sexta-feira, 9 de abril de 2010

Multinations Youth: Êxito desportivo em Coimbra


Portugal ficou em 3.º lugar no Multinations Youth Meet realizado em Coimbra, prova em que obteve 18 medalhas (uma de ouro, cinco de prata e 12 de bronze), um recorde da competição e cinco máximos nacionais no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra.
A Selecção Nacional terminou no 3.º lugar colectivo, com 236 pontos. Na competição feminina, Portugal ficou classificado em 3.º, com 117 pontos e na prova masculina em 4.º, com 119. A Polónia venceu em masculinos, femininos e colectivo.
O recorde da competição foi obtido por Paula Oliveira nos 100 metros bruços (1:14.06).
Os recordes nacionais foram estabelecidos pela nadadora do escalão infantil A Inês Fernandes (100 costas, 1:07.15; 100 mariposa, 1:05.17 e 100 livres, 1:00.08) e pelo juvenil B Diogo Sousa (100 costas por duas vezes – 1:00.64 e 1:00.20).


Joana Reis: “Verdadeiro espírito de Selecção Nacional”
A treinadora assistente para as Selecções Jovens, Joana Reis, considerou que “conseguimos cumprir todos os objectivos, quer em termos de classificações e pódios individuais e de estafetas, quer em termos de recordes pessoais. Estes resultados ganham maior relevância pelo facto de todos os nadadores estarem a ter a primeira experiencia internacional e a Selecção ser bastante jovem, composta por alguns nadadores que na próxima época podem voltar a competir nesta prova.”
Joana Reis “realçou o verdadeiro espírito de Selecção Nacional, que fez com que todos se motivassem, e superassem a ansiedade e cansaço.“

Maria João Filipe: “Balanço deste fim-de-semana é muito positivo”
A directora desportiva, Maria João Filipe, afirmou que “o balanço deste fim-de-semana é muito positivo. O Multinations Youth, competição organizada pela FPN no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra, em que representaram Portugal vinte nadadores (dez rapazes e dez raparigas) que obtiveram o 3.º lugar na classificação colectiva ( 4.º nos rapazes e 3.º nas raparigas) e em termos individuais foram conquistadas 18 medalhas (uma de ouro, cinco de prata e 12 de bronze). Simultaneamente, a Selecção Nacional júnior competiu no Multinations na Polónia, onde teve também uma boa prestação, com a obtenção do 2.º lugar geral (3.º em rapazes e 2.º em raparigas, com 17 medalhas). De realçar também os mínimos para o Campeonato da Europa de juniores alcançados pelos jovens Alexis Santos, Gustavo Santa e Ana Rodrigues.”
A responsável acrescentou que “foram dois dias muito preenchidos, quer do ponto de vista desportivo, quer organizativo, considerando a estrutura humana da FPN, que teve de se desdobrar em seis acções. A nível desportivo, os dois Multinations referidos, o Torneio de Felgueiras onde a Selecção Nacional júnior feminina obteve o 4.º lugar, o Torneio das Seis Nações em Estocolmo com a obtenção do 2.º lugar por parte da Selecção absoluta masculina e no âmbito dos programas de Desenvolvimento Desportivo, o Festival de Estrelas em Portimão, evento onde participaram 150 jovens. Além destas provas teve lugar também no Complexo de Coimbra a Assembleia Geral da FPN, para aprovação do Relatório e Contas do ano de 2009.”


Texto FPN (http://www.fpnatacao.pt/).
Resultados - http://www.fpnatacao.pt/Resultados/multinationsyouth/index.html

Sem comentários: