sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Mark Spitz... Quando o rei das piscinas usava bigode


O Tubarão norte-americano, agora com 60 anos, já foi batido por Michael Phelps. Mas do seu estilo ninguém se esquece


Não é Moisés, mas a água parecia afastar-se quando Mark Spitz nadava. O Tubarão, como ficou conhecido pela voracidade dentro da piscina, era mais rápido do que Lucky Luke e a sua sombra. E o mundo rendeu-se em 1972, quando o norte-americano chegou aos Jogos Olímpicos de Munique para arrasar. Prometeu seis medalhas e levou sete para casa, mais outros tantos recordes do mundo. E saiu pela porta grande.

Mas a glória nem sempre fez parte da vida de Mark Spitz. Quatro anos antes, tinha feito uma previsão idêntica para o México. Era detentor de dez recordes mundiais, mas só isso não garantia medalhas. Conseguiu apenas duas de ouro, ambas em provas por equipa (4x100 e 4x200 metros livres), e foi ofuscado pelo compatriota Doug Russell.

O primeiro fracasso foi apenas um acidente de percurso numa carreira que começou nas águas da praia de Waikiki, no Havai. Foi para lá que a família Spitz se mudou dois anos após o nascimento de Mark. E a paixão pela natação nasceu logo ali, com constantes correrias até ao mar e tardes inteiras passadas a nadar.

Aos seis anos deu-se nova mudança. Os Spitz regressaram à Califórnia e o talentoso Mark começou a coleccionar vitórias e recordes. Os colegas, rendidos, atribuíram-lhe a alcunha que ainda perdura. No entanto, o Tubarão só semeou o pânico nas piscinas até aos 22 anos. Depois do êxito nos Jogos Olímpicos de 1972 - e do atentado contra a delegação israelita - Spitz (também ele judeu) decidiu pôr um ponto final na carreira.

O BIGODE MÁGICO Para a história ficaram nove medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze nos Jogos Olímpicos e 33 recordes do mundo. E mais do que isso: ficou a marca de um homem que ousou competir de bigode quando a depilação (não só feminina, mas também masculina) era já um hábito entre os atletas. Em Munique, houve um treinador russo que lhe perguntou se o bigode não atrapalhava. A resposta foi categórica: "Não. Na verdade, afasta a água da minha boca." No ano seguinte, todos os nadadores russos passaram a competir de bigode.

O período dourado de Mark Spitz passou rapidamente. Deixou os grandes palcos desportivos e teve uma incursão pouco feliz por Hollywood. Depois tornou-se empresário. Agora, já com 60 anos, vê-se relegado para um plano secundário por um tal de Michael Phelps, que ousou conquistar oito medalhas douradas em Pequim, em 2008. Depilado, sem bigode e com um fato de alta tecnologia, a Bala de Baltimore atingiu o Tubarão Spitz e tornou-se ainda o atleta com mais medalhas de ouro na história das Olimpíadas (14).


Alexis Santos: “Já sonho com uma medalha”


Nadador do Sporting quer lugar no pódio no Campeonato Europeu de juniores. Bater os recordes de Nuno Laurentino em costas. Vive para a natação. Considera que pode melhorar em todos os aspectos. Ambiciona ser igual ou melhor que Diogo Carvalho. Começou a carreira no Benfica. Nada desde os três anos. Quer ir aos Jogos Olímpicos

A ligação que o Alexis Santos tem com a modalidade vem desde há vários anos. Como, onde e quando nasceu para a natação?
— Comecei a nadar com três anos, a conselho do médico e os meus pais também queriam que eu aprendesse a nadar. Ia para a natação com as minhas duas irmãs e os três gostávamos muito. Comecei no Benfica, na piscina antiga do clube.
— Como se deu a mudança para o Sporting?
— Quando tinha dez anos e estava no escalão de cadete, o Benfica estava a atravessar uma mudança. O clube não tinha piscina própria, e tínhamos de treinar em vários locais. Fase confusa e houve nadadores que desistiram e outros que mudaram de clube. Eu e um colega decidimos mudar para o Sporting, onde um primo meu já treinava.
— O ano passado ficou marcado pela obtenção de vários recordes nacionais de juniores. A que se deve essa evolução e para quando o primeiro recorde absoluto?
— Principalmente ao treino. Aos anos a que estou a treinar e o objectivo é continuar a evoluir de uma forma ainda mais acentuada quando for sénior. É para isso que trabalho. O primeiro recorde absoluto será já este ano, espero eu, aos 100 metros costas.
— Como tem sido a sua evolução como nadador?
— Quando era cadete, estava no topo, mas depois, em infantil, cai um pouco. Talvez porque as outras crianças cresceram mais do que eu, que continuei magrinho e pequenino… Nessa altura via os outros nadadores passarem por mim. Mas depois, em juvenil de 2.º ano e júnior, voltei a evoluir bastante.
— Quais os objectivos a curto e a longo prazo?
— Este ano, no Europeu de juniores, espero ir a várias finais e já sonho com uma medalha. Sei que é difícil, mas sonhar não mata ninguém. A longo prazo tenho como objectivo estar nos Jogos Olímpicos.
— Como está a ser a adaptação aos fatos que agora são permitidos?
— Os fatos de poliuretano tinham maior efeito nos nadadores com mais massa muscular e mais fortes. No meu caso, embora ajudasse a uma melhoria do desempenho, porque ajudava todos os nadadores, era das pessoas que tirava menos proveito. Por isso, não me preocupo muito com a proibição dos fatos de banho. Quero continuar a evoluir, com ou sem fatos. Nem me preocupo nada com isso.
— Quem é o seu nadador preferido, português e estrangeiro?
— Nadador português tenho de dizer o Diogo Carvalho, porque é o que eu gosto mais de ver nadar. Trabalho todos os dias com vontade de vir a ser igual ou melhor que ele. É o nadador que nada melhor os quatro estilos. No estrangeiro, o Phelps. Gosto de o ver nadar e ganhar.
— Quais são as qualidades que um bom nadador precisa de ter?
— Tem de ser muito trabalhador, muito concentrado naquilo que faz, e ter espírito de sacrifício.
— É fácil conciliar a natação com os estudos?
— Mais ou menos. Não sou um grande aluno, mas dentro dos possíveis vou passando de ano. Estou no 12.º ano e no próximo ano espero entrar para a Faculdade de Motricidade Humana.
— Quantas horas treina por dia?
— Da parte da tarde treino três horas e meia, a fazer treino de ginásio e na água. De manhã, alguns dias treino uma hora e meia, normalmente à 3.ª e à 5.ª feira.
— Em que aspectos ainda pode melhorar?
— Em tudo. Acho que posso melhorar no treino, na concentração para a prova, na visualização da prova, em tudo.
— O que falta à natação portuguesa para discutir medalhas?
— Tenho discutido isso com muita gente e não sei. Vejo nadadores, como Diogo Carvalho, por exemplo, a treinar tanto… Talvez lá fora se dediquem mais ao desporto e deixem para segundo plano estudos. Em Portugal isso é quase impossível de fazer, a não ser que se queira estragar uma vida. Até largava a escola, mas sei que não o posso fazer. Lá fora dedicam-se quase a cem por cento à modalidade. Nunca seremos potência como os EUA, mas estamos no bom caminho.
— Qual o momento mais marcante que já viveu na natação?
— Já tive momentos marcantes, mas o mais intenso foi no ano passado no Europeu de juniores, quando nas eliminatórias batemos o recorde nacional de juniores nos 4x100 m estilos e ficámos a menos de um segundo do máximo absoluto. Fomos à final com o 5.º tempo e foi no último dia de prova. Conseguimos cumprir os objectivos do Europeu.

Elogios de Cruchinho e Laurentino
O treinador de Alexis Santos considera que o jovem tem todas as características para vir a ser nadador de top. Carlos Cruchinho salienta que «em termos morfológicos é alto e magro, tem o morfo-tipo adequado. Tem boas características fisiológicas. É nadador que treina de forma irrepreensível e é fanático da natação, vive a natação. Tem muito bom espírito de grupo. Tem todas as características para ser bom nadador, falta-lhe ainda eventualmente ultrapassar aquelas fases que ainda não apareceram, as fases de alguma estagnação. Ele tem melhorado sempre e de forma significativa. Quando chegar à altura, a parte psicológica terá de ser bastante forte e também me parece que ele tem boa cabeça para isso».
Para o técnico, Alexis «ainda pode evoluir muito. Ele evoluiu de forma fantástica nas três últimas épocas, principalmente na época passada e na actual. Em piscina curta até evoluiu mais do que pensávamos para já».
Alexis e Nuno Laurentino são parecidos fisicamente e dedicam-se às mesmas provas. O leão tem como objectivo bater os recordes do algesino na especialidade de costas e acredita que o primeiro será na distância de 100 m, na qual está a menos de um segundo (57.17 para 56.56). Laurentino opina: «É o maior candidato a cilindrar os meus recordes nacionais. Tem condições, em termos morfológicos, e de postura em prova, para vir a ser meu sucessor.»


Texto Jornal A Bola (http://www.abola.pt/index.aspx).

Regional de Categorias de Inverno ANALG


Data: 20 e 21 de Fevereiro.
Local: Piscina Municipal de Olhão (piscina curta).

A nível feminino, a melhor performance foi para Isabel Figueira, do CNFA, nos 50B, com 33.41 e 629 pontos. Em termos masculinos, Nathan Theodoris foi o mais pontuado com 639 pontos, com 4:12.96 nos 400L.

Resultados - http://www.analgarve.com/images/stories/10_Resultados_-_CReg__Categorias_PC.pdf


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Campeonato Regional de Juvenis ANNP ANMIN


O FC Porto foi o clube mais medalhado nos Campeonatos Regionais de Juvenis de piscina curta, que se realizaram, este fim-de-semana, na Piscina Municipal da Rodovia, em Braga, sob organização da Associação de Natação do Norte de Portugal e Associação de Natação do Minho.

Os «golfinhos» conquistaram 11 medalhas de ouro, quatro de prata e sete de bronze.

Tiago Oliveira (Leixões), com 663 pontos nos 1500m livres (16:31.54), e Diana Durães (Foca – CN Felgueiras), com 649 pontos nos 200m estilos (2:27.14), foram os nadadores com melhor performance da competição.

Participaram 189 atletas (127 masculinos e 62 femininos) em representação dos seguintes clubes: Cerveira, Associação Desportiva de Fafe, Vila de Este, Associação Desportiva de Penafiel, Clube Esposende 2000, Clube Estrelas Aquáticas da Trofa, Clube Fluvial Portuense, Clube Fluvial Vilacondense, Clube Natação de Valongo, Clube Naval do Funchal, Clube Propaganda da Natação, Clube de Natação de Resende, Clube de Natação da Maia, Colégio de Lamas, Desportos Barcelos, Escola Desportiva Limiana, Escola Desportiva de Viana, Foca – CN Felgueiras, FC Porto/Dolce Vita, Gespaços, Ginásio Clube de Santo Tirso, Famalicão, Individual Norte de Portugal, Leixões, Lousada Século XXI, Sporting Clube de Braga, Viana Natação Clube e Vitória Sport Clube.


Texto ANNP - (http://www.annp.pt/website/node/1590).

FPN solidária com a Madeira


A Federação Portuguesa de Natação (FPN) endereça a todos os madeirenses, e em particular aos Agentes e aficionados das disciplinas desportivas por si tuteladas, uma palavra de solidariedade e uma mensagem de esperança, por força dos recentes acontecimentos trágicos sentidos na ilha durante o fim-de-semana. Augura igualmente que os mesmos sejam rapidamente ultrapassados, colocando-se para o efeito ao dispor da sua congénere na Madeira para o que estiver ao seu alcance.

A direcção da FPN decidiu isentar os nadadores da Madeira da obrigatoriedade de obterem tempos de admissão para os próximos Campeonatos Nacionais – em todas as categorias – previstos para os meses de Março e Abril, tendo em conta a devastação que também atingiu os Equipamentos Desportivos da Ilha.


Texto FPN (http://www.fpnatacao.pt/).

Start-List Regional de Juvenis, Juniores e Seniores ANC ANA ANDL

Decorrerá nos próximos dias 26, 27 e 28 de Fevereiro, o Campeonato Regional de Juvenis, Juniores e Seniores, das Associções: ANC, ANA e ANDL. A prova terá lugar no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra e a organização será da responsabilidade da ANC.

Lista de inscritos e Resultados em Directo - http://www.ancoimbra.net/resultados/provas0910/CRJJS/index.html


Regionais de Infantis e Juvenis ANDS


Local: Piscina Municipal de Santarém (piscina curta)
Data: 19, 20 e 21 de Fevereiro.

Melhores Performances:
JUV Masc:
1º Paulo Janeiro 94, CNLA - 400L (4:21.55) - 564 pontos
INF Masc:
1º Diogo Santos 96, CCDSM - 100L (1:00.76) - 435 pontos
JUV Fem:
1º Marcia Carvalho 96, CNTN - 200M (2:29.81) - 564 pontos - Recorde Distrital Juvenil (ExRDJ: 2:33.57).
INF Fem:
1ª Debora Patrocínio 97, CNLA - 800L (10:28.76) - 471 pontos

Resultados - http://www.ands.pt/includes/tng/pub/tNG_download.asp?id=c9e4249530d9906aee2d42dee415add9

Disponível Start-List do Meeting de Lisboa


O II Meeting Internacional de Lisboa terá lugar nos dias 27 e 28 de Fevereiro, no Complexo Olímpico de Piscinas do Jamor.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Campeonato Regional de Infantis PC ANA ANC ANDL

Decorreu, nos passados dias 19, 20 e 21 de Fevereiro, o Campeonatos Regional de Infantis da ANC. ANA e ANDL. A prova decorru na Piscina Municipal da Mealhada (piscina curta) e foi organizada pela ANA.




Atletas mais pontuados (conjunto das três Associações):


Masc:
Inf-B
1º Gabriel Lopes, Lousanense - 1500L (18:20.66) - 485 pontos
2º Alexandre Laureano, Alcobaça - 1500L (18:48.35) - 450 pontos
3º Eduardo Carvalheiro, Columbófila Cantanhedense - 1500L (18:58.31) - 438 pontos

Inf-A
1º Tomás Veloso, Náutico/Matobra - 400E (4:55.24) - 554 pontos
2º José Gabriel, Académico de Viseu - 200L (2:05.71) -537 pontos
3º Francisco Fernandes, Lousanense - 200L (2:08.39) - 504 pontos

Fem:
Inf-B
1º Ana Ferreira, Ginásio Figueirense - 200C (2:38.25) - 468 pontos
2º Margarida Pelaio, Ginásio Figueirense - 200E (2:46.57) - 447 pontos
3º Rita Lopes, Náutico/Matobra - 100L (1:08.55) - 442 pontos

Inf-A
1º Filipa Ruivo, Marinha Grande - 400E (5:11.00) - 634 pontos
2º Beatriz Craveiro, Náutico/Matobra - 200L (2:19.05) - 544 pontos
3ºBeatriz Matos, Fundação Beatriz Santos - 200L (2:19.71) - 536 pontos

Campeonatos Regionais INF/JUV PC ANL


Decorreu nos passados dias 19, 20 e 21 de Fevereiro, no Pinhal Novo (piscina curta), o Regional de Infantis e Juvenis da ANL. Três atletas, Diogo Sousa CVG, Inês Fernandes SCP e Ana Miranda SFUAP, venceram todas as 5 provas em que participaram.



Campeonato Regional de Infantis ANMIN


Data: 12, 13 e 14 de Fevereiro

Local: Piscina Municipal de Arcos de Valdevez


Melhores Performances:

Masc:
1º Miguel Santos, VNC -1500L (18:17.73) - 489 pontos

Fem:
1º Sara Costa, SCB - 100L (1:05.19) - 513 pontos


Clubes mais medalhados:
1º SCB 19+24+15
2º VNC 14+10+13
3ºEDV 13+9+12.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Phelps confiante para Londres 2012, últimos JOs que participará


O nadador Michael Phelps está confiante numa boa prestação nos Jogos Olímpicos de Londres'2012. O "tubarão de Baltimore", atleta com mais medalhas de ouro olímpicas da história (14), acredita que a proibição do uso de fatos de poliuretano vai fazer com que os melhores sobressaiam durante as provas.

"A natação vai voltar a ser o que era. Já não se trata do tipo de fato que se veste. Competir com rivais que vestem todos o mesmo será algo interessante", afirmou Phelps em Vancouver, onde assistiu ao encontro dos EUA em Hóquei no Gelo, referente aos JO de Inverno.

Aos 24 anos, o norte-americano deixa claro que Londres será a sua última competição olímpica, onde tentará pelos menos igualar os registos alcançados em Atenas'2004 (6 medalhas de ouro) e Pequim'2008 (8 de ouro). "Não irei nadar quando tiver mais de 30 anos", frisou Phelps, que à data dos JO terá 27 anos.


Estágio Nacional Júnior Masculino em Rio Maior


A Selecção Nacional júnior masculina de pólo aquático vai realizar um estágio na Piscina Municipal de Rio Maior nos dias 6 e 7 de Março, para o qual o Seleccionador Nacional Lajos Lorincz convocou 16 jogadores.

Atletas convocados:
Aminata: Daniel Oliveira
CDUP/Liberty: Gil Alhinho, Francisco Sousa
Fluvial: Afonso Silveira, João Leite e Tiago Paraty
Gespaços: Saúl Barbosa
Gondomar: Tiago Pinto
Lagoa: Nelson Vieira
Lousada: João Ferreira
Portinado: André Lavrador, Cristiano Joaquim, Dumitru Sobetchi e Ruben Figueiredo
Salgueiros: Diogo Sousa e Micael Freire

Regionais Infantis ANNP


Local: Piscinas Municipais de Paços de Ferreira.

Data: 12, 13 e 14 de Fevereiro.



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Sete mil internautas visitaram «site» do Meeting da Póvoa de Varzim


Cerca de sete mil internautas visitaram o «site» do Meeting Internacional de Natação da Póvoa de Varzim no período compreendido entre 18 de Setembro de 2009 e 12 de Fevereiro de 2010, dados revelados pelo Google Analytics. Os mesmos internautas visitaram mais de 15 mil páginas do «site» do evento.

Dados oficiais*:
6.934 Visitas
15.163 Exibições de página
Origem
1. Portugal 5.802 Visitas
2. Itália 380 Visitas
3. Espanha 275 Visitas
4. Israel 243 Visitas
5. Estados Unidos 52 Visitas
Portugal (Regional)
1. Porto 1870 Visitas
2. Lisboa 1217 Visitas
3. Vila do Conde 310 Visitas
4. Felgueiras 295 Visitas
5. Santo Tirso 154 Visitas
Fontes de tráfego
Directo 4729 Visitas
Google 496 Visitas
Len.eu 162 Visitas
cm-pvarzim.pt 103 Visitas
Site do Live do Meeting (Desde 3 de Fevereiro)
1.959 Visitas
Sábado (6 de Fevereiro) 781 Visitas
Domingo (7 de Fevereiro) 744 Visitas
Origem
1. Portugal 1435 Visitas
2. Israel 264 Visitas
3. Italia 136 Visitas
4. Espanha 77 Visitas
5. Estados Unidos 17 Visitas
Portugal (Regional)
1. Porto 362 Visitas
2. Lisboa 268 Visitas
3. Almada 100 Visitas
4. Coimbra 75 Visitas
5. Vila do Conde 57 Visitas

*Fonte: Google Analytics


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

XV Meeting do Estoril


Local: Piscinas da Associação dos Bombeiros Voluntários dos Estoris, Alapraia, Estoril
Data: 13 e 14 de Fevereiro

Recorde Nacional - Inês Camacho Fernandes, SCP - 50L (27.96) - (há possibilidade de o recorde não ser homologado visto ter sido realizado durante a estafeta 4x50L misto, prova não regulamentada pela FINA).

