos de Sydney-2000, e fez a dobradinha dos 200 e 400 metros livres em 2004, Atenas.
Ele anunciou a sua aposentação em novembro de 2006, alegando falta de motivação para treinar e competir. O ex-nadador disse que está contente com a vida longe das piscinas e que não tem desejo de voltar a competir.
"Tenho um sentimento de voltar e nadar, não competitivamente, mas dura apenas cinco segundos, e depois passa", disse ele. "Nesses breves cinco segundos, é um pensamento ótimo, mas isso não vai acontecer até que eu possa pensar nisso por pelo menos cinco minutos."


Texto Reuters (adpatado) ( http://br.reuters.com/article/sportsNews/idBRN2846429320080128 ).

domingo, 27 de janeiro de 2008

Dia Olímpico na ANAveiro- escalões Infantis/Juvenis
AEJ com excelentes resultados


Realizou-se neste fim-de-semana, durante a tarde de sábado e a manhã de domingo, o Dia Olímpico, nas piscinas de Anadia, prova do calendário da ANAveiro.

Os 148 nadadores que participaram no torneio tinham que, obrigatoriamente, realizar 6 provas individuais, pela seguinte ordem: no Sábado, os 400m livres, os 100m costas e os 100m bruxos; no Domingo, os 200m estilos, os 100m mariposa e os 100m livres.

No escalão Inf-B, no sector masculino, foi vencedor, Rui Cardoso, do SCEspinho, com 1754pontos, a segunda posição foi para João Santos, do CDEstarreja, com 1723 pontos, e a terceira posição ficou para Marcelo Cardoso, do SCAveiro, com 1619 pontos. Ainda no sector masculino, mas no escalão Inf-A, houve uma grande disputa entre os dois primeiros classificados, no entanto, Diogo Catelas, da Associação Estamos Juntos, segurou-se na primeira posição do início ao fim, vencendo com 2455 pontos, Alcides Sousa, do Clube Desportivo Feirense, que ficou no segundo posto com 2414 pontos. Em terceiro ficou o nadador João Carlos Paula, do CGAveiro, com 2279.

Nos juvenis-B, o vencedor, com 2955 pontos, foi Emanuel Pinho, do CDFeirense, que inverteu as posições do escalão inferior, vencendo o atleta da AEJ, Diogo Moreira que fez 2744pontos. João Figueiredo, do CDACAmpinho, obteve, com 2714 pontos, a terceira posição. No escalão mais velho da prova, juvenis-A, Pedro Costa, do SCE, teve em destaque realizando 3372 pontos. O CGA ficou com a segunda e terceira posições neste escalão através dos nadadores Nuno Durão Pascoal, 2974 pontos, e Rui Costa Ferreira, 2937 pontos.

Em femininos ganhou no escalão Inf-B , a Ana Margarida Rodrigues do CGA, 2096 pontos, em segundo Daniela Ferreira da AEJ, 2054 pontos, e em terceiro Renata Castro Gonçalves do SCA, com 1806 pontos. No escalão Inf-A ficou Ana Costa no primeiro posto com 2551 pontos, no segundo Mariana Martins, com 2251 pontos, e no terceiro, Ana Albuquerque, 2146 pontos. A primeira atleta a pertencer a colectiva da AEJ, a segundo do CDF e a terceira à do SCBM. Inês Silva, da AEJ, ganhou com facilidade o escalão de Juvenis, somando um total de 3324 pontos. Alice Correia, também AEJ, ficou em segunda com 2929 pontos e Carolina Batel, CGA, em terceira com 2839 pontos.


A colectiva da AEJ, apesar da sua pouco numerosa constituição, foi, realmente, a equipa dominadora, totalizando seis medalhas em seis atletas, e lembre-se ainda, que não esteve em prova uma importante atleta desta equipa, Ana Rodrigues, que inclusive ganhou duas medalhas no II Meeting Internacional da Póvoa de Varzim.


Fim-de-semana interessante, com um óptimo ambiente nas piscinas de Anadia.
Estudo compara Thiago Pereira a Phelps

Phelps muito mais forte no estilo crawl




Thiago Pereira é o grande nome na natação do Brasil. Na véspera das Olimpíadas de Pequim, o nadador é a grande esperança de medalhas do país. Porém, Thiago vai encarar pela frente o monstro das piscinas, o americano Michael Phelps. O brasileiro nunca conseguiu vencer o adversário. Numa tentativa para explicar o por quê, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) realizou um estudo para comparar os dois nadadores e verificar os pontos fracos de Thiago para tentar diminuir a distância entre os dois nadadores.


De acordo com o estudo, os dois continuam empatados na mariposa, percorrem juntos o nado de costas e batem praticamente juntos nos bruxos. A grande diferença está no nado crawl. Segundo Paulo Cezar Marinho, do Departamento de Biomecânica da CBDA, Phelps abre uma grande diferença para Thiago devido a um problema de respiração do brasileiro:


- Quando ele respira para o lado direito, ocorre uma queda de resistência da braçada esquerda. Quando ele respira para o lado esquerdo, ocorre uma deficiência na mecânica da braçada direita - afirma.


O estudo também revelou que a braçada esquerda do nadador é muito superior à direita. Para Marinho, a diminuição dessa diferença pode ser alcançada, aumentando assim as chances de Thiago ao enfrentar o rival.




Phelps brilha nos EUA
Phelps, por outro lado, tem mostrado que seus adversários nas Olimpíadas terão que trabalhar muito para conseguir vencê-lo. Nesta segunda-feira, no Grand Prix da Califórnia, o americano nadou ainda mais rápido do que na sua última participação no torneio, no ano passado. Phelps ganhou duas das três provas que participou. Ele só foi superado no nado de bruxos, pelo medalhado olímpico Mark Gangloff.




segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

II Meeting da Póvoa de Varzim
Meeting que contou com um bom regresso de Tiago Venâncio e
ainda uma grande surpresa da atleta juvenil Ana Rodrigues ao conseguir chegar duas vezes ao pódio no meio de atletas mais velhas.
Na segunda jornada caiu o segundo recorde do Meeting, obtido pelo italiano Mirco di Tora nos 100m costas, com o tempo de 55.71. O anterior record era de 56.56.

Tiago Venâncio que regressou à competição após uma lesão nos joelhos, venceu os 50m mariposa com o tempo de 25.10 e os 100m livres na marca de 51.73.

A atleta Ana Rodrigues (1994), da Associação Estamos Juntos, escalão juvenil, obteve excelentes resultados chegando ao terceiro lugar do pódio nas provas de 100m e 200m bruxos com os tempos de 1.14.77 e 2.45.07, respectivamente.

Os italianos Mirco di Tora da equipa Azzurra 91, com 907 pontos nos 100m costas (55.71), e Wendy Lencelloti da colectiva Lombardia, com 838 pontos nos 200 livres (2:04.41), foram os nadadores com melhor performance no meeting.

O II Meeting da Póvoa de Varzim contou com uma participação de 362 nadadores, representando 56 clubes, vindos de Espanha, República Checa, Itália, Estados Unidos e Portugal, e uma selecção júnior de Israel.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Phelps inicia ano Olímpico com metas ousadas

Grande sensação dos Jogos Olímpicos de Atenas, o norte-americano Michael Phelps inicia a temporada 2008 neste sábado com grandes objetivos. A meta é bater o recorde de sete medalhas de ouro do compatriota Mark Splitz, conquistado nos Jogos de Munique, em 1972.
“É o maior ano de minha vida. Tenho objetivos consideráveis e terei de me dedicar muito de agora em diante”, afirma ele, que, depois de três semanas de treino de altitude no Colorado, iniciará a preparação em nove torneios seguidos – o primeiro é o Grand Prix do sul da Califórnia. “No final da pré-temporada, comecei a sentir-me bem novamente. Agora preciso de provas, para ver como estão os meus tempos e o que preciso de melhorar”.
Phelps também comentou sobre a pior lesão da sua carreira, ocorrida em outubro do ano passado. Na ocasião, o nadador quebrou o pulso direito ao escorregar quando tentava entrar no carro. Desse modo, ele ficou duas semanas longe das piscinas. “Demorei um tempo para recuperar os movimentos no meu pulso. Se eu pudesse passar este ano numa bolha para não me lesionar, eu faria-o. Só sairía de lá para nadar, comer e dormir”.


Meeting da Póvoa de Varzim

Após a primeira sessão do Meeting da Póvoa foram obtidos alguns resultados consideráveis. O Tiago Venâncio, que está em fase de adaptação após a sua lesão, ganhou o 100m Mariposa. Para além disto, é importante referir o recorde nacional dos 100C, categoria de INF A, por parte da atleta Catia Raquel Martinheira, com o tempo de 1:09.08, superando os 1:09.23 de Keissy Sousa de 1998. Na final classificou-se no 6º lugar, sendo a melhor portuguesa em prova. Hove ainda um record do meeting, batido pela estafeta feminina israelita com tempo de 4:21.88, nos 4x100m estilos.

