sexta-feira, 26 de março de 2010

NCAA começa hoje


Inicia-se hoje o NCAA, no McCorkle Aquatic Pavilion da Universidade de Ohio State, e ir-se-á prolongar até dia 28.
Os portugueses Carlos Almeida e Pedro Oliveira estão presentes na competição, em representação da Universidade de Louisville.
Segue os resultados em directo em http://championships.coloradotime.com/men10/.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Campeonatos Regionais JUN/SEN ANNP/ANMIN

Data: 19, 20 e 21 de Março
Local: Complexo Olímpico de Piscinas da Póvoa de Varzim


Melhores Performances:

Fem:
1º Sara Oliveira, FCP - 200M (2:14.93) - 765 pontos



Masc:
1º Fábio Pereira, CFV - 200M (2:06.47) - 685 pontos


Resultados - http://www.annp.pt/provas0910/crjunsenpl/index.html

Campeonatos Regionais JUN/SEN e Open de Lisboa


Data:19, 20 e 21 de Março
Local: Complexo Olímpico de Piscinas do Estádio Universitário de Lisboa - EUL (piscina longa)

Melhores performances
Masc
1º Simão Morgado, CNA - 50M (25.22) - 703 pontos


Fem
1º Ana Brito, SLB - 50B (33.61) - 697 pontos


Resultados - http://www.anatl.pt/Resultados/20092010/14_CRJS_OPEN_LIS_0910/

sábado, 20 de março de 2010

Multinations Youth Meet - Nadadores Nacionais já estão Seleccionados


No seguimento do Plano de Alto Rendimento e Selecções Nacionais de Natação Pura 2010, a FPN informa que a participação nacional no Multinations Youth Meet, que decorrerá nos próximos dias 27 e 28 de Março, em Coimbra, Portugal, a par do Multinations Junior Meet, na Polónia, será como se segue:

Femininos: Ana Gomes CFV, Ana Carvalho CNAC, Ana Margarida Rodrigues CGA, Ana Marta Miranda SFUAP, Bruna Dantas SCP, Diana Durães FOCA, Inês Fernandes SCP, Inês Paiva SAD, Isabel Abreu CFB, Paula Oliveira FCP.

Masculinos: Carlos Pedrosa CNPD, Diogo Gomes Sousa, CNCVG, Gustavo Madureira AAC, João Santos CNOL, Luís Fernandes GDNVNF, Paulo Janeiro CNLA, Pedro Santos SAD, Ruben Nunes GESP, Tiago Oliveira LSC, Tomá Silva FCP.


Enquadramento técnico:
Chefe de Delegação: Eugénia Cunha
Treinadores FPN: Joana Reis
Treinadores Convidados: Ana Vasco (SCP), Edgar Andrade (CNCVG), Francisco Xavier
(FOCA), Slava Poliakov (CFB).
Fisioterapeuta: Maria João Gomes

“Profilaxia da violência”


Não tendo a Direcção da FPN o hábito de dar importância aos inúmeros ataques, que, com um inaudito carácter sistemático, emanam do Sr. Joaquim Sousa, nas diferentes publicações que subscreve, designadamente no site Chlorus, não pode desta vez deixar de manifestar a sua posição, face ao Editorial, que com data de 18 de Março de 2010, o mencionado cronista ali assinou. Remetendo-se ao silêncio, poderá ser co-responsabilizada, no futuro, por eventuais atitudes de violência, física ou verbal, ou incumprimento de preceitos estatutários ou regulamentares, por parte dos diversos agentes desportivos envolvidos numa das disciplinas que tutela, mais concretamente a do Pólo Aquático, que seguramente a tal se verão incentivados por força do apelo à “bastonada” que é o mote do citado Editorial.

Na verdade, numa atitude que se nos afigura pouco condigna com a responsabilidade de alguém que, para além de jornalista e cronista, é, também, assessor de Imprensa e responsável pelo Departamento de Comunicação da Associação de Natação do Norte de Portugal, o Sr. Joaquim Sousa, sistematicamente procura, escudando-se na crítica a um alegado autoritarismo do titular do cargo de Presidente da Direcção, que é, também, por mérito democraticamente reconhecido, membro do Bureau da FINA, pôr em causa a governabilidade da FPN, preferindo, quiçá, a demagogia inerente ao “poder para todos” típica de tempos idos e, felizmente, olvidados, pela grande maioria dos agentes desportivos que, pelo contrário, procuram a estabilidade e o progresso da diferentes disciplinas tuteladas.

