terça-feira, 27 de janeiro de 2009

III Meeting Internacional da Póvoa de Varzim - Start-List


Já está disponível a start-list do III Meeting Internacional da Póvoa de Varzim que se vai realizar entre os dias 7 e 8 de Fevereiro. As eliminatórias serão realizadas na parte da manhã destes dias, já as finais terão lugar à tarde. A start-list encontra-se disponivel em http://results.swimrankings.net/main.php?lang=pt&compid=14748364 .

Site oficial do Meeting (http://www.annp.pt/povoameeting09/).

Luxemburgo: 16 medalhas no total


Portugal encerrou hoje a participação no 11.º Luxemburgo Euro-Meet, durante o qual conquistou um total de 16 medalhas no escalão júnior (duas de ouro, oito de prata e seis de bronze).

As medalhas de ouro foram conquistadas por Luís Vaz (200 livres) e Rui Costa (1550 livres), as de prata foram alcançadas por Alexis Santos (200 costas), André Silva (100 bruços), José Gonçalves (400 livres), Luís Vaz (100 livres), Miguel Oliveira (200 estilos), Rui Costa (200 livres) e Sara Cruz (100 e 200 mariposa), enquanto as de bronze foram obtidas por Alexis Santos (100 costas), Ana Monteiro (200 mariposa), Diana Rocha (400 estilos), Joana Rodrigues (400 livres), Joana Santos (800 livres) e Susana Oliveira (100 costas).

Esta tarde realizaram-se as Finais A e B das provas da manhã, para as quais ficaram apurados respectivamente as dez melhores marcas absolutas e do 11.º ao 20.º tempos.

Nos 100 metros bruços, André Silva terminou no 5.º lugar, a apenas um centésimo de segundo do seu recorde pessoal (1:04.55. Ricardo Varela classificou-se em 8.º lugar (1:05.48), Pedro Agostinho em 13.º (1:07.30, novo recorde pessoal) e Ricardo Silva em 16.º (1:07.73).Marta Abreu foi a portuguesa melhor classificada nos 200 metros costas, com o 5.º posto (2:25.27). Marta Marinho terminou em 12.º e voltou a melhorar o máximo pessoal (2:26.22), Patrícia Oliveira acabou em 15.º (2:30.48) e Ana Raquel Miranda em 20.º (2:31.97).

Alexis Santos, que de manhã subiu ao segundo lugar do pódio júnior, obteve o 7.º posto nos 200 costas, com 2:12.56.

A Final A dos 400 livres registou três presenças lusas: Marta Saraiva (7.ª, 4:31.90), Joana Rodrigues (9.ª, 4:33.19) e Joana Santos (10.ª, 4:36.94).

José Gonçalves terminou a prestação no Luxemburgo com o 8.º posto nos 400 livres (4:06.68), depois de ter alcançado a prata de manhã.

Sara Cruz arrecadou a 9.ª posição nos 100 metros mariposa, com 1:03.78, prova em que Filipa Tiago atingiu o 13.º posto (1:05.38, recorde pessoal).

Nos 100 bruços, Joana Carvalho (1:14.38) obteve o 10.º lugar, a mesma posição de Luís Vaz nos 200 livres (53.22).

Miguel Oliveira conseguiu um novo máximo pessoal nos 100 mariposa, ao fazer a marca de 57.08 (14.º).

Ana Sofia Leite obteve o tempo de 32.75 nos 50 costas, que equivaleu ao 18.º lugar.



Site Oficial da Competição




sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Phelps: "Nunca mais nado oito provas numa grande competição"


A expecional performance de Michael Phelps nos Jogos de Pequim não se repetirá. O nadador americano, que na China conseguiu um feito inédito ao conquistar oito ouros, avisou que não pretende repetir a façanha em Londres 2012. As informações são do jornal britânico "The Guardian".

- Nunca mais nado oito provas numa grande competição - avisou.
Phelps não tem grandes ambições para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Cansado do ritmo intenso que tem tido desde 2001, ano em que disputou o seu primeiro Mundial, agora, o nadador quer apenas aproveitar.

- Acho que vou ter mais tempo para aproveitar todas as experiências. Às vezes, poder estar nas aquibancadas, aplaudindo. Quando se nada em tantas provas, só se come, dorme, nada, come, dorme, nada. Então, o que penso para o futuro, é poder divertir-me e apoiar e aplaudir - explicou.