Resultados - http://www.anatl.pt/Resultados/20092010/MEET_INT_EST_0910/index.html

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Estágio Pré-Júnior em Rio Maior


A Federação Portuguesa de Natação vai realizar o I Estágio de Preparação Geral Pré-Júnior no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, entre os dias 15 e 18 de Fevereiro
Os treinadores Bruno Eça Freitas e Joana Reis convocaram 21 nadadores (10 femininos e 11 masculinos). O estágio terá a presença dos treinadores Francisco Xavier (FOCA), Mónica Franco (Ponta Delgada) e Viatcheslav Poliakov (Belenenses).

Nadadores Convocados:

Académica: Gustavo Madureira
Alcobaça: Sara Valente
Algés: Inês Paiva e Pedro Santos
Belenenses: Isabel Abreu
Cantanhedense: Florbela Machado
Colégio Vasco da Gama: Diogo Sousa
Famalicão: Luís Fernandes
FC Porto: Tomás Silva
FOCA: Diana Durães
Gespaços: Ruben Nunes
Leixões: Tiago Oliveira
Litoral Alentejano: Paulo Janeiro
Naútico/Matobra: Maria Inês Almeida
Ponta Delgada: Carlos Pedrosa
SL Benfica: Rita Leitão
União Piedense: Ana Marta Miranda e Joana Santos
Vilacondense: Ana Gomes
Vitória SC: Diogo Rodrigues e José Martins

Texto FPN (http://www.fpnatacao.pt/).

Estágio Nacional Júnior Masculino com 16 jogadores


Lajos Lorincz, Seleccionador Nacional, chamou 16 jogadores para o Estágio Nacional Júnior Masculino que vai decorrer na Piscina Municipal de Torres Novas, entre os dias 13 e 16 de Fevereiro.

Atletas convocados:
Aminata: Daniel Oliveira
CDUP/Liberty: Gil Alhinho
Fluvial: Afonso Silveira, João Leite e Tiago Paraty
Gespaços: Saúl Barbosa
Gondomar: Tiago Pinto
Lagoa: Nelson Vieira
Lousada: João Ferreira
Portinado: André Lavrador, Cristiano Joaquim, Dumitru Sobetchi, Miguel Mónica e Ruben Figueiredo
Salgueiros: Diogo Sousa e Micael Freire

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Kaio Márcio é a grande contratação do Fluminense, cujo principal objectivo é a natação


O Fulminense apresentou um grande reforço para a sua equipa de natação, nesta segunda-feira.

Kaio Márcio, o brasileiro recordista mundial dos 200M em piscina curta e atleta olímpico, é o novo atleta da equipa tricolor do Brasil, o qual se mostrou muito feliz durante a cerimónia de boas-vindas, na Laranjeira.

- Espero ser um ídolo para essa juventude do Flu e que eles possam fazer história em 2020.

Kaio Márcio referiu, ainda, que está ansioso por regressar aos fatos tradicionais, uma vez que não se adaptou muito bem à borracha.

A contratação bomba do Fluminense foi possível graças à parceria entre o clube e o banco BNY Mellon, o qual também patrocina o pólo aquático desta equipa.


O Fluminense afirma que esta foi a primeira grande contratação, mas que eles procurarão mais patrocínios e virão mais atletas de renome, já que o foco do clube é, neste momento, a natação. Querem, ainda, aproveitar o facto do Rio de Janeiro ser, agora, uma cidade olímpica para conseguir os patrocínios necessários à contratação de grandes nadadores.

Regresso em grande - Phelps perto de vencer em Atlantic City


Aproveitando uma pausa no árduo mundo da natação de competição, o campeão olímpico por 14 vezes, Michael Phelps, voltou a entregar-se ao que mais gosta de fazer fora de água, marcando presença no Casino Borgata de Atlantic City, Estados Unidos, para mais uma incursão no mundo do poker.
Phelps voltou a não se sentir como peixe fora de água e deu boa réplica a adversários bastante melhor cotados no circuito mundial de poker. O norte-americano entrou no "Borgata Winter Poker Open", um torneio jogado em "heads up", cujo buy in se fixava nos 2 mil dólares.
O nadador olímpico, de 24 anos, ultrapassou sem dificuldade as primeira e segunda rondas, mas caiu na terceira ao perder para Jeff Madsen, detentor de duas braceletes - "2006 $2,000 No Limit Hold'em" e "2006 $5,000 No Limit Hold'em Short Handed 6/Table".
Contudo, o sistema de repescagem acabou por voltar a colocá-lo em jogo. De volta às mesas, acabou por sair a apenas dois triunfos da grande final. Basilios Diakokomnimos foi o seu "carrasco", impedindo que fosse mais além no torneio.
Michael Phelps andava afastado das mesas de poker desde o final de 2008, altura em que começou a preparar os Mundiais de Natação de 2009, disputados em Roma. Pouco antes, a sua carreira no poker conheceu o momento mais alto, quando chegou à "Final Table" do "$1,500 event", realizado durante o "Caesars Palace Classic", de Las Vegas.