Os factos falam por si, e só o subscritor do Editorial, movido por interesses que se desconhecem, mas que se adivinham, não os admite. Só assim (não) se entende que se diga que as medidas tomadas pela Direcção, ou pelo seu Presidente, “são imagem de marca de quem há muito quer o pólo aquático fora da FPN”, quando, na realidade, os factos estão à vista de todos: em cinco anos, fez-se, no âmbito da disciplina, aquilo que nunca na história anterior da FPN tinha sido feito: a organização de três Fases de Qualificação Europeias (Youth Masculinos, Seniores Masculinos, e, este ano, Juniores Masculinos) e de duas Fases Finais de importantes competições internacionais (Campeonato da Europa e Campeonato do Mundo Júnior Feminino).

Mais: pela primeira vez na história da FPN, por interferência directa do seu Presidente da Direcção nas instâncias internacionais (já que o mérito desportivo não o permitiria) verificou-se a presença das selecções nacionais, de Seniores Masculinos e de Juniores Masculinos, respectivamente, nas Universíadas e no FOJE.

E em cinco anos, duplicou-se a dotação orçamental atribuída à disciplina, pese embora o facto de, lamentavelmente, os indicadores desportivos não terem crescido na mesma medida.

Será tudo isto indiciador de uma qualquer imaginária vontade de acabar com o Pólo Aquático?

No que ao caso concreto do policiamento se refere, é função da FPN zelar pela segurança de pessoas e bens e tomar as medidas adequadas a que essa segurança não seja posta em causa. Aliás, em relação aos mails que “choveram” na sede da FPN, só na imaginação delirante do Editorialista se destinaram a protestar com a medida do policiamento, quando na realidade apenas uma voz discordante se manifestou nesse sentido. A “chuva” de mails existiu, sim, mas foi a clamar com a falta de segurança.

Os clubes, pese embora o encargo financeiro que a medida lhes possa ter trazido (não obstante para a mesma já deverem estar preparados face à possibilidade da sua implementação estar há muito prevista no Regulamento de Competições), entenderam que a segurança é mais importante e, salvo rara excepção, têm por isso cumprido a norma. Só para o Editorialista parece ser preferível incentivar ao incumprimento das normas, baseado em meras considerações de carácter financeiro, em vez da segurança de pessoas e bens. Talvez se alguma “bastonada” o atingisse já não pensasse assim.

A Federação Portuguesa de Natação tudo tem feito para contribuir para o prestígio das diferentes disciplinas que tutela, lançando mão das prerrogativas que por lei lhe foram conferidas, é certo, mas pautando também a sua actuação, pelo estrito cumprimento das mesmas.

Assim, e porque o Editorial do Chlorus pode configurar um incentivo ao incumprimento das normas regulamentares, a Direcção da FPN considerará responsável o Editorialista por quaisquer manifestações de violência, física ou verbal, de que possa ser alvo a partir daqui.

Em qualquer caso, a Direcção da FPN, deixa claro que confia na boa fé e conduta ética da grande maioria dos agentes desportivos que tutela, nas várias disciplinas, e que estes saberão, em cada momento, avaliar quem “merece”, ou não, levar a “bastonada”.


Texto FPN (http://www.fpnatacao.pt/).

Mykola Yanochko já é português


Mykola Yanochko, guarda-redes da Portinado, já tem nacionalidade portuguesa e pode representar a Selecção Nacional.

O jogador, de origem ucraniana, está há dez anos em Portugal e representa o clube de Portimão há nove. Vice-campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal e da Supertaça, foi considerado o Jogador Mais Valioso do Play-off da época passada.

Mykola Yanochko tem 32 anos, 1,98m de altura e 100kg de peso, e começou a jogar pólo aquático com sete anos. Representou dois clubes na Ucrânia, o Ilyichivets e o Dínamo Iviv, e foi internacional júnior pelo seu país.


Pedro Oliveira fala a A Bola sobre os problemas do CFB


Principal nadador do Belenenses, Pedro Fontoura Oliveira fala das dificuldades que os azuis têm passado nos últimos meses. Hipótese de a equipa sair com o treinador reforçada.

Quando, no Europeu Rijeka-08 de piscina curta, Pedro Fontoura Oliveira viveu a primeira grande internacionalização como sénior, teve um comentário inesquecível: «Prefiro ser aluno de 17/18 valores e estar na Selecção, do que ter notas de 19/20». Estava então no 2.º ano de Engenharia Física e Tecnológica no Técnico e mostrava vontade em conciliar a excelência nos estudos, pelo que sempre foi elogiado pelos colegas, com o desempenho na natação. Tarefa difícil em Portugal. Hoje, com 20 anos e integrado na Selecção jovem, mantém o sonho de chegar à equipa absoluta e passar por momentos ainda mais vibrantes. Porém, face à hipótese da natação de competição no Belenenses terminar, poderá ter de realizar tudo longe do clube onde nada desde os quatro anos.

«Vamos ver se, num futuro próximo, consigo integrar a Selecção absoluta. Outra meta que coloquei», diz com ar sério o melhor elemento dos azuis do Restelo, especialista em 200 e 400 livres. «Só espero que não passe de um sonho», desabafa. «Estando no 3.º ano as pessoas têm de compreender que já não é brincadeira nenhuma, pois o futuro passa pela vida académica. Não posso prometer nada mas estou disponível para trabalhar mais. Se os treinadores me disserem que tenho de treinar mais horas por dia, sou capaz de tentar arranjar tempo. Enquanto puder estar na natação é para ser a sério», garante.

«Horários não podem ser 'à balda'»
Do que necessita, então, Oliveira? «Antes de mais de maior tranquilidade no clube onde treino, que é coisa que actualmente falta pela situação que toda a gente já sabe...». Aproveitámos a deixa. Têm sido complicado os últimos tempos no Belenenses? «Têm sido muito difíceis», diz de imediato. «Às vezes só sabemos horas e local de treinos na véspera. O que provoca muitas indecisões. Quando se chega a certo nível o treino tem de ser algo preciso. Não podem haver horários à balda. Uma pessoa necessita de se organizar, caso contrário aumenta o stress e isso prejudica todos. Sobretudo eu, que gosto de coisas planeadas.»

Esse sentimento é extensível ao resto da equipa sénior?, perguntámos. «De certa forma sim. Talvez não com a mesma amplitude, pois alguns não têm idênticos objectivos. Mas é óbvio que preferiam ter a nossa piscina de 50 m disponível todas as manhãs e tardes», refere sobre o facto de andarem a saltar entre o Jamor, a piscina de 20 m do Belenenses e a do Bairro da Boavista, de 25 m. Isto a um mês do Nacional de longa. «Na medida do possível a equipa não se tem deixado afectar. Continuamos um grupo extremamente unido. Se não o fossemos há muito que não haveriam nadadores. Mas isso não é tudo. São precisas também as tais condições de trabalho que não temos. Não podemos estar a fazer treinos intensos em piscinas de 20 metros, com um metro de profundidade e água a 30º C. É impossível! A qualidade sai afectada».

E o que acontecerá se Slava Poliakov, treinador do clube há 13 anos e a quem foi dito para chegar a acordo de rescisão até 1 de Abril, for mesmo embora? «O Slava tem sido um factor dessa união. O seu despedimento pode significar a saída da equipa sénior. Posso garantir que quase todos o acompanharão, sobretudo se arranjar um clube nesta zona de Lisboa. Se não o conseguir os nadadores sairão na mesma para outros clubes. A situação a que chegámos é insuportável e, aparentemente, não há garantias de melhoras. Pelo contrário...»

Sonho dos Jogos e de estudar no MIT
Depois do Europeu em 25 m, as próximas metas contemplam os campeonatos da Europa e do Mundo em piscina longa.

«Foi, sem dúvida, o momento mais importante da minha carreira», salienta Fontoura Oliveira sobre o Campeonato da Europa sénior de Rijeka, em Dezembro de 2008, após já ter estado em dois europeus e um mundial juniores. «Gostava de repeti-lo, mas agora em patamares superiores. Tenho o sonho de chegar aos Jogos Olímpicos, mas não o posso fazer sem estar num Europeu e Mundial de piscina longa. Serão as próximas metas», refere. No entanto, se Pedro gozar tanto a natação como a Engenharia Física e Tecnológica, o sonho pode transformar-se em realidade.

«Além de gostar do que estudo também adoro a natação, as pessoas com que treino e a concretização dos objectivos a que nos propomos. É um prazer sentir-me sempre em forma. No Verão, quando estou sem treinar, sinto-me pior a todos os níveis», reconhece.E conciliar ambos fora... Nos Estados Unidos, por exemplo? Afinal, tem a favor notas e tempos, não escondendo que, um dia, gostaria de passar por uma universidade como o prestigiado MIT.

«O difícil é sair de Portugal. Posso queixar-me do país todos os dias, como dez milhões o fazem, mas certo é que cá continuam, pois custa-lhes deixar o que têm. Comigo passa-se o mesmo. Desde que entrei para o mundo universitário comecei a pensar mais em estudar fora. Mas agora que estou a meio do curso, duvido que saia até acabar. Talvez numa pós graduação, ou no doutoramento que desejo fazer.»


Texto A Bola (http://www.abola.pt/).

quinta-feira, 18 de março de 2010

Singapura - Programa de Bolsas de Estudo


Se queres ir estudar e nadar para o estrangeiro, consulta o PDF sobre Singapura, que poderás encontraR na página de comunicados do site da FPN (http://www.fpnatacao.pt/), no comunicado nº 06-10.
As incrições terminam a 16 de Abril.


PS: Singapura é o 5º país mais rico do Mundo em termos de PIB.

Duarte Mourão em entrevista


É com orgulho que Duarte Mourão afirma que, depois de Diogo Carvalho, é ele que, em Portugal, detém o melhor ranking internacional em piscina curta, em virtude de ser o 13.º mais rápido europeu e 24.º mundial nos 200 m mariposa com 1.53,56 m. «Melhor só mesmo o Diogo», salienta o internacional do Natação da Amadora.
Quer isso dizer que, em Dezembro, deveria ter estado no Europeu de piscina curta em Istambul, provocámos? «Sem dúvida», diz de imediato. «Na semana antes, nos Nacionais de piscina curta, fiz um tempo que teria dado acesso à meia-final na Turquia. Na semana a seguir, no Nacional de clubes, melhorei. A marca permitir-me-ia estar na final do Euro. Acho que se estivesse em Istambul teria tido condições de lutar pela meia ou até pela final. Até porque num campeonato da Europa a motivação é ainda maior.»

Oliveira, o melhor português
Porém, Istambul ficou para trás. Por isso quisemos saber quais as próximas metas. «Agora os objectivos são o Europeu de piscina longa, em Budapeste, no Verão, e ainda terei de qualificar-me. Lá está, se tivesse realizado na Turquia os tempos que fiz nos Nacionais, estaria pré-convocado. Como foi em Portugal não estou, o que é um pouco injusto. Agora terei de fazer os mínimos para os 200 mariposa em piscina longa, o que conto alcançar o mais depressa possível: nos Nacionais de Coimbra em Abril ou, caso seja convocado para a Selecção, a seguir, no Open de França. E não excluo conseguir também mínimos nos 200 estilos», refere, afastando, no entanto, a hipótese de tentar nos 400 estilos.
Como vê então as grandes prestações de Diogo Carvalho, aquele que será o maior rival? Quisemos ainda saber se considera que o homem do Galitos de Aveiro se tornou numa motivação para outros irem mais longe? «É um adversário forte... sem dúvida o mais completo e que mais provas nada. Mas aquele que acho ser o melhor português é o Pedro Oliveira. Foi quem no Mundial de Roma e nos Jogos de Pequim conseguiu melhores resultados. Quanto à motivação... vou tentar entrar na luta. Em piscina curta fiquei a 18 centésimos do recorde do Diogo nos 200 mariposa. Na de 50 metros estou mais longe mas não baixei os braços e esta época, que tenho mais tempo disponível para me dedicar à natação, tentarei aproximar-me dele.»
Espicaçámos, uma vez mais, o homem da Amadora, questionando-o sobre como responde aos que dizem que as marcas que consegue em piscina curta são muito melhores do que em longa. «E é verdade», diz sem problemas. «Mas também o é o facto de ter sido semifinalista no Europeu absoluto de Madrid-04. Logo não significa que não vá mais longe. Talvez tenha sido algo complicado conciliar as aulas na faculdade com os treinos, coisa que este ano não vai acontecer», afiança, por ter de fazer apenas uma disciplina para concluir o 4.º ano de medicina dentária. «Neste momento estou um pouco expectante com os tempos que farei sem fatos de borracha. Não é que tenha nadado muito com eles devido às lesões que sofri na temporada passada, mas tenho alguma esperança de melhorar as marcas, até porque nunca fiz os 200 mariposa em piscina de 50 m com fato».