Desde o fim das Olimpíadas de Pequim, o fenómeno das piscinas deixou claro que queria descansar e desfrutar das suas conquistas. No último semestre, Phelps viajou e divertiu-se muito. Apenas recentemente, em 2009, ele voltou aos treinos ao lado do seu técnico Bob Bowman.


Taça do Mundo de Santos no sábado


Arseniy Lavrentyev e Daniela Inácio vão iniciar no sábado em São Paulo (Brasil) a época de Águas Abertas, com a participação na Taça do Mundo de Santos.

A prova terá um nível competitivo muito alto, com a presença de campeões mundiais e medalhistas olímpicos, nomeadamente os vencedores do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas em 2008, o italiano Valério Cleri e a alemã Angela Maurer, e os medalhistas em Pequim 2008 – os ingleses David Davies, medalha de prata, e Cassandra Patten, bronze.

A prova masculina da Taça do Mundo de Santos terá início às 10h10 locais (08h10 em Portugal continental) e a feminina às 10h15. A Maratona Aquática terá a participação de nadadores de 13 países: Alemanha, Brasil, Bulgária, Canadá, Croácia, Chile, Eslovénia, França, Holanda, Inglaterra, Itália, México e Portugal. A prova masculina tem 34 atletas inscritos e a feminina 23.


Phelps e Coughlin, os melhores dos EUA


O tempo passa e os prémios de desportista do ano de 2008 vão-se acumulando, desta feita, foi o melhor dos EUA, prémio que recebeu hoje do Comite Olímpico dos Estados Unidos.

O prémio para a melhor desportista dos EUA de 2008 foi divido pela também nadadora Natalie Coughlin (ouro aos 100C em Pequim) e pela ginasta Nastia Liukin.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Michael Phelps vai aos 100 livres


O futuro de Michael Phelps vai-se desvendando, e já se começa a saber as provas que vai nadar no Mundial deste ano, em Roma. Segundo Mark Schubert, DTN norte-americano, Phelps "vai tentar ganhar medalhas em novas provas, onde não competia".

"Ele vai dedicar-se a distâncias como os 100 livres, 100 costas e 100 mariposa, onde pretende tornar-se número um", diz Schubert, que não se preocupa pelo facto de os treinos de Phelps só terem começado há uma semana.


Estreia do olímpico Rafed El-Masri


O alemão Rafed El-Masri vai estrear-se na terceira edição do Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, que se realizará nos dias 7 e 8 de Fevereiro, nas Piscinas Municipais daquela cidade. O nadador do Neukölln Berlin, que participou nos Jogos Olímpicos de Atenas e Pequim, é recordista do seu país nos 50 metros livres (21.86).

Outros atletas de renome já confirmaram a presença na prova poveira. O italiano Mirco di Tora, recordista do Mundo – percurso de costas (23.95) da estafeta de 4x50 metros estilos (1:32.91) nos Europeus da Croácia –, nadou os 100 metros costas e integrou a estafeta italiana dos 4x100 metros estilos nos Jogos Olímpicos de Pequim.

O nadador italiano participou na segunda edição do Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, estabelecendo um novo recorde da prova nos 100 metros costas, com o registo de 55.71, marca que lhe valeu o prémio de melhor nadador da competição.

Rudy Goldin, recordista italiano nos 50 e 100 metros mariposa, também já confirmou a presença na Póvoa de Varzim. O nadador transalpino, em representação da Federação da Lombardia, já esteve presente na primeira edição na prova. Depois de competir nos Mundiais de Melbourne e nos Europeus de Rijeka, Goldin é um sério candidato a colocar o seu nome na lista de recordistas do Meeting da Póvoa de Varzim.

À lista das principais figuras da prova, juntam-se os norte-americanos Ben Hesen, Kevin Swander e Todd Patrick, de Indiana University Club Paradise.
Ben Hesen regressa a Portugal, depois de ter participado no Meeting Internacional do Porto de 2007, sendo o primeiro norte-americano a competir na prova portuense.

Considerado o melhor nadador dos Campeonatos Universitários Americanos deste ano, Hesen, nos 100 metros costas, foi finalista da equipa olímpica para Pequim nos «trials», obtendo a quinta posição com o tempo de 53.68. Hesen, de 22 anos, tem competido pela selecção norte-americana em várias provas internacionais.

Kevin Swander fará a sua segunda participação no Meeting poveiro. Especialista em bruços, o nadador norte-americano, de 24 anos, conta no seu curriculum com vários pódios nos Campeonatos Universitários.