«Tenho os olhos nos Europeus de Budapeste» - Sara Oliveira


Esteve nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e colocou, depois, um travão na natação. Terminou o curso, dedicou-se a um estágio e a treinadora adjunta de uma equipa em S. Miguel, nos Açores. Agora, Sara Oliveira voltou a colocar a piscina no topo das prioridades e projecta a presença nos Europeus de Budapeste, em Agosto.

- Nadadora olímpica, detentora de vários recordes nacionais, mas viveu na sombra em 2009. Que objectivos traçou Sara Oliveira para 2010?
- A temporada começou já em Setembro de 2009, com preparação de três meses para os Nacionais, que decorreu dentro das expectativas. Agora vai começar a época de Verão, de piscina de 50 metros, na qual os objectivos serão mais elevados. Tenho os olhos nos Europeus de Budapeste. Para já, tenho de alcançar mínimos, que vou tentar obtê-los nos Nacionais de piscina longa, em Abril. Depois, vou treinar para conseguir bons resultados nas provas da Hungria.
- Ultrapassou um ano sabático em termos competitivos. Que consequências suportará em termos desportivos?
- Um ano assim trouxe-me mais vantagens do que desvantagens. Descansei e tive a possibilidade de fazer coisas das quais abdiquei no passado. Perdi um ano de piscina e treino, mas, com 24 anos e muita experiência, aproveitei a favor de outras coisas, que só me fizeram ganhar mais vontade e força para o ciclo olímpico que decorre.
- Que opção foi essa de passar um ano sem colocar a natação em primeiro lugar das suas opções?
- Estamos em Portugal, pelo que é difícil o equilíbrio entre vida desportiva e académica. No ano de Jogos Olímpicos deixei ficar os estudos para trás. Depois, optei por terminar a licenciatura em educação física e cumprir um estágio em S. Miguel, na tranquilidade dos Açores. Acabei o curso em Novembro e, entretanto, inscrevi-me no mestrado.
- Que novo capítulo da sua vida é que abraçou?
- É um mestrado em comunicação e desporto, num protocolo estabelecido entre a Faculdade de Desporto e a Faculdade de Jornalismo da Universidade do Porto. É um mestrado novo, do qual ainda se está à descoberta do para quê e como chegar mais longe.

Leia toda a entrevista na edição impressa de A BOLA.



Texto por Pedro Barros em A Bola (http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=192915).

Organização quer referências mundiais em 2011


O Meeting Internacional de Natação da Póvoa de Varzim, que se realizou este fim-de-semana nas Piscinas Municipais com sucesso, sob organização da Câmara Municipal e Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), pode, já na próxima edição (5.ª), agendada para 12 e 13 de Fevereiro de 2011, contar com mais atletas olímpicos de grande relevo mundial.

Aires Pereira, vereador do Desporto da edilidade local, considera que é necessário “continuar a investir” de forma a tornar a prova “mais atractiva”. “Mais do que um sucesso desportivo, divulgamos a Póvoa de Varzim e a natação. Queremos dar continuidade ao projecto que passa pela promoção internacional. De forma a tornar a prova mais atractiva, é necessário continuar a investir. Estamos à procura de um terceiro parceiro para poder ter ainda mais atletas de referência, olímpicos de grande relevo mundial”, afirmou o vereador.

Também José Costa, director da competição e vice-presidente da ANNP, considera que “um terceiro parceiro seria bem-vindo”, pois o Meeting da Póvoa de Varzim “é já uma marca do calendário nacional e internacional” e tem “todas as condições para se tornar ainda mais atractivo”.

O dirigente associativo realça que a prova poveira, a primeira da temporada em piscina longa,

“está desde a primeira edição no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN)” e agradece “todo o apoio da Câmara Municipal” na organização do evento.

Nesta quarta edição foram batidos nove recordes do Meeting, por intermédio de Susanna Negri (Lombardia), nos 400m estilos (4:52.87) e 800m livres (8:51.99), Mercedes Minguet (Santa Olaya), nos 50m costas (28.93) e 100m costas (1:03.05), Giulia Bolgiani (Lombardia), nos 400m livres (4:19.16), Amit Yvry (Israel), nos 50m mariposa (26.97) e 100m mariposa (58.96), Yakov-Yan Zurablov (Israel), nos 200m costas (2:00.71), e por Israel na estafeta de 4x100m livres femininos (3:54.60).

Paulo Santos (FC Porto/Dolce Vita) destacou-se entre os portugueses, sendo o único atleta nacional com dois triunfos na competição: 50m livres (23.36) e 100m livres (51.86). Do mesmo clube, Sara Oliveira superiorizou-se à concorrência na final dos 200m mariposa com o tempo de 2:15.03.

