quinta-feira, 8 de maio de 2008

LZR melhora performance em 2%, diz estudo


O inovador LZR Racer, fato usado por 18 dos 19 nadadores que quebraram recordes mundiais neste ano em piscina de 50 m, melhora os tempos em até 2%, segundo um estudo do especialista francês.
Jean-François Toussaint, diretor do Instituto Francês de Investigação Biomédica e Epidemiológica do Desporto, baseou a investigação sobre a progressão fisiológica dos atletas na observação dos recordes e num cálculo estatístico, sem levar em conta os novos fatos.
Mesmo assim, Toussaint concluiu que as peças melhoram os tempos em até 2%. "Podemos imaginar uma prova de 100m livres em 46s e uma de 50m em 20s50", disse o francês.
Ele citou as três quebras de recorde dos 50m livres no período de um mês para demonstrar que as marcas, com o fato, caem numa velocidade maior que nos últimos 20 anos.
O francês Alain Bernard detém o recorde dos 100m livres, com 47s50. O australiano Eamon Sullivan é o detentor de melhor marca dos 50 m livre, com 21s28.
O trabalho de Toussaint tinha o objetivo de estabelecer limites dos recordes.
O fato "high tech" foi liberado pela Fina, a entidade que comanda a natação mundial, após estudos feitos pela federação.


1 comentário:

Anónimo disse...

estou mortinh por tê-lo