Esperam-se outros resultados destes ou até de maior nível nas sessões de amanhã.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Campeonatos Nacionais de Inverno de Juvenis em Vídeo - Rio Maior...

A Câmara Municipal de Rio Maior anunciou ontem a realização dos Campeonatos Nacionais de Natação de Juvenis. nos dias 14, 15 e 16 de Março, no Complexo de Piscinas Municipais de Rio Maior.

A organização está a cargo da Federação Portuguesa de Natação e da Associação de Natação do Distrito de Santarém. Este evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Rio Maior e Desmor, E. M.

As provas têm início no dia 14, às 15h30.

As entradas para o público são gratuitas.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Torneio Nadador Completo - Infantis

Famalicão com dois nadadores completos








Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão conseguiu que dois dos seus nadadores fossem os mais completos no Torneio de infantis, que se realizou este fim-de-semana na Piscina Municipal de Paços de Ferreira, sob organização da Associação de Natação do Norte de Portugal.


No sector masculino, os famalicenses colocaram dois atletas no primeiro lugar: Infantis B – Luís Fernandes, com 2214 pontos, e Infantis A – Simão Alves, com 2729 pontos.


No sector feminino, Diana Durães (Foca – Clube Natação de Felgueiras), com 2610 pontos em infantis B, e Ana Gonçalves (FC Porto/Império Bonança), com 2828 pontos em infantis A, foram as nadadoras mais completas.


Participaram 216 nadadores (102 masculinos e 114 femininos), em representação dos seguintes 18 clubes: AD Fafe, AD Penafiel, Fluvial Portuense, Fluvial Vilacondense, CN Interior Norte, CN Valongo, CPN, Maia/Real Seguros, Colégio de Lamas, Foca – CN Felgueiras, FC Porto/Império Bonança, Gespaços, Ginásio de Santo Tirso, GDNVN Famalicão, Leixões, Lousada Séc. XXI, SSCM Paredes e V. Guimarães.







Infantis Femininos (B):




  1. Diana Durães (Foca – CN Felgueiras), 2610 pontos.

  2. Ana Sousa (V. Guimarães), 2405 pontos.

  3. Sofia Sousa (Foca – CN Felgueiras), 2391 pontos.


Infantis Femininos (A):




  1. Ana Gonçalves (FC Porto/Império Bonança), 2828 pontos.

  2. Guadalupe Pinheiro (Gespaços), 2812 pontos.

  3. Joana Miranda (V. Guimarães), 2768 pontos.




Infantis Masculinos (B):




  1. Luís Fernandes (Famalicão), 2214 pontos.

  2. Renato Domingues (Foca – CN Felgueiras), 2053 pontos.

  3. João Duro (Fluvial Portuense), 2037 pontos.


Infantis Masculinos (A):




  1. Simão Alves (Famalicão), 2729 pontos.

  2. António Rocha (AD Penafiel), 2553 pontos.

  3. Ruben Nunes (Gespaços), 2512pontos.

Pedia ainda, mais uma vez, que me adicionassem ao msn: paixaonomergulho@hotmail.com .

domingo, 13 de janeiro de 2008

Rebeca Gusmão, nadadora brasileira, é denunciada, e FINA analisa exames.

A nadadora Rebeca Gusmão sofreu ontem dois duros golpes. O promotor Alexandre Graça, da 17ªPromotoria de Investigação Penal da 1ªCentral de Inquéritos, denunciou a brasileira sob a acusação de falsidade ideológica. Quase ao mesmo tempo, a Fina (Federação Internacional de Natação) divulgou que amostras de dois exames seus revelaram urinas diferentes, reafirmando a suspeita de que ela fraudou exames antidoping no Pan do Rio.


Caso o Tribunal de Justiça do Rio aceite a denúncia, Rebeca pode ser condenada a pelo menos um ano de detenção.


A informação sobre o problema nos exames foi confirmado pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), que divulgou a discrepância após ser alertada pela Fina.


Em novembro, a brasileira foi suspensa preventivamente após a entidade internacional ter divulgado que foi encontrado a presença de testosterona no exame realizado no dia 13 de julho, data da abertura do Pan. O resultado positivo foi constatado em Quebec, no Canadá.