Todd Patrick, que também foi finalista da equipa olímpica nos «trials», desta feita nos 200 metros estilos, vai estrear-se numa competição portuguesa. Tem vários pódios nos Campeonatos Universitários.

Esta será uma prova de avaliação para os principais nadadores portugueses. A mudança desta edição para o mês de Fevereiro – as duas primeiras realizaram-se em Janeiro, em pleno arranque de época de competições em piscina longa – justifica-se pela maior probabilidade de serem obtidas melhores marcas.



Mirco di Tora na Póvoa



O recordista do Mundo Mirco di Tora confirmou a presença no III Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, que se realizará nos dias 7 e 8 de Fevereiro, nas Piscinas Municipais daquela cidade. O nadador italiano fez o percurso de costas (23.95) da estafeta de 4x50 metros estilos nos Europeus da Croácia que estabeleceu um novo máximo mundial (1:32.91).

Di Tora nadou os 100 metros costas e integrou a estafeta italiana dos 4x100 metros estilos nos Jogos Olímpicos de Pequim. O recordista italiano participou na segunda edição do Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, estabelecendo um novo recorde da prova nos 100 metros costas, com o registo de 55.71, marca que lhe valeu o prémio de melhor nadador da competição.

Rudy Goldin, recordista italiano nos 50 e 100 metros mariposa, também já confirmou a presença na Póvoa de Varzim. O nadador transalpino, em representação da Federação da Lombardia, já esteve presente na primeira edição na prova. Depois de competir nos Mundiais de Melbourne e nos Europeus de Rijeka, Goldin é um sério candidato a colocar o seu nome na lista de recordistas do Meeting da Póvoa de Varzim.

À lista das principais figuras da prova, juntam-se os norte-americanos Ben Hesen, Kevin Swander e Todd Patrick, de Indiana University Club Paradise.Ben Hesen regressa a Portugal, depois de ter participado no Meeting Internacional do Porto de 2007, sendo o primeiro norte-americano a competir na prova portuense.

Considerado o melhor nadador dos Campeonatos Universitários Americanos deste ano, Hesen, nos 100 metros costas, foi finalista da equipa olímpica para Pequim nos «trials», obtendo a quinta posição com o tempo de 53.68. Hesen, de 22 anos, tem competido pela selecção norte-americana em várias provas internacionais.

Kevin Swander fará a sua segunda participação no Meeting poveiro. Especialista em bruços, o nadador norte-americano, de 24 anos, conta no seu curriculum com vários pódios nos Campeonatos Universitários.

Todd Patrick, que também foi finalista da equipa olímpica nos «trials», desta feita nos 200 metros estilos, vai estrear-se numa competição portuguesa. Tem vários pódios nos Campeonatos Universitários.

Esta será uma prova de avaliação para os principais nadadores portugueses. A mudança desta edição para o mês de Fevereiro – as duas primeiras realizaram-se em Janeiro, em pleno arranque de época de competições em piscina longa – justifica-se pela maior probabilidade de serem obtidas melhores marcas.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Phelps nega suposto abandono precoce da natação


Depois de voltar ao Cubo D’Água para a gravação de uma publicidade, Michael Phelps revelou os planos para o futuro no lugar em que se consagrou na natação mundial, ganhando 8 medalhas nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Após bater inúmeros recordes mundiais e ultrapassar o número de medalhas conquistadas pelo conterrâneo Mark Spitz (7 medalhas numa mesma competição), especulou-se se Phelps teria motivos para continuar a nadar... Mas o atleta negou a suposta aposentadoria precoce.
“Haverá momentos em que eu vou acordar e dizer pra mim mesmo 'Eu não quero mais isto'. Mas ainda há muitos objetivos e marcas que eu quero alcançar nos próximos eventos. Não me vou aposentar enquanto eu não os atingir”, afirmou.
Ele ainda revelou os seus planos para 2009. “Estou longe da minha melhor forma, mas falei com meu técnico hoje, e terça-feira será o dia oficial de começar a treinar. Quatro meses é o tempo máximo em que eu já estive longe da piscina. Sei que as dores serão fortes nos primeiros meses”, confirmou.
O próximo grande compromisso de Phelps será em julho, quando disputará o Mundial de Roma. Ele revelou que o torneio, para ele, será o início de sua preparação para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, mas confirmou que a pressão será menos desta vez. “Eu estarei mais relaxado nestes próximos quatro anos. Com certeza, teremos uma programação bem mais leve do que a que eu fiz para Pequim”, afirmou.