Temporada acidentada
A temporada de 2008/09 não foi fácil para Duarte Mourão. «Tive alguns percalços. Caí de uma varanda e sofri traumatismo craniano e uma fractura no cotovelo que ainda hoje me limita, sobretudo em treino. Depois tive um acidente de moto no início da época de Verão que me impediu de treinar quase um mês. Se continuo a competir foi graças ao apoio do dr. João Beckert e do fisioterapeuta Paulo Felix do CAR do Jamor que me recuperaram o cotovelo», diz agradecido.
A temporada passada foi igualmente de realização do sonho de estar um semestre nos Estados Unidos e, ao lado do olímpico Fernando Costa, ajudar a Wayne State University a chegar ao segundo lugar nos Nacionais da II Divisão da NCAA. «Ainda que tenha sido uma faculdade da II Divisão é uma das melhores e foi experiência única», garante. «Ir para outro país terminar o curso e nadar é algo que gostava muito de fazer caso encontrasse clube em que me fosse possível conciliar melhor o treino com as aulas. Mas neste momento parece-me complicado.»

Satisfeito no Natação da Amadora
Ganhou pela terceira vez o Nacional de clubes e viu o Algés, anterior clube, descer de divisão. Na época passada, Duarte Mourão protagonizou a grande transferência da temporada, ao sair do Algés e Dafundo para o Natação da Amadora. Uma aposta certa? «Sim, sim, sim», diz repetidamente. «Até os resultados o demonstram. Este ano melhorei cerca de três segundos nos 200 mariposa e voltei a ser campeão nacional de clubes, que é uma das competições que mais gosto e na qual mais me divirto. Estou satisfeito porque sei que, neste momento, não conseguiria ter nenhum clube com um grupo de trabalho e uma equipa tão boa como a que existe na Amadora, a qual é constituída por um lote de nadadores um pouco mais velhos e com maior experiência», acrescenta.
Curiosamente, em Dezembro, ao mesmo tempo que Duarte celebrava a conquista do Nacional de clubes na Piscina de Odivelas, os algesinos terminavam em último e desciam de divisão. Custou ver isso? «Estive três anos no Algés nos quais, colectivamente, ganhei dois Nacionais e noutro ficámos em segundo a uns míseros pontos do vencedor. Por isso tenho sempre pena que um clube tão grande, com uma enorme história e que nos habituámos a ver lutar pelo título, perca todos os atletas e desça à II Divisão nos masculinos e III nos femininos. Claro que custou um bocado. Já havia sucedido o mesmo quando saí do Gesloures.»

Texto Jornal A Bola (http://www.abola.pt/).

Fluvial campeão júnior feminino


O Fluvial sagrou-se este fim-de-semana campeão nacional de juniores femininos, depois de realizado o 2.º Torneio do Campeonato Nacional Júnior Feminino, na piscina da Abóbada.
A Gespaços foi o vencedor do 2.º Torneio, mas o Fluvial beneficiou da diferença de golos para conquistar o título nacional.
A Selecção Nacional júnior feminina competiu extra-competição.

Resultados:

Arsenal 72 x GESPAÇOS
Resultado: 02 X 19
Parciais: 0 x 4; 0 x 9; 1 x 2; 1 x 4
Marcadoras Arsenal 72: Ana Sofia Rodrigues (1) e Mariana Faísca (1)
Marcadoras GESPAÇOS: Adriana Andrade (8), Vânia Cruz (7) e Tânia Brito (4)

CFP x SNJUN
Resultado: 08 X 12
Parciais: 1 x 3; 4 x 3; 1 x 4; 2 x 2
Marcadoras CFP: Mariana Prata (2), Magda Vieira (1), Susana Costa (2) e Carlota Vilaça (3)
Marcadoras SNJUN: Joana Ferreira (3), Daniela Santos (1), Isa Afonso (1), Tânia Magalhães (3), Daniela Sousa (1), Vanessa Freire (2) e Flávia Oliveira (1)

GESPAÇOS x SNJUN
Resultado: 06 X 10
Parciais: 2 x 2; 0 x 2; 4 x 4; 0 x 2
Marcadoras GESPAÇOS: Liliana Costa (1), Adriana Andrade (3) e Vânia Cruz (2)
Marcadoras SNJUN: Daniela Santos (1), Salomé Oliveira (1), Daniela Mota (2), Isa Afonso (1), Tânia Magalhães (3) e Daniela Sousa (2)

CFP x ARSENAL 72
Resultado: 13 X 05
Parciais: 0 x 1; 4 x 3; 6 x 0; 3 x 1
Marcadoras CFP: Mariana Prata (5), Magda Vieira (2), Susana Costa (2) e Carlota Vilaça (4)
Marcadoras Arsenal 72: Ana Sofia Rodrigues (2), Andreia Cardoso (2) e Mariana Faísca (1)