De acordo com a Fina, o caso foi encaminhado para o Painel de Doping. Se for punida pela federação internacional, Rebeca pode ficar até dois anos fora de competições esportivas.


No mês passado, foram retiradas, à nadadora brasileira, as suas quatro medalhas conquistadas nos Jogos Pan Americanos por causa do resultado positivo no exame. Ela foi condenada por doping pela Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana).


Rebeca havia conquistado dois ouros (50 m e 100 m livre), uma prata (4 x 100 m livre) e um bronze (4 x 100 m medley) nos Jogos. Tornara-se a primeira brasileira a ser campeã pan-americana na natação.


‘‘Estou surpreso [sobre a decisão do Ministério Público]. O próprio delegado, que ouviu todos os envolvidos, entendeu que não houve fraude no caso’’, disse o advogado Breno Tannuri, que representa a nadadora.


No mês passado, o delegado Marcos Cipriano não denunciou nenhum dos envolvidos no inquérito sobre a fraude nos dois exames da nadadora, que tinham urinas diferentes. Antes de enviar o inquérito ao Ministério Público do Estado do Rio, o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Saúde Pública do Rio alegou que não ficou “convencido que Rebeca manipulou a urina’’.


‘‘Além disto, a coleta foi bastante contestada. Por isto, decidi não denunciar ninguém’’, disse o delegado na época.


A fraude nos exames de Rebeca no Pan foi descoberta a pedido do médico Eduardo de Rose, que coordenou o antidoping dos Jogos do Rio e integra a Comissão Médica da Odepa.

O exame de DNA feito em amostras de urina da nadadora detectou mais de um doador. A coleta havia sido analisada pelo Ladetec, laboratório carioca responsável pelo antidoping no Pan. No total, a brasileira fez quatro exames durante o Pan.


‘‘Apesar da surpresa, será interessante para a Rebeca o caso ser aprofundado. Acredito na Justiça e sei que a nadadora é inocente’’, disse o advogado.


quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Sondagens

Na pergunta "Acha que algum portugês pode conseguir chegar a uma meia-final nos Jogos Olímpicos de Pequim?" 62,5% das votações foram para a resposta "Sim" e 37,5% foram para a "Não".

Agora foi lançada uma nova sondagem:


"Preferem que o blogue

continue com mais notícias internacionais mas também tenha nacionais
tenha mais notícias nacionais
tenha noticias internacionais e nacionais na mesma percentagem".


Espero que vote muito!!!!!!!!!!


Lembro ainda, mais uma vez, para me adicionarem no msn: paixaonomergulho@hotmail.com

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008


Atleta do ano por L'Equipe:

-Michael Phelps em 2º e Laure Manaudau em 10º.










O tenista suíço Roger Federer, número um do “ranking” ATP, foi eleito pelo terceiro ano consecutivo pelo prestigiado diário desportivo francês L’Equipe como o “Campeão dos Campeões” versão 2007. Ao conseguir a vitória pelo terceiro ano consecutivo igualou o feito do alemão Michael Schumacher, que havia vencido o prémio em 2001, 2002 e 2003. Federer superou o nadador norte-americano Michael Phelps, várias vezes campeão do mundo e olímpico, classificado em segundo lugar, e o campeão do mundo de ralis, o francês Sebastian Loeb, eleito pelo mesmo jornal como “Campeão dos Campeões franceses de 2007”, que ficou em terceiro.


Tabela dos 10 melhores classificados:

  1. Roger Federer (SUI/Ténis), 854 pontos;



  2. Michael Phelps (EUA/Natação), 447;



  3. Sebastian Loeb (FRA/Ralis), 261;



  4. Justine Henin (BEL/Ténis), 250;



  5. Tony Parker (FRA/Basquetebol), 222;



  6. Tiger Woods (EUA/Golfe), 222;



  7. Bryan Habana (AFS/Râguebi), 194;



  8. Kaká (BRA/Futebol), 179;



  9. Tyson Gay (EUA/Atletismo), 157;



  10. Laure Manaudou (FRA/Natação), 127.



Mais informações em sapo infordesporto ( http://infordesporto.sapo.pt/ ).





Pedia ainda que me adicionassem no msn: paixaonomergulho@hotmail.com e volto a repetir que o mail está disponível, também, num dos links abaixo.