Em plena crise, Phelps factura em publicidade


Mesmo em época de recessão, Michael Phelps não se pode queixar. Depois dos inéditos oito ouros em Pequim, o nadador de Baltimore começou a facturar em grande, e em breve será um dos desportistas mais bem pagos dos Estados Unidos, embora longe de Tiger Woods.

A juntar aos milionários contratos que já tinha com a Speedo e com a Omega, Phelps assinou com Visa, PowerBar, AT&T e Kellogg's e está neste momento em Pequim, para fazer publicidade à Mazda, que vai despedir 1300 trabalhadores por quebra nas vendas.


segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Phelps de volta ao Cubo D'Água


O americano Michael Phelps voltou ao Cubo D'Água, na China, palco onde se consagrou como o maior medalhista de ouro numa edição de Jogos Olímpicos. Mas desta vez Phelps não precisou de nadar. A ida de Phelps ao Cubo D'Água teve como fim a gravação de um comercial de TV, algo que lhe rendeu 1 milhão de dólares.
Familiarizado com Cubo D'Água, Phelps quer aproveitar o seu reencontro com a piscina em que fez história.
- Espero treinar um pouco antes de voltar para casa. Quando isso acontecer será a hora de voltar para a piscina e realmente iniciar os treinos para os próximos quatro anos - disse Phelps, que comentou a emoção de voltar à China:
- Há muitas mémorias, alguns flashbacks do tempo em que cheguei aqui e fui pela primeira vez para a Vila Olímpica.
Na Olimpíada de Pequim Phelps conquistou oito medalhas de ouro e desbancou seu compatriota Mark Spitz, que conquistara sete ouros na Olimpíada de Munique.





Portinado continua líder


O Portinado continua a liderar isolado a classificação do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão de pólo aquático, ao somar a nova vitória em nove jogos.A equipa de Portimão foi à piscina do Fluvial, último classificado, vencer por 21-3, com os parciais de 0-5, 1-5, 1-7, 1-4 e soma 27 pontos.

Na 9.ª jornada os cinco primeiro classificados arrecadaram triunfos. O Salgueiros levou de vencida o Louletano, na Quarteira, por 20-12 (4-4, 2-7, 3-3, 3-6), a Amadora bateu o CPN no seu reduto por 18-9 (1-6, 2-6, 5-2, 1-4), o Paredes derrotou fora o Belenenses por 11-5 (0-2, 1-2, 2-5, 2-2) e o CDUP/Liberty recebeu e conquistou os três pontos frente ao Vitória de Guimarães (12-4, com os parciais de 3-1, 1-0, 7-2, 1-1).

Rui Moreira, do Louletano/INUAF/VTG é o melhor marcador, com 45 golos, seguido do salgueirista Miguel Marini (42). No terceiro posto estão Evghenii Trubetcoi (Portinado) e Gonçalo Abrunhosa (Amadora), ambos com 40 golos apontados.




2ª Divisão - Pólo Aquático


Aminata, Sporting, CNAC e Lousada foram os vencedores da 2.ª jornada do Campeonato Nacional masculino da 2.ª Divisão de pólo aquático.

O Aminata e o Lousada são as únicas equipas invictas, tendo vencido respectivamente o Povoense por 14-2 (6-3, 4-2, 1-5, 3-2) e o Gondomar por 9-6 (4-3, 2-1, 2-0, 1-2).

O Sporting e o CNAC somaram os três primeiros pontos, mercê dos triunfos frente ao SC Espinho (20- 7, com os parciais de 4-2, 6-3, 5-1, 5-1) e Apolos (12-6, 2-2, 3-2 5-1,2-1).




Diogo Carvalho - Atleta do Mês


Diogo Carvalho é o Nadador do mês de Dezembro, nomeação que recebe pela sexta vez, segunda consecutiva, em virtude das óptimas prestações que alcançou no Europeu de piscina curta e no Campeonato Nacional de Clubes, com cinco recordes nacionais e quatro máximos pessoais.

O olímpico português começou o Campeonato da Europa, no dia 11, com o melhor tempo nas eliminatórias nos 200 metros estilos, o novo recorde nacional absoluto de 1:55.98. O nadador do Galitos de Aveiro melhorou a marca que tinha estabelecido em Novembro, de 1:57.40. Na final voltou a bater o recorde, retirando três centésimos de segundo ao máximo, ao nadar em 1:55.95, que correspondeu ao 5.º lugar.