SNJUN x ARSENAL 72
Resultado: 21 X 02
Parciais: 4 x 0; 5 x 1; 4 x 1; 8 x 0
Marcadoras SNJUN: Ana Pereira (1), Daniela Santos (1), Salomé Oliveira (2), Daniela Mota (2), Ana Santos (1), Isa Afonso (3), Tânia Magalhães (4), Daniela Sousa (3), Vanessa Freire (2) e Cláudia Oliveira (2)
Marcadoras Arsenal 72: Ana Sofia Rodrigues (2)

GESPAÇOS x CFP
Resultado: 10 X 09
Parciais: 2 x 1; 2 x 2; 3 x 2; 3 x 4
Marcadoras GESPAÇOS: Liliana Costa (1), Adriana Andrade (6), Vânia Cruz (2) e Tânia Brito (1)
Marcadoras CFP: Mariana Prata (3), Magda Vieira (2), Susana Costa (3) e Carlota Vilaça (1)

Texto FPN (http://www.fpnatacao.pt/).

Nacional de Juvenis em Rio Maior termina


Decorreu nos passados dias 12, 13 e 14 de Março, no Complexo Olímpico de Piscinas de Rio Maior (piscina longa), o Campeonato Nacional de Juvenis, que contou com a presença de 304 nadadores (192 masculinos e 112 femininos) em representação de 71 clubes.

Melhores Performances
Fem:
Juv: Diana Durães, FOCA - 400E (5:08.02) - 669 pontos
Masc:
Juv-A: Tiago Oliveira, LSC - 1500L (16:38.77) - 671 pontos
Juv-B: Diogo Sousa, CNCVG - 100L (54.32) - 644 pontos

Clubes Mais Medalhados
1º CNCVG: 9 + 2 + 0 = 11
2º FCP: 5 + 3 + 1 = 9
3º FOCA: 4 + 0 + 2 = 6
4º CNOL: 3 + 1 + 3 = 7
5º CFB & VSC: 3 + 1 + 0 = 4

Convocatória para o Multinations Junior Meet 2010


No seguimento do Plano de Alto Rendimento e Selecções Nacionais de Natação Pura 2010, a FPN informa que a participação nacional no Multinations Junior Meet, que decorrerá nos próximos dias 27 e 28 de Março, em Gorzow Wielkepolsi, Polónia, será como se segue:


Femininos (9 atletas): Ana Rodrigues AEJ, Andreia Gomes VSC, Cátia Martinheira LDC, Diana Rocha CFV, Filipa Tiago SCP, Gabriela Andrade CNAC, Maria Carolina Rosa SCP, Patrícia Marinho SCP.

Masculinos (8 atletas): Alexis Santos SCP, Diogo Silva CNAL, Francisco Vital SLB, Gustavo Santa CNLA, João Almeida FCP, Pedro Agostinho SCP, Pedro Mendes CNCVG, Ricardo Machado SCB.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Nacional de Juvenis arranca hoje às 16h - Resultados em Directo


O Campeonato Nacional de Juvenis inicia-se hoje às 16h, no Complexo Olímpico de Piscinas de Rio Maior e termina no Domigo à tarde. Conta com a presença de 306 nadadores (194 masculinos e 112 femininos), em representação de 72 clubes.

Resultados em Directo - http://www.fpnatacao.pt/Resultados/provas0910/06cnjuvPL/index.html


Acção de Formação sobre ” A Importância dos Pais no Desenvolvimento Sustentado do Nadador”
Por outro lado, a FPN promove uma Acção de Formação vocacionada para os pais dos nadadores presentes nos Campeonatos Nacionais de Juvenis.
A acção terá lugar no sábado, durante o período de aquecimento, com iníco marcado para as 15h, no Auditório do Centro de Estágios de Rio Maior.
O prelector da acção será o Luís Cardoso, mestre em Ciências do Desporto –Treino de Alto Rendimento e ex-Director Técnico Nacional Adjunto da FPN.
As inscrições são gratuitas.

Inscrição online - http://www.fpnatacao.pt/eventos_detalhe.php?idEvento=3572&menu=inscrever

quinta-feira, 11 de março de 2010

Phelps em grande plano nos Maryland State Championships, apesar de chatice com o Bowman


Phelps encerrou a sua participação em Annapolis com um total de 3 ouros, 1 recorde nacional e 1 "quase recorde"...
Ao longo dos três dias de competição, Phelps participou nos 400E (onde ouviu do treinador por

fazer tempo acima do esperado) 200E (onde quase bateu o NR de Ryan Lochte e bateu o PR) e 200M (onde mostrou ao treinador que ainda lá está, baixando o seu recorde ém 5 centésimos, ao tocar a placa em 1:39.65).