A vitória portuguesa mais expressiva pertenceu ao poveiro Adriano Niz. A nadar na pista 1, o atleta do Benfica, com o incentivo do público da «casa», venceu com raça os 200m livres com a marca de 1:54.02. Niz, apoiado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, recebeu a medalha de ouro das mãos do vereador Aires Pereira.

Kevin Swander (Indiana University), com 836 pontos nos 50m bruços (28.30), e Amit Ivry (Israel), com 859 pontos nos 100m mariposa (58.96), foram os nadadores com melhor performance na competição.

A equipa italiana da Lombardia, ao somar 895 pontos, venceu colectivamente. FC Porto/Dolce Vita, com 745,5, e Israel, com 686, foram segundo e terceiro classificados, respectivamente.

O 4.º Meeting Internacional de Natação da Póvoa de Varzim, que teve um novo recorde de participantes (443 atletas), foi a primeira grande competição em piscina de 50 metros sem fatos de poliuretano. Antes do início das finais, procedeu-se a um minuto de silêncio em memória do nadador André Oliveira (Gesloures), que faleceu na passada quinta-feira.

Meeting da Póvoa - considerações finais


Nove recordes foram estabelecidos nos dois dias de competição do 4.º Meeting Internacional de Natação da Póvoa de Varzim, que hoje terminou nas Piscinas Municipais, com o triunfo colectivo a pertencer à formação italiana da Lombardia.
Depois de se registarem no sábado cinco novos máximos da competição, hoje caíram mais quatro recordes do Meeting, por intermédio de Susanna Negri (Lombardia), nos 800m livres (8:51.99), Mercedes Minguet (Santa Olaya), nos 50m costas (28.93), Amit Ivry (Israel), nos 100m mariposa (58.96), e por Israel na estafeta de 4x100m livres femininos (3:54.60).
Paulo Santos (FC Porto/Dolce Vita), que na véspera havia sido primeiro classificado nos 50m livres, destacou-se entre os portugueses ao vencer os 100m livres com a marca de 51.86, sendo o único atleta nacional com dois triunfos na competição.
Kevin Swander (Indiana University), com 836 pontos nos 50m bruços (28.30), e Amit Ivry (Israel), com 859 pontos nos 100m mariposa (58.96), foram os nadadores com melhor performance na competição.
A equipa italiana da Lombardia, ao somar 895 pontos, venceu colectivamente. FC Porto/Dolce Vita, com 745,5, e Israel, com 686, foram segundo e terceiro classificados, respectivamente.
O 4.º Meeting Internacional de Natação da Póvoa de Varzim teve um novo recorde de participantes: 443 atletas (253 masculinos e 190 femininos). Integrada desde a primeira edição no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN), a competição poveira tem sido marcada pela qualidade dos atletas participantes (portugueses e estrangeiros) e pelas marcas de grande nível obtidas.
O Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, organizado em conjunto pela Associação de Natação do Norte de Portugal e Câmara Municipal, foi a primeira grande competição em piscina de 50 metros sem fatos de poliuretano.



Acção de Formação sobre o Novo Regulamento de Disciplina


A Federação Portuguesa de Natação vai realizar duas acções de formação sobre o tema “Novo Regulamento de Disciplina aplicável ao Pólo Aquático”, que terão lugar no Porto e em Lisboa.

As acções realizam-se no Porto (sede ANNP) e em Lisboa (anfiteatro SCP), respectivamente nos dias 12 e 18 de Fevereiro, pelas 19h00 e são abertas a todos os agentes da modalidade.

Serão prelectores a Assessora Jurídica da FPN, Margarida Dias Ferreira, e os árbitros internacionais Luís Santos (no Porto) e José Barradas (em Lisboa).



Inscrições online


Cadernos Eleitorais Definitivos


A Comissão Eleitoral, nos termos do Regulamento, apreciou todas as reclamações apresentadas, procedeu a algumas rectificações oficiosas e publica agora os Cadernos Eleitorais Definitivos para as Eleições de Delegados à Assembleia Geral que se realizam no próximo dia 27 de Fevereiro.





sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

NIZPORT com LZR e Submarine a partir de hoje



Já estão disponíveis na Nizport, na Póvoa de Varzim, o novos fatos, LZR da Speedo e Diana Submarine, aprovados para 2010, em vários tamanhos.


Foi, assim, feito um esforço extra para que estivessem disponíveis aquando do Meeting deste fim-de-semana.


Os fatos da Arena chegarão a 20 de Fevereiro.



Para mais informações:

Meeting da Póvoa começa amanhã e terá transmissão em DIRECTO


O 4.º Meeting Internacional de Natação da Póvoa de Varzim inicia-se amanhão e prosseguirá até Domingo. Esta 4ª edição estabeleceu um novo recorde de participantes: 443 atletas (253 masculinos e 190 femininos).

Para além de grandes nomes e promessas da natação portuguesa, o Meeting terá a participação de estrangeiros com nomes bastante sonantes, como é o caso dos norte-americanos Ben Hesen, Kevin Swander e Jim Barbiere, dos italianos Rudy Goldin, Giacomo Gremizzi, Luca Lavezzari, Matteo Montanari, Pamela Gabrieli, Ludovica Leoni e Susanna Negri, do espanhol Marco Rivera Miranda e da israelita Amit Ivry- melhor nadadora da edição anterior.