Foi a quarta competição em que Diogo Carvalho participou numa final, depois do Europeu de piscina curta de Debrecen 2007, do Europeu de piscina longa de Eindhoven 2008 e do Mundial de piscina curta de Manchester 2008.

No dia seguinte, nos 100 metros livres, melhorou a marca pessoal em 73 centésimos de segundo, ao nadar em 49.03, correspondente ao 44.º lugar.

Diogo Carvalho qualificou-se para a final dos 200 metros mariposa, com um novo recorde absoluto. O nadador português terminou as eliminatórias no 8.º posto, com o tempo de 1:54.13, melhorando o máximo de 1:55.50 que lhe pertencia desde o Mundial de Manchester, realizado em Abril do ano passado.

O nadador apurou-se pela segunda vez consecutiva para duas finais do Europeu de piscina curta, feito que antes só tinha sido alcançado por José Couto.

Na final terminou no 8.º posto, com 1:55.28.

No último dia de competição na Croácia, Diogo Carvalho igualou o recorde nacional absoluto dos 50 metros mariposa, ao fazer a marca de 23.85, correspondente ao 20.º lugar. O nadador de Aveiro igualou o tempo estabelecido por Tiago Venâncio no Mundial de Manchester, em Abril do ano passado.

Nos 200 livres masculinos, melhorou o seu recorde pessoal, ao nadar em 1:46.65, apenas três décimos de segundo acima do recorde absoluto de Adriano Niz, que vigora desde o Europeu de Triste. O nadador, que tinha como melhor marca 1:46.95, terminou em 29.º.

No dia 21, no Campeonato Nacional de Clubes realizado em Sines, o atleta nascido em Coimbra baixou o seu próprio máximo de Portugal nos 400 estilos, ao fazer a marca de 4:08.34, seis segundos abaixo do registo anterior (4:14.08).

Diogo Carvalho fixou ainda dois recordes pessoais nos 100 e 200 livres, na abertura das estafetas do seu clube, ao alcançar os registos de 48.51 e 1:46.41. Nos 200 mariposa, realizou a sua segunda melhor marca de sempre (1:54.96).

A escolha do Nadador do Mês de Dezembro foi particularmente difícil, face às excelentes prestações alcançadas por vários atletas, como Alexandre Agostinho (recorde nacional dos 50 livres por três vezes e recorde nacional dos 100 livres), Sara Loureiro (recorde nacional dos 100 e 200 livres), Nádia Vieira (recorde nacional dos 400 estilos por duas vezes) e Patrícia Conceição (recorde nacional dos 50 livres). Não fosse Diogo Carvalho estar “on fire” e a nomeação teria distinguido um destes nadadores.


quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Nadadores do Mês


Mês de Novembro

Diogo Carvalho é o nadador de Novembro, distinção que recebe pela quinta vez, no mês em que bateu o recorde nacional sénior e absoluto dos 200 metros estilos, ao fazer a marca de 1:57.40, no Meeting Internacional de Tavira.
O nadador olímpico retirou 22 centésimos ao seu anterior máximo nacional (1:57.62), estabelecido no Europeu de piscina curta realizado em Dezembro do ano passado em Debrecen (Hungria).
Além do máximo absoluto, Diogo Carvalho venceu mais três provas estabelecendo recordes do Meeting de Tavira, com marcas muito próximas dos seus recordes pessoais, nas provas de 100 mariposa (53.17), 200 mariposa (1:56.28) e 100 estilos (56.41).


Mês de Outubro

Gilberto Lobo, pivot da equipa de pólo aquático do Sport Comércio e Salgueiros, conquistou no dia 11 a Supertaça Carlos Meinedo, o 30.º título da sua carreira, motivo pelo qual foi nomeado Atleta do Mês de Outubro.

Com 40 anos, Gilberto Lobo é capitão do Salgueiros e da Selecção Nacional, e um dos jogadores com mais internacionalizações de sempre. É o jogador mais antigo do Salgueiros e esteve presente em todos os títulos do clube.

Jogador polivalente, que consegue actuar em todas as posições, Gilberto Lobo soma no seu curriculum 13 Campeonatos Nacionais, dez Taças de Portugal, cinco Supertaça Carlos Meinedo e dois títulos de Campeão Nacional da 2.ª Divisão.