Em entrevista, Phelps declarou:
- Isto mostra que, com mais tempo e treino, eu posso ser mais rápido. Eu não estou na melhor forma agora, mas se fui capaz de fazer o que fiz, mostra que nada é impossível quando eu estiver devidamente preparado.

Oliveira e Almeida com boas perpectivas para o NCAA


Pedro Oliveira e Carlos Almeida, dois nadadores portugueses a estudar e treinar nos USA, irão estar presentes nos NCAA, que terão lugar nos próximos dias 25, 26 e 27 de Março, no McCorkle Aquatic Pavilion da Universidade de Ohio State (piscina de 25 jardas), em representação da Universidade de Louisville.
Pedro irá participar nos 200M, 200C e na estafeta de 4x100E, no percurso de mariposa.
Carlos nadará os 100B e 200B, 200E e os 100B nos 4x100E.
A Universidade, que os nadadores portugueses vão representar, tem como objectivo subir alguns lugares no ranking nacional, onde se encontra na 16ª posição.
Ambos os nadadores podem conseguir óptimos resultados, principalmente Pedro Oliveira nos 200M, onde entra com o 8º tempo, e Carlos Almeida nos 200B, onde é 5º.

2 NRs para o FAMA no Zonal Norte


Data: 5, 6 e 7 de Março
Local: Piscina Municipal de Ponte da Barca (piscina curta)

Melhores Performances
Fem:
INF-A: Sara Meireles, Gespaços - 400E (5:14.78) - 611 pontos
INF-B: Mariana Guerra, Columbófila Cantanhedense - 200L (2:15.31) - 590 pontos

Masc:
INF-A: Tomas Veloso, CNAC - 400E (4:53.96) - 561 pontos
INF-B: André Santos, Leixões Sport Clube - 100B (1:12.87) - 493 pontos


NRs
100C INF-B Catarina Jardim GDNVNF 1:10.23 (1:10.24 Tempo Limite)
4x100E INF-A GDNVNF 4:57.35 (4:57.40 Tempo Limite)


Clubes mais medalhados:
1º Náutico/Matobra 10 + 4 + 3 = 17
2º Famalicão 9 + 14 + 9 = 32
3º Gespaços 7 + 1 + 5 = 13
4º Columbófila Cantanhedense 6 + 2 + 3 = 11
5º Porto/Dolce Vita 5 + 9 + 8 = 22


Resultados - http://www.annp.pt/provas0910/zonais/

segunda-feira, 8 de março de 2010

Inês Fernandes em destaque no Zonal Sul em Tavira


Local: Piscina Municipal de Tavira (piscina curta)
Data: 5, 6 e 7 de Março

Organização: Associação de Natação do Algarve (ANALG), com o apoio da Câmra Municipal de Tavira.

Melhores Performances
Masc:
INF-A: Pedro Santos, Associação de Gouveia - 1500L (17:13.05) - 586 pontos
INF-B: João Gil, Naval Amorense (18:30.07) - 472 pontos

Fem:
INF-A: Inês Fernandes, Sporting Clube de Portugal - 200E (2:25.08) - 677 pontos
INF-B FEM: Beatriz Conde, Sporting Clube de Portugal - 200L (2:15.42) - 589 pontos


NRs
100C INF-A Inês Fernandes SCP 1:05.36 (1:06.53 Keissy Sousa FCP 1998)
200L INF-A Inês Fernandes SCP 2:09.46 (2:09.50 Isabel Abreu CFB 2009)
200E INF-A Inês Fernandes SCP 2:25.08 (2:25.42 Diana Durães FOCA 2009)
100M INF-A Inês Fernandes SCP 1:05.50 (1:06.36 Tempo Limite)
100L INF-A Inês Fernandes SCP 59.20 (59.32 Isabel Abreu CFB 2009)


Clubes mais medalhados:
1º Sporting SCP 19 + 11 + 6 = 36
2º Naval Amorense 8 + 8 + 6 = 22
3º União Piedense 8 + 4 + 6 = 18
4º Náutico da Marinha Grande 4 + 3 + 2 = 9
5º Colégio Vasco da Gama 4 + 2 + 2 = 8


Resultados - http://www.analgarve.com/images/stories/resultados/0910/zonais_sul/

FPN e Turbo assinam contrato de patrocínio


A Federação Portuguesa de Natação (FPN) e a marca espanhola de equipamentos desportivos Turbo assinaram um acordo válido por dois anos, com mais um de opção.

O contrato foi assinado em Barcelona por Paulo Frischknecht, presidente da FPN, e por Alejandro Masso Carreté, director-geral e proprietário da empresa Crotton, S.A., representante mundial da marca Turbo. Os dois responsáveis analisaram os termos do contrato e escolheram as colecções.

A Turbo torna-se o principal patrocinador da disciplina de pólo aquático, nos escalões de juniores e seniores, e vai patrocinar também o Conselho Nacional de Arbitragem, em todas as disciplinas.


Texto FPN (http://www.fpnatacao.pt/).

Carlos Almeida, nadador FPN de Fevereiro.


Carlos Almeida, que está nos Estados Unidos a estudar e a representar a Universidade de Louisville (Kentucky), é o nadador do mês de Fevereiro.

Entre os dias 17 e 20, o internacional português contribuiu para ajudar a Universidade de Louisville a conquistar o primeiro título da sua história na Conferência Big East dos Estados Unidos com cinco títulos – três individuais e dois nas estafetas – tendo ainda obtido um 2.º lugar nos 4x200 livres.

A nível individual, Carlos Almeida venceu as provas de 200 jardas bruços (1:54.85, recorde dos campeonatos e recorde da universidade), 200 estilos (1:45.70) e 400 estilos (3:46.43, recorde da universidade) na competição que decorreu na piscina da Universidade de Pittsburgh.

O olímpico luso fez parte das estafetas vencedoras de 4x100 estilos (3:10.95, recorde da universidade) e 4x100 livres (2:56.87). A equipa ficou no 2.º lugar nos 4x200 livres (6:29.99, recorde da universidade).

Texto FPN (http://www.fpnatacao.pt/).

Campeonato Regional de Juvenis, Juniores e Seniores ANA ANC ANDL


Local: Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra (piscina longa)
Data:26, 27 e 28 de Fevereiro

Melhores performances:
Masc
1ºMiguel Oliveira, CNAC - 400L (4:08.73) - 692 pontos

Fem
1ºvMaria Veloso, CNAC - 1500L (17:38.99) - 705 pontos


Resultados -
http://www.ancoimbra.net/resultados/provas0910/CRJJS/index.html

Portinado recupera a liderança


A Portinado venceu a Amadora por 15-8 (6-1, 5-2, 0-1, 4-4) na 14.ª jornada e recuperou a liderança do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de pólo aquático.

A equipa algarvia soma 35 pontos, mais dois que os amadorenses. No 3.º lugar, com 29 pontos, surge o Salgueiros, que derrotou o CDUP/Liberty por 17-12 (4-4, 4-3, 7-1, 2-4).

No 4.º lugar, o último que dá acesso ao Play-off, mantém-se o Louletano/Loulé Concelho, que bateu o Gondomar por 18-11 e totaliza 28 pontos.
O Paredes/Rota dos Móveis foi ao Fluvial arrecadar três pontos, com a vitória por 11-8, e soma 22.

O Belenenses recebeu e venceu o Vitória por 16-14.


Texto FPN (http://www.fpnatacao.pt/).

domingo, 7 de março de 2010

II Meeting Internacional de Lisboa


Local: Complexo Olímpico de Piscinas do Jamor (piscina longa)

Data: 27 e 28 de Fevereiro


Melhores Performances:

Fem:
1º Diana Duarte Gomes, CNA - 100B 1:11.58 797p
2º Marta Pereira Abreu, CNFA - 200E 2:22.58 757p
3º Ana Marisa Brito, SLB 50B 33.67 755p
4º Cristina Sutilo Catalan, FAN 200L 2:07.52 747p
5º Blanca Hernandez Garcia, FAN 800L 9:11.22 741

Masc:
1º Damien Cattin Vidal, CVR - 1500L (15:52.34) - 796 pontos
2º Gustavo Manuel Santa, CNLA - 1500L (15:52.38) - 796 pontos
3º Simão Gomes Morgado, CNA - 50M (25.38) - 777 pontos
Adriano Miguel Niz, SLB - 400L (4:02.89) - 771 pontos
Alexandre Escudier Agostinho, PORTINADO - 100L (51.89) - 770 pontos

Equipas mais medalhadas:
1º Federacion Andaluza: 7+2+5=14
2º Clube Vikings Rouen/Pôle France: 6+5+2=12
3º Amadora: 5+6+8=19