A competição está integrada desde a primeira edição no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN).

A sua organização é da responsabilidade da ANNP e da Câmara Municipal, sendo o orçamento de 50 mil euros. Como é claro, não se poderá utilizar fatos de poliuretano.

No sábado, as eliminatórias têm início às 09h e as finais às 16h30min, enquanto no domingo as eliminatórias estão agendadas, também, para as 09h e as finais para as 16h.

A competição é transmitida em directo no «site» do evento em http://www.annp.pt/povoameeting10/live

Estágio Masculino Sub 20 em Torres Novas



O Seleccionador Nacional, Lajos Lorincz, convocou 11 jogadores para o Estágio Nacional Masculino Sub 20 que vai decorrer na Piscina Municipal de Torres Novas, entre os dias 13 e 16 de Fevereiro.


Atletas convocados:
Aminata: Nuno Albardeiro, Paulo Albardeiro
CDUP/Liberty: Diogo Pereira e Vasco Losada
CN Povoense: Tiago Silva
Fluvial: Miguel Van Zeller e Nuno Marques
Portinado: Nuno Matias e Ricardo Gonçalves
Salgueiros: Luís Carneiro e Pedro Sousa


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Leonel Sousa Gomes é o nadador FPN de Janeiro


Leonel Sousa Gomes, master da Associação Académica de Coimbra, é o Nadador do Mês de Janeiro.

No Open de Inverno realizado na Mealhada bateu oito recordes nacionais individuais e um de estafeta. A nível individual estabeleceu novos máximos do escalão L (80-84 anos) nas provas de 50 livres (2 vezes), 100 livres, 50 costas (2 vezes), 100 costas, 50 e 100 bruços. Fez ainda parte da estafeta de 4x50 metros livres que registou um novo recorde.

No total, Leonel Sousa Gomes detém 34 recordes nacionais nos escalões J (70-74 anos), K (75-79) e L (80-84), factor bem revelador da sua perseverança.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Tiago Venâncio satisfeito "por voltar ao nível anterior"


Os cinco meses que leva de permanência em Espanha parecem, para já, ser uma aposta ganha para Tiago Venâncio desde que decidiu dar um novo rumo à sua carreira. O nadador, de 22 anos, filho do antigo central do Sporting Pedro Venâncio, está a colher os louros de ter escolhido o país vizinho para se treinar, tendo regressado ontem [dia 31 de Janeiro] do Meeting Internacional de Uster, na Suíça, com duas medalhas: uma de ouro, conquistada na prova de 50 m livres, outra de bronze obtida na final dos 200 m livres.
"O balanço da minha estada em Espanha está a ser bastante positivo. Está a correr bem, regressei ao nível anterior e há dois anos que não conseguia atingi-lo." A confiança é agora o estado de espírito que rege a temporada do nadador do Palmela Desporto. "Por outro lado, as lesões não me têm afetado. Tudo isto tem permitido que os resultados apareçam."


Portugal organiza apuramento para Europeu de juniores


A Federação Portuguesa de Natação foi escolhida pela federação europeia (LEN) para organizar o Grupo C do Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa de juniores masculinos de pólo aquático.

O Torneio vai decorrer no Porto e o sorteio realizado em Zagreb ditou que Portugal vai defrontar a Eslovénia, Irlanda, Macedónia, Moldávia e Turquia, numa competição que irá decorrer entre os dias 7 e 11 de Abril.

Os dois primeiros classificados são apurados para o Campeonato da Europa de juniores que se vai realizar em Estugarda, na Alemanha, entre os dias 8 e 15 de Agosto.


Venâncio com o único ouro para Portugal


Tiago Venâncio conquistou as medalhas de ouro (50 livres) e bronze (200 livres) no 19.º Meeting Internacional de Uster, que hoje terminou em Zurique.O olímpico português venceu a prova mais rápida com o tempo de 22.85, batendo o italiano Lorenzo Benatti (22.98) e o suíço Val Mikos (23.19). Venâncio tem como recorde pessoal na distância a marca de 21.71. Alexandre Agostinho é o recordista nacional absoluto (21.64).

Nos 200 livres, o nadador do Palmela Desporto subiu ao 3.º lugar do pódio, ao terminar a prova em 1:48.67, atrás do suíço Dominik Meichtry (1:45.83) e do italiano Dario Palladino (1:48.66). a melhor marca pessoal de Venâncio é 1:45.70.

Jorge Maia nadou a Final B dos 200 livres e classificou-se em 11.º lugar, com 1:54.34,registo superior à sua melhor marca de sempre (1:46.21).

Nuno Quintanilha, que ontem conquistou a medalha de prata nos 200 mariposa, alcançou o 4.º posto nos 200 bruços, com 2:17.39, e o 5.º lugar nos 100 mariposa (54.75). Os recordes pessoais do nadador do Louletano/Loulé Concelho são respectivamente de 2:08.80 e 52.26.