quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Daniela Inácio em 13.º no Europeu


Daniela Inácio ficou ontem no 13.º lugar no Campeonato da Europa que está a decorrer até domingo na cidade croata de Dubrovnik, a apenas 12 segundos da vencedora, a russa Larisa Ilchenko, campeã do mundo e olímpica.

A internacional portuguesa fez uma excelente prova, sempre nas sete primeiras posições. Os 10 quilómetros foram disputados num ritmo muito duro, com muito contacto físico entre as atletas. A 200 metros da meta, quando estava no sexto lugar, Daniela Inácio foi abalroada por outra nadadora, submergiu, e quando voltou à superfície já estava na cauda do grupo da frente. Mesmo assim, a olímpica lusa conseguiu alcançar a menor diferença temporal de sempre para a vencedora, apenas 12 segundos.

Daniela Inácio terminou o circuito em 2:00:42.9, enquanto a campeã demorou 2:00:30.9. No segundo lugar ficou a italiana Martina Grimaldi (2:00:31.4) e a medalha de bronze foi conquistada pela compatriota Alice Franco (2:00:32.2).

A fundista lusa ficou à frente de algumas nadadoras conceituadas, nomeadamente a britânica Cassandra Patten (24.ª), medalha de bronze em Pequim’08, e a eslovena Jana Pechanova (17.ª), oitava classificada nos Jogos.

Portugal vai participar amanhã no Team Event dos 5km, prova que se disputa pela primeira vez nos Europeus absolutos. Na competição, cada equipa nacional é constituída por três elementos – dois rapazes e uma rapariga ou duas raparigas e um rapaz. A Selecção portuguesa é formada por Arseniy Lavrentyev, Daniel Viegas e Daniela Inácio. As equipas partem uma de cada vez com um minuto de diferença entre cada uma. Os três nadadores partem em simultâneo e no final dos 5km é contabilizado o tempo do 3.º e último atleta de cada equipa.


Daniela Inácio: “Estou a registar uma evolução muito boa”

No final da prova Daniela Inácio não conseguia esconder a tristeza pelos acontecimentos verificados no momento da chegada: “foi muito triste, vinha em 6.º quando uma nadadora passou por cima de mim. Submergi e quando voltei à superfície já tinha perdido várias posições e estava na cauda do grupo.” Contudo, para a nadadora, esta foi “mais uma experiência. Em cada prova vai-se aprendendo qualquer coisa e na próxima vez vou tentar evitar que isto aconteça.”

A prova “foi muito dura e disputada num ritmo forte desde o início. Houve imenso contacto físico, principalmente na viragem das bóias”, explicou.

Daniela Inácio considera que a competição teve aspectos positivos: “Consegui levantar muito menos a cabeça para me orientar, o que me fez poupar fisicamente. Estou a melhorar em alguns pormenores durante as provas, o que é positivo. Sinto que estou a registar uma evolução muito boa e consegui terminar a 12 segundos da primeira classificada, o que é excelente. O melhor registo que tinha era dos Jogos Olímpicos, quando fiquei a 1,30 minutos da vencedora.”


Sem